Revisão de Química. Funções orgânicas: Aminas

Que tal lembrar-se da função orgânica responsável por muitos estimulantes? Isso mesmo, estamos falando das aminas. Cai nas provas dos vestibulares e no do Enem!

As aminas são compostos orgânicos nitrogenados que são obtidos através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila ou arila).

Química- Amina

Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, e existem muitos estimulantes que são fórmulas genéricas de aminas, como por exemplo: Cafeína, Anfetamina, Cocaína e Crack.

Você lembra quais os tipos de aminas ? Vamos recordar? Cai nas provas dos vestibulares e no próximo Enem.

As aminas podem ser classificadas de acordo com o número de radicais que substituem o hidrogênio:

Aminas primárias: um hidrogênio substituído por radical orgânico.

Aminas secundárias: dois hidrogênios substituídos por radicais orgânicos.

Aminas terciárias: três hidrogênios substituídos por radicais orgânicos.

Química - Aminas

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/.

Quer relembrar mais sobre as funções orgânicas?  O blog do Enem preparou um resumão para você com vídeoaulas e dicas da professora Munique Dias, não fique para trás!
https://blogdoenem.com.br/quimica-funcoes-organicas/

Vamos relembrar como é dado nome as aminas? Cai nos vestibulares e no próximo Enem.

Química - Funções Orgânicas

Para cada uma das aminas, existem regras específicas estabelecidas pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) para sua nomenclatura oficial. Por isso, vamos considerá-las separadamente:

AMINAS PRIMARIAS:

Química - Aminas Primárias

Vamos ver alguns exemplos?

Aminas - Exemplos

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

AMINAS SECUNDÁRIAS E TERCEÁRIAS

Nesses casos, a cadeia principal é considerada a cadeia mais longa e ela é que é numerada para indicar a localização dos grupos substituintes. A nomenclatura dos radicais (ou substituintes ligados ao nitrogênio e não à cadeia carbônica) é feita colocando primeiro a letra N e depois adicionando o prefixo + il.

Veja os exemplos a seguir:

Aminas Secundárias

Você acha que não conhece nenhuma amina? Pois você está enganado! Veja algumas aminas que são conhecidas por seus nomes comerciais.

Relembrou? Que tal rever mais um pouco da nomenclatura das aminas e mandar bem nas provas dos vestibulares e do Enem? Veja nossa videoaula:

Dica 4 – Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem. Acesse o site http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo de resolução de cada questão.

“Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por você mesmo”.

Provérbio Chinês

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Aminas foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel