Revisão de Química: Compostos Orgânicos Nitrogenados: Amidas

Você lembra que as amidas fazem parte dos compostos orgânicos nitrogenados? Vamos estuda-las? Cai no Enem e nos vestibulares do Brasil. Não deixe de conferir!

Os compostos orgânicos nitrogenados são moléculas orgânicas que apresentam em sua constituição o heteroátomo nitrogênio. O conjunto de átomos que possui o nitrogênio como heteroátomo é o grupo funcional da molécula. 

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Você lembra quais são as funções nitrogenadas? Vamos relembrar?

As funções nitrogenadas são:

  • Aminas;
  • Amidas;
  • Nitrilas ou nitrilos.
Dica 2– Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre aminas. Não deixe de estudar! https://blogdoenem.com.br/quimica-funcoes-organicas-aminas/

Vamos estudar um pouco sobre as amidas?

A reação entre ácidos orgânicos com amônia ou com aminas forma uma classe de compostos chamados amidas. Amidas apresentam uma ligação entre um grupo carbonila (-C=O ) e um nitrogênio.

Dica 3 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Você sabe como são preparadas as amidas?

Normalmente as amidas não existem na natureza. Elas são preparadas por aquecimento de sais de amônio, por hidratação de nitrilas, ou por amonólise de éster, anidridos e cloretos de ácidos.

Amida - DiaminaA amida mais conhecida é a Uréia, que foi o primeiro composto a ser obtido em laboratório, é um sólido cristalino à temperatura ambiente..
A Uréia é usada dentre outras coisas, como adubo (fertilizante) e na produção de polímeros e medicamentos.

Sendo uma diamina, a uréia tem caráter básico um pouco mais forte que as amidas comuns. A uréia também sofre hidrolise na presença de acido ou bases fortes ou, então, sob a ação da enzima uréase. Aquecida a seco, a uréia produz o biureto, que é usado como indicador de sais cúpricos, com os quais produz uma cor vermelha muito intensa.

Quer saber mais sobre as amidas? Então veja nossa aula e fique mais preparado para o Enem!

Nomenclatura das amidas

As amidas são nomeadas substituindo-se a terminação ico ou óico do ácido do qual procedem pelo sufixo amida:

Veja no quadro abaixo, o nome de algumas amidas e seus nomes usuais:

Amida

Agora um desafio para você. Vamos lá ! Mostre que você aprendeu!

(UnB-DF) O acetoaminofen é uma substância que tem propriedades analgésicas e antipiréticas. Ela é comercializada com o nome de Tylenol e sua fórmula encontra-se esquematizada abaixo:

Amida

Assinale as alternativas corretas em relação ao acetoaminofen.

0. Pertence à classe dos fenóis;
1. Contém também a função amida;
2. Tem fórmula C8H9NO2;
3. Pertence à classe das substâncias aromáticas devido à presença do anel benzênico.

Resposta: Todas as alternativas estão corretas.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel