O que é o Ceticismo Filosófico? Resumo de filosofia Enem

Para você gabaritar nas questões mais profundas do Enem é preciso identficar o que é o ceticismo do dia a dia, de uma pessoa que não acredita, e distinguir da atitude de investigação e busca do conhecimento através da dúvida. Este é o Ceticismo Filosófico.

Aprenda agora com o professor Marciel Evangelista as diferenças sobre o que é o ceticismo filosófico e o que são as posturas do senso comum praticadas por um indivíduo cético ou dogmático.

Você logo identifica uma pessoa cética como aquela que está sempre negando as possibilidades, e que “descrê”. É a posição do sujeito que se apresenta como certo em suas negações, e que ele utiliza para ficar imobilizado em uma forma de pensamento.

Uma premissa típica do cético é a falta de abertura para as descobertas sobre um determinado objeto ou conhecimento. É um comportamento de que nunca experimenta o novo, com a desculpa de que “já sei que não vai dar certo”.

Para quem pratica o ceticismo é como se existisse uma distância intransponível sobre o objeto do conhecimento (ou o fato, ou a coisa sobre a qual se quer saber). Com essa atitude, o cético não se deixa aproximar das possibilidades.

O que é o ceticismo?

Em outras palavras, estabelece-se uma distância intransponível entre o sujeito cognoscente (a pessoa) e o objeto cognoscível (aquele sobre o qual queremos construir um conhecimento).

Então, uma resposta sobre o que é o ceticismo você pode construir a partir do posicionamento do cético: ele não crê na possibilidade do conhecimento ou de determinadas realizações.

O que é o dogmatismo?

Uma outra questão filosófica que pode aparecer nas provas do Enem são textos para serem interpretados e que, neles, constem posturas de pensamento dogmático.

Se, por um lado, o ceticismo é o distanciamento da possibilidade do conhecimento sobre o objeto, existe uma atitude de extremidade dogmática, em que a posição ou o pensamento do sujeito considera que “ele já chegou onde era necessário”, sem abrir a possibilidade da mudança. 

O pensamento dogmático é aquele que acredita que certas verdades são absolutas e inquestionáveis. O cético não acredita nas possibilidades. O dogmático entende que conceitos ou conhecimentos que lhe foram repassados se tornam verdades absolutas para ele.

Tanto o cético quanto o dogmático acabam ficando imobilizados em sua prisão de pensamento, o que os impede na busca e ampliação do conhecimento.

O Imobilismo x o movimento

O cético fica parado onde está. E o dogmático acha que já chegou onde deveria ter chegado. Porém, o fundamento da Filosofia não é o imobilismo.

O fundamento da ciência está com a busca do conhecimento que evolui, que se transforma. As descobertas científicas se tornam lapidadas cada vez mais com o avanço do conhecimento

O ceticismo filosófico

Dento do campo das ciências do pensamento existe o Ceticismo Filosófico, que é um caminho, um método para encontrar o conhecimento, e que não se confunde com o ceticismo do senso comum.

A origem do Ceticismo Filosófico está em René Descartes, filósofo e matemático francês (1596 -1650). Logo no começo da Idade Moderna Descartes utilizou a dúvida enquanto método para abrir as possibilidades do conhecimento e chegar a novas descobertas.

A raiz da formulação original estabelecida por Descartes foi: eu duvido para poder conhecer melhor. Ou seja, ao mesmo tempo em que ele manifesta uma dúvida, ele estabelece um método, um procedimento, para “testar se a dúvida de fato procede”.

Este raciocínio que se constitui no método do Ceticismo Filosófico colocou o homem mais perto da verdade, num processo contínuo de aproximação cada vez mais do que seria a essência sobre determinada coisa, sobre um determinado objeto ou conhecimento.

O ceticismo para Descartes significa em questionar os fundamentos do que seriam as “verdades”, para coloca-las em teste, e verificar se elas resistem às provas de consistência para sobreviver ao ceticismo metodológico.

O conhecimento, para se apresentar enquanto válido precisa passar por uma série de provas para ser confirmado ou refutado. E, mesmo quando é confirmado, ele permanece passível de aprimoramentos pelos movimentos e novas descobertas de conhecimento relacionado.

Por isso o Ceticismo Filosófico carrega em si uma atitude de desconfiança em relação às certezas que são apresentadas. A postura filosófica de uma crítica é que permite ao ser humano duvidar, separar, distinguir e julgar aquilo que nos é apresentado como conhecimento.

A dica do professor Marciel Evangelista Cataneo é que, mesmo no dia a dia, na vida do cotidiano, é preciso ter mais Ceticismo Filosófico do que adotar comportamento dogmáticos ou meramente céticos.

Resumo sobre o Ceticismo e o Dogmatismo

Este post foi elaborado tendo como base a transcrição da vídeo-aula do professor Marcial no canal do Curso Enem Gratuito.

Agora, é com você para mandar bem nas questões de Filosofia do Enem. Veja mais sobre o Método Científico

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Filosofia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel