Classicismo – Literatura Enem

O classicismo é um tema recorrente em Vestibulares e no Enem. Não o deixe este tema de fora dos seus estudos e acompanhe essa aula que preparamos pra você, estudante! Revise Literatura para o Enem!

Literatura Enem: O classicismo aconteceu em um período de grande importância na história da sociedade, que foi o Renascimento. Este período, considerando até mesmo a ideia que seu nome pode transmitir, foi uma época de renovações, em que a cultura, a política e a economia, sofreram grandes transformações.

A Idade Média, conhecida como idade das trevas, era a época que a Europa saía para entrar, finalmente, em um ambiente de luz. Nesse momento,  o conhecimento fazia seu papel principal, inclusive pela invenção da imprensa, que publicava as obras de autores gregos e latinos.

1

Nesse período, a matemática e o estudo das línguas, inclusive a escrita das primeiras gramáticas, cresceram, fazendo com que o homem se sentisse a grandiosidade, o centro de tudo. Esse fato deu origem ao antropocentrismo, em que o homem está em evidência, e agora não mais o Deus (teocentrismo), aquele da Idade Média.

A igreja católica também sofreu com o surgimento do Classicismo. Ela perdeu seu grandioso espaço, as pessoas passaram a ter uma visão diferente da de antes, de uma maneira menos obcecada e mais racional. A literatura antiga através da criação das primeiras universidades, também teve suas influências, inclusive de origem greco-latinas.

Os escritores classicistas recorreram a ideia da arte fundamentada na razão, como aquela que tem o controle das emoções e suas tantas formas de se expressar. Posto isto, procuraram equilibrar emoção e razão, no sentido de chegar a uma representação universal da realidade, deixando de lado o que poderia ser simplesmente ocasional ou particular.

Os versos, que antes eram escritos em redondilhas (cinco ou sete sílabas), no Classicismo começam a ser escritos em decassílabos (dez sílabas). Exemplo de usos de versos decassílabos, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos, é o superconhecido poeta português Camões.

2
Caricatura de Camões Fonte: http://verlercamões.blogspot.com

 

No Brasil, ainda colônia, o Classicismo português foi uma influência para a literatura brasileira, inclusive na obra Prosopopéia, do escritor Bento Teixeira.

Considerando as características gerais do Classicismo, são elas: deuses como mitologia; deusas como musas; razão no lugar da emoção (sentimento); linguagem simples, com pouco uso de figuras de linguagem; universalismo; nacionalismo; versos decassílabos; adjetivos; perfeição estética.

Muito simples de entender o surgimento, a essência e as características do Classicismo, né!?

 

Não deixe de ver o vídeo do canal Stoodi, no YouTube, sobre o Classicismo. Nele há o contexto histórico dessa época! É muito interessante também pra você colocar em prática seus conhecimentos da disciplina história.
https://www.youtube.com/watch?v=GaH0ZRk9WMU

 

Os exercícios nunca podem ficar de fora! Coloque à prova seus conhecimentos com alguns exercícios selecionados especialmente para essa aula:

 

Exercícios

 

1- (UFSCar-2003)

A questão seguinte baseia-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, do qual se reproduzem, a seguir, três estrofes.

 

Mas um velho, de aspeito venerando, (= aspecto)

Que ficava nas praias, entre a gente,

Postos em nós os olhos, meneando

Três vezes a cabeça, descontente,

A voz pesada um pouco alevantando,

Que nós no mar ouvimos claramente,

C’um saber só de experiências feito,

Tais palavras tirou do experto peito:

Ó glória de mandar, ó vã cobiça

Desta vaidade a quem chamamos Fama!

Ó fraudulento gosto, que se atiça

C’uma aura popular, que honra se chama!

Que castigo tamanho e que justiça

Fazes no peito vão que muito te ama!

Que mortes, que perigos, que tormentas,

Que crueldades neles experimentas!

Dura inquietação d’alma e da vida

Fonte de desamparos e adultérios,

Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios!

Chamam-te ilustre, chamam-te subida,

Sendo digna de infames vitupérios;

Chamam-te Fama e Glória soberana,

Nomes com quem se o povo néscio engana.”

 

Os versos de Camões foram retirados da passagem conhecida como O Velho do Restelo. Nela, o velho

 

a) abençoa os marinheiros portugueses que vão atravessar os mares à procura de uma vida melhor.

b) critica as navegações portuguesas por considerar que elas se baseiam na cobiça e busca de fama.

c) emociona-se com a saída dos portugueses que vão atravessar os mares até chegar às Índias.

d) destrata os marinheiros por não o terem convidado a participar de tão importante empresa.

e) adverte os marinheiros portugueses dos perigos que eles podem encontrar para buscar fama em outras terras.

 

2- As obras literárias produzidas durante o Renascimento privilegiam as seguintes características, exceto:

 

a) Recuperação de temas da Antiguidade Clássica.

b) Perspectiva humanista.

c) Universalidade.

d) Racionalismo.

e) Metafísica e religiosidade.

 

(Extraído do site Mundo Educação)

 

Gabarito

1- B

2- E

Analice Literatura
O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook.