Balanceamento de Equações Químicas: veja com aula grátis Khan Academy

Você lembra da Lei de Lavoisier, e sabe aplicar para fazer o Balanceamento de uma equação química? É hora de revisar para mandar bem no Enem e nos vestibulares. Tem aula da Khan Academy e dicas da professora Munique Dias.

Olá! Você acha complicado fazer o balanceamento de equações químicas? Nada de ficar com a cabeça cheia de grilos. Parece mesmo difícil, mas não é nada complicado. É apenas um jogo de lógica e de matemática elementar. Veja como aprender Balanceamento Químico e a resolver as questões no vestibular e no Enem.

Assim você não esquece – O Balanceamento de Equações Químicas é uma forma científica, na linguagem acadêmica, de se referir à Lei Antoine Lavoisier: Na natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma.

balanceamento químico
balanceamento químico

Uma redação acadêmica  na para o balanceamento de equações químicas fica assim: “Em uma reação química, a estrutura dos átomos, enquanto elementos químicos ficam inalterados. Os átomos de um elemento não se transformam em átomos de outro elemento. Também não há perda ou criação de átomos novos. É a Lei de Lavoisier. Esta definição de balanceamento químico está no Portal Só Química.

Para você compreender bem fácil: A quantidade de átomos dos reagentes  envolvidos na reação deve ser a mesma que se encontra ao final da reação, nos produtos gerados. Quando uma equação química se comporta assim é porque “a equação química está balanceada”.

Pois essa parte da química é um item importante nas provas do Enem e dos vestibulares. É cobrada com frequência e pouca gente acerta. Ou seja, vale super você se decicar e ‘matar’ as questões de Balanceamento Químico.

Mas não se preocupe! Estamos aqui para ajudar você a tirar de letra esse assunto. Faça a sua revisão aqui nesta aula completa que tem vídeos com exercícios, aula da Khan Academy, e as explicações da professora Munique Dias.

O Balanceamento de Equações Químicas  consiste em acertar os coeficientes estequiométricos da equação química, para que o número de átomos de cada elemento seja igual nos dois lados da equação e deve ser feita sempre que se deseja retirar alguma informação acerca de uma reação fornecida.

Você lembra o que é uma equação química?

Equação química é a forma simbólica de representação de uma reação química. Essa equação descreve as composições de reagentes e produtos e a relação de igualdade entre as quantidades de seus elementos químicos.

Observe a equação que representa a combustão do etanol:

C2H6O(l) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g)

As substâncias do lado esquerdo da seta (C2H6Oe O2) são os reagentes e as substâncias do lado direito da seta (CO2 e H2O) são os produtos. Observe, na combustão do etanol que o número de átomos de carbono, por exemplo, não é o mesmo nos reagentes e nos produtos e essa desigualdade contraria a lei da conservação das massas.

O que é mesmo a lei da conservação das massas???

Você já deve ter ouvido essa frase: “ Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma ( Lavoisier.)”  Então, essa lei indica que a soma das massas de todos os reagente deve  ser igual à soma das massas de todos os produtos (princípio de Lavoisier).

Lavoisier Enem

Antonie Laurent Lavoisier. Nasceu em Paris, em 1743. Filho de família rica,recebeu educação esmerada e exerceu vários cargos públicos. Foi membro da Academia de Ciências da França e é considerado em dos fundadores da Química Moderna. Devido as suas ligações com o regime político anterior, Lavoisier foi condenado pela Revolução Francesa e executado na guilhotina em 1794, aos 51 anos de idade.

O Cálculo Estequiométrico – aprenda a fazer

Confira aula gratuita com o professor Sobis, do canal Curso Enem Gratuito, para você mandar bem nas questões de Estequiometria na Química do Enem:

Agora vamos ver a outra aula sobre Balanceamento por Tentativa para você continuar aprendendo com a gente!

Que tal agora um desafio de Estequiometria? – Você é capaz de aplicar as regras de balanceamento para determinar os coeficientes das substâncias na reação abaixo? Vamos lá, pratique!

FeS2(g) + O2(g) → Fe2O3 + SO2(g)

Resposta: 4 FeS2(g) + 11 O2(g) → 2 Fe2O3 + 8 SO2(g)

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Dica 3 – Veja os  vídeos de Biologia  da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel