Faltam:
para o ENEM

Carga e Corrente Elétricas – Revisão de Física Enem

A prova do Enem e também os outros vestibulares, estão cada vez mais perto! Não deixe para estudar na última hora! Vamos relembrar um pouco sobre Carga e corrente elétrica? Estude física aqui com a gente!

Elétron, Próton, e Nêutron – Você lembra das aulas de Química e de Física sobre o Átomo? Agora é hora de mergulhar na física para entender Carga Elétrica e Corrente Elétrica.

Física Enem

Para iniciar esse assunto, primeiramente vamos definir alguns conceitos!

Carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares formadoras dos átomos, como por exemplo, dos prótons e dos elétrons. Apesar de ambos possuírem essa propriedade, a forma como ela se manifesta difere-se para cada partícula.

Próton, Nêutron, e Elétron:

  • Próton: tem carga positiva e está posicionado no centro do átomo.
  • Nêutron: é uma partícula neutra e encontra-se também no centro do átomo.
  • Elétron: tem carga negativa e está posicionado na eletrosfera.
Dica 1 – Você já sabe o que mais pode ser cobrado no Enem? Confira o link abaixo e não seja surpreendido pela prova de física! https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-mais-cai-prova/

E quanto pesam essas partículas?

Prótons e elétrons têm praticamente a mesma massa. Chamando-a de m, quando comparamos com a massa do elétron, tem-se que o elétron é duas mil vezes mais leve que as partículas do núcleo.

Física Enem

Apesar da diferença de massa, prótons e elétrons têm valores absolutos e iguais, ao qual chamaremos de carga elétrica elementar, representado por e.

Física Enem

Coulomb (C) é a unidade usada pelo Sistema      Internacional de Unidades (SI) para medir cargas elétricas.

Quais relações podem se estabelecer entre prótons e elétrons?

Estabelece-se a seguinte condição: partículas de sinais opostos se atraem, e partículas de sinais iguais se repelem. Ou seja:

Física Enem

ATENÇÃO!

Você pode facilmente confundir uma afirmação quando se deparar com o termo corpos positivamente carregados. É normal que associemos essa expressão a um ganho de prótons, e, portanto, deixando de ser neutro, o corpo ficou com mais cargas positivas do que negativas.

Estar carregado positivamente representa uma perda de elétrons, ou seja, ficou com menos cargas negativas, logo, ‘’mais positivo’’.

Isso acontece porque a física estudada para as provas do Enem e dos outros vestibulares abrange apenas o movimento de elétrons, sem mudanças nas partículas intranucleares (prótons e nêutrons).

Portanto, lembre-se:

  • Corpos com números iguais de prótons e elétrons são neutros.
  • Já corpos com números diferentes de prótons e elétrons são carregados positivamente na falta de elétrons e carregados negativamente no excesso de elétrons.

Física Enem

Onde:

Carga elétrica (Q) é dada em Coulomb (C), n é um número inteiro, uma quantia de cargas elementares perdidas ou recebidas, e e é a carga elementar.

Dica 2 – Além desse assunto, outros têm grandes chances de serem cobrados de você no momento da prova do Enem e de outros vestibulares! Eles estão sendo abordados no nosso blog, confira o link abaixo e fique por dentro! https://blogdoenem.com.br/principio-da-conservacao-da-energia-fisica-enem/

Não deixe de assistir agora a este vídeo da Khan Academy para que seus conhecimentos sejam ainda mais fixados! Dura aproximadamente 14 minutos. Confira!

E quanto a essa atração entre as partículas, com que intensidade ocorre?

Charles Augustin de Coulomb foi o grande responsável por desenvolver estudos que comprovassem a força exercida entre partículas. A ele, além da unidade de cargas elétricas, também foi atríbuida a chamada Lei de Coulomb.

Física Enem

Essa lei nos permite calcular, portanto, a força entre as partículas. Trata-se da fórmula:

Física Enem

Assista também ao vídeo ‘’Lei de Coulomb’’ do professor Leonardo Gomes, do canal Descomplica! Esteja preparado, pois serão cobrados no Enem e nos outros vestibulares!

Dica 3 Revise outros temas de física acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e garanta o seu êxito nas provas do Enem e dos outros vestibulares!

Responda a questão abaixo, e teste seus conhecimentos!

(UEG) – Duas cargas elétricas puntiformes positivas Qe Q2, no vácuo interagem mutuamente através de uma força cuja intensidade varia com a distância entre elas, segundo o diagrama abaixo. A carga Q2  é o quádruplo de Q1.

Física Enem

O valor de Q2 é

a) 1,5 μC
b) 2,25 μC
c) 2,5 μC
d) 4,5 μC
e) 6,0 μC

Resolução:

Física Enem

Gabarito: E.

Maria Lúcia
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão foram preparados pela estudante Maria Lúcia Galvane Baschirotto para o Blog do Enem. Maria Lúcia atualmente cursa Direito na UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/malubaschirotto