Complemento direto e indireto: resumo de Espanhol Enem

Você tem dificuldade de usar o complemento direto e o indireto? Estes pronomes atrapalham sua vida de estudante? Então vem com a gente e desvende mais este mistério com um post recheado de dicas de espanhol para o Enem!

No Idioma Espanhol os pronomes de complemento direto e indireto correspondem, em português, aos objetos direto e indireto. Tais pronomes são aqueles que, como o próprio nome indica, complementam um verbo, um substantivo ou um adjetivo.

A maior dificuldade dos brasileiros é usar os dois complementos em uma mesma frase, já que costumamos usar apenas um no Idioma Português.complemento direto e indiretoMas, dá para você aprender rapidinho como é no Espanhol para você se garantir nas cinco questões que todo ano caem de Idioma estrangeiro no Exame Nacional do Ensino Médio.

Os pronomes complemento direto e indireto aparecem antes do verbo e, diferente do português, também são usados no início da oração. Isso só não ocorre quando há um imperativo afirmativo, gerúndio ou infinitivo, nestes casos são posicionados após e junto ao verbo, sem hífen.Exemplo 1 Complemento Direto e Indireto Exemplo de uso pronome complemento. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/383931936956535719/

Veja agoras pricipais dicas para o Espanhol nas provas do Enem

Confira com a professora Márcia, do canal do Curso Enem Gratuito, e depois veja os Pronomes de Complemento no Idioma Espanhol.

Muito boas estas dicas. Vamos aos Pronomes de Complemento.

Conheça agora os pronomes complemento:

1 – pronomes complemento direto (Objeto Direto)

Para yo – ME
Para tú – TE
Para él/ella/usted – LO / LA
Para nosotros(as) – NOS
Para vosotros(as) – OS
Para ellos/ellas/ustedes – LOS / LAS

2 – pronomes complemento indireto (Objeto Indireto)

Para yo – ME
Para tú – TE
Para él/ella/usted – LE
Para nosotros(as) – NOS
Para vosotros(as) – OS
Para ellos/ellas/ustedes – LES

Parece que é tudo igual a primeira vista, entretanto temos regras para escrever corretamente e é claro, falar. Para usar o complemento direto pergunte ao verbo “o que?” ou “quem?” (como no português). A resposta será o objeto direto. Exemplo:

Carmen compró un regalo para Juan.
Carmen lo compró para Juan.
(Carmen comprou um presente para Juan)

Para usar o complemento indireto pergunte ao verbo “a quê?”, “a quem?”, “com quem?”, “com quê?”, “de quem?” ou “de quê?”. Exemplo:
Carmen compró un regalo para Juan.
Carmen le compró un regalo.

ATENÇÃO!

Costuma ocorrer o choque entre LE e LA/LO na mesma frase, quando isso ocorrer troque o LE/LES por SE.

Exemplo:

Carmen compró un regalo para Juan.
Carmen se lo compró.

A maneira que se usa para recordar isso é:
OBJETO INDIRETO + OBJETO DIRETO + VERBO

Exemplo 2 Complemento Direto e Indireto
Exemplo de uso de dois complementos. Fonte: https://elejerciciohaceelmaestro.wordpress.com/2013/09/22/pronombres-de-complemento-directo-e-indirecto/

Resumo sobre os Pronomes e Determinantes

Confira com a professora Márcia.

Dicas da Márcia: Os indefinidos são uma classe de palavras que indicam imprecisão, referindo-se a uma pessoa ou a algum objeto de forma vaga ou genérica. No espanhol a maioria dos pronomes indefinidos pode exercer a função de adjetivo ou de advérbio. Eles não indicam características dos substantivos, trazendo apenas uma ideia vaga de quantidade de objetos, sentimentos e graus de intensidade.

Veja agora casos diferenciados no Espanhol

Em casos diferenciados, quando o verbo está no gerúndio, infinitivo ou imperativo, a formação é a seguinte:
VERBO + OBJETO INDIRETO + OBJETO DIRETO (tudo junto!)
Observe os exemplos:
Imperativo > Síganme, por favor. (Sigam-me, por favor)
Gerúndio > Comprándolo en rebajas fue mejor. (Comprando-o com descontos foi melhor)
Infinitivo > Amarte es para siempre. (Amar-te é para sempre)

Exemplo 3 Complemento Direto e Indireto
Exemplo de uso com verbo no infinitivo. Fonte: https://es.slideshare.net/Renaata_J/pronombre-complemento-13842354

Uma outra questão a respeito do uso dos pronomes complemento é quando há mais de um verbo, ou seja, VERBO + AUXILIAR. Neste caso o pronome complemento pode aparecer depois e junto ao verbo ou antes. Nunca se usa o complemento entre os dois verbos. Veja:

Estoy ahogándome ou Me estoy ahogando. (Estou me afogando)

Para finalizar, segue lista de verbos mais comuns que exigem complemento direto e indireto: avisar, comunicar, contar, dar, deber, decir, dejar, enseñar, entregar, enviar, faltar, hacer, imponer, informar, llevar, mandar, manifestar, ofrecer, pagar, pedir, preguntar, presentar, prestar, quitar, relatar, repartir, traer.

Os Pronomes Interrogativos no Espanhol

Com este resumo da professora Márcia você fecha bem esta aula de hoje.

Agora, resolva as perguntas a seguir. Você terá feito  uma boa revisão do assunto deste post para gabaritar no Enem.

 

Em seguida resolva a estas questões. Bom estudo!

1 – (UECE/2016) Los pronombres personales complementos que completan correctamente la frase “Te presto el libro de matemáticas y espero que ________ ________ devuelvas pronto”, son:

a) se – le.
b) se – lo.
c) me – lo.
d) te – me.

2 – (Unificado RJ/2016) “Nuestro proyecto comprende un programa de incentivo a la lectura en adolescentes y jóvenes que les capacite en abordajes para la crítica literaria, dramaturgia e interpretación, edición multimedia y medios audiovisuales y sociales”. El pronombre destacado en ese fragmento del texto se refiere a:

a) lectura en adolescentes
b) adolescentes y jóvenes
c) nuestro proyecto
d) programa de incentivo
e) abordajes

3 – (UEPA/2015) No trecho “El Modo de Producción, Karl Marx lo definió como estadios o fases de la evolución de la historia económica…”, o vocábulo em destaque refere-se a:

a) lugar técnico
b) meio de trabalho
c) modo de produção
d) estados evolutivos
e) trabalho assalariado

GABARITO:

1) C
2) B
3) C

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima sobre complemento direto e indireto no Idioma Espanhol foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel