Ciclo do oxigênio – Revisão de Biologia Enem

Você conhece as transformações que o oxigênio realiza na natureza? Não? Então se liga nesta revisão de ecologia e arrase na prova de biologia do Enem!

Você já deve estar ligado(a) que o Enem simplesmente “adora” cobrar ecologia em suas questões, certo? Então, esta é uma das frentes de biologia que você precisa ser craque! Uma das questões que podem pintar no Enemsão justamente as que abordam os ciclos biogeoquímicos. E o oxigênio é uma das substâncias que possuem um ciclo de transformações na natureza que envolve tanto processos físicos quanto biológicos. Esse gás,essencial para o nosso processo respiratório, entra e sai dos seres vivos, transformando-se no ambiente. Então, “bora” revisar o ciclo biogeoquímico do oxigênio? Revise ecologiaaqui e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

O oxigênio é um elemento não metal que, na sua forma molecular e em temperatura ambiente, possui forma gasosa insípida e inodora e que serve como comburente em reações de combustão. Esse composto inorgânico compõe cerca de 21% da atmosfera terrestre. Na sua forma molecular O3 – o ozônio, o oxigêniodesempenha importante papel na nossa atmosfera, compondo a camada de ozônio e filtrando o excesso de radiação ultravioleta que chega ao nosso planeta. Na litosfera, o oxigênio encontra-se nas moléculas orgânicas presentes nos combustíveis fósseis. Na hidrosfera, encontramos o oxigênio combinado a átomos de hidrogênio formando a água. Na biosfera, o oxigênio é o principal elemento químico dos seres vivos e combina-se com principalmente com o carbono, o hidrogênio e o nitrogênio para formar as moléculas orgânicas.

Dica 1: Para arrasar no Enem você precisa saber tudo sobre ecologia! Então revise também o ciclo biogeoquímico da água com dicas do Blog do Enem.

O ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio compreende a passagem dos átomos de oxigênio entre seus principais reservatórios e suas transformações. Esse ciclo é mantido através de processos biológicos, geológicos, físicos e hidrológicos. O principal processo produtor de oxigênio é a fotossíntese, realizada pelos organismos autótrofos clorofilados como as plantas. Neste processo, os organismos fotossintetizantes absorvem água, gás carbônico e energia luminosa e o transformam em glicose e oxigênio, que é liberado para a atmosfera. Outro processo complementar de produção deoxigênio é a fotólise da água, ou seja, quebra de moléculas de água presentes na atmosfera através da radiação ultravioleta. Os seres vivos aeróbios absorvem o oxigênio atmosférico (O2) através da respiração. Na respiração celular o oxigênio atua como aceptor final de elétrons na cadeia respiratória, permitindo a obtenção de energia para as células através da quebra de moléculas orgânicas. Podemos absorver oxigênio também através da alimentação, uma vez que o oxigênio está presente na composição de moléculas orgânicas, como a glicose (que possui seis átomos de oxigênio). Os processos de decomposição também consomem oxigênio, que será posteriormente liberado para a atmosfera na forma de dióxido de carbono – assim como na respiração. Outro processo biológico que consome oxigênio é a produção de conchas, formadas de carbonato de cálcio (CaCO3). Após a morte dos seres vivos, suas conchas são depositadas no substrato e assim o oxigênio passa a fazer parte da litosfera. Além disso, o desgaste químico das rochas também consome oxigênio, uma vez que ele participa do processo de oxidação de vários minerais. Na atmosfera, o oxigênio produzido pelos seres vivos na forma de O2pode reagir com átomos de oxigênio na presença de radiação ultravioleta formando o ozônio O3, essencial para a vida na Terra.

Ciclo do oxigênio

Dica 2: Revise também o ciclo do carbono! Veja este post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e videoaula do professor Paulo Jubilut.

E aí curtiu nosso resumo sobre o ciclo biogeoquímico do oxigênio? Então, que tal agora ver uma super videoaula para finalizar seus estudos? Então fique ligado(a) nesta super aula do canal “Me Salva”.

Gostou do vídeo? Beleza! Agora, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UDESC SC/2009)   Com relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmativas:

I. No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos por meio da fotossíntese, na qual o gás carbônico é absorvido, fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. O carbono volta ao ambiente através do gás carbônico por meio da respiração.

III. No ciclo do oxigênio: o gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela respiração e consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.

III.  No ciclo da água: a energia solar possui um papel importante, pois ela permite que a água em estado líquido sofra evaporação. O vapor de água, nas camadas mais altas e frias, condensa-se e forma nuvens que, posteriormente, precipitam-se na forma de chuva, e a água dessa chuva retorna ao solo formando rios, lagos, oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos.

IV. No ciclo do nitrogênio: uma das etapas é a de fixação do nitrogênio, na qual algumas bactérias utilizam o nitrogênio atmosférico e fazem-no reagir com oxigênio para produzir nitrito, que será transformado em amônia no processo de nitrificação.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

Gab: E

02 – (UEM PR/2009)   Considere os ciclos biogeoquímicos e assinale o que for correto.

01. O gás ozônio (O3) constitui uma camada que protege a Terra de radiação nociva, relacionada com mutação de genes e câncer de pele.
02. Na Terra, só há formas não-renováveis de carbono, como o carvão mineral e o petróleo.
04. Na desnitrificação, compostos nitrogenados são convertidos para nitrato ou nitrito.
08. Na prática agrícola de rotação de culturas, as gramíneas aumentam o teor de nitrogênio assimilável para as leguminosas.
16. Fungos e bactérias decompõem a matéria orgânica, independentemente dos ciclos biogeoquímicos dos quais façam parte.

Gab: 01-16

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel