Condicional Simples do Indicativo: resumo de Espanhol Enem

Aprenda agora os segredos básicos para você não cair nas pegadinhas das questões de Espanhol na prova do Enem. Veja agora o uso do Condicional Simples do Indicativo.

Hahahaha! Primeira vez que vejo o Gaturro ‘zoando’ a Ágatha! E ela caiu direitinho, pelo jeito temos aqui uma gata escondendo sua paixão, hein? Depois desse breve momento acompanhando a história de amor entre este lindo casalzinho de gatos, vamos falar do que interessa neste post: o condicional simples do indicativo.

A Conjugação dos Verbos no Espanhol

Uma boa dica para você mandar bem nas cinco questões do Idioma Espanhol nas provas do Enem é dominar o básico da conjugação dos Verbos, do uso dos Artigos, e dos Pronomes Possessivos.

As questões do Enem não são de “tradução” ou de “gramática”. O foco do Enem é a compreensão e interpretação dos textos. Então, se você dominar o básico do Idioma, e não tiver pressa em resolver os problemas, e observar bem o enunciado de cada questão, você acerta, sim.

Veja agora com a professora Márcia, do canal do Curso Enem Gratuito, a conjugação dos verbos regulares no Idioma Espanhol. É uma aula-show. Vc aprende e se diverte ao mesmo tempo.

O presente do indicativo em espanhol é utilizado para situar uma ação no momento da fala ou em um futuro muito próximo, para descrever uma rotina ou ações que se repetem ou para referir-se a situações estáveis ou permanentes.

Além deste seu uso mais comum, o presente do indicativo pode ser usado em um relato para que ele tenha mais ‘vida’. Exemplo: Colón llega a América el 12 de octubre de 1492.

Os verbos no espanhol são classificados em três grupos, de acordo com as terminações de seu infinitivo. Saiba quais são eles e como conjugá-los assistindo acima a aula de hoje com a professora Marcia 🙂

Veja agora o Condicional Simples

Esta formação verbal que aparece várias vezes no quadrinho abaixo, e será o tema para você aprender o Condicional Simples.  Bora lá.  ‘Chega junto’ pra entender melhor como ele funciona.

Exemplos de condicional. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/232216924508616040/

O condicional simples serve para expressar ações passadas que tinham grandes chances de ter acontecido, assim como para pedir coisas educadamente e para expressar desejos. Sua desinência (ÍA, ÍAS, ÍA, ÍAMOS, ÍAIS, ÍAN) é acrescentada ao verbo no infinitivo quando são regulares e é válida para as três conjugações. Observe abaixo os exemplos com verbos regulares:

TARDAR = tardaría, tardarías, tardaría, tardaríamos, tardaríais, tardarían

APRENDER = aprendería, aprenderías, aprendería, aprenderíamos, aprenderíais, aprenderían

SEGUIR = seguiría, seguirías, seguiría, seguiríamos, seguiríais, seguirían

Agora veja como funcionam os verbos irregulares mais utilizados:

  • – TENER (ter) > TENDR = tendría, tendrías, tendría, tendríamos, tendríais, tendrían
  • – VENIR (vir) > VENDR = vendría, vendrías, vendría, vendríamos, vendríais, vendrían
  • – PONER (por/colocar) > PONDR = pondría, pondrías, pondría, pondríamos, pondríais, pondrían
  • – PODER > PODR = podría, podrías, podría, podríamos, podríais, podrían

 

  • – SABER > SABR = sabría, sabrías, sabría, sabríamos, sabríais, sabrían
  • – DECIR (dizer) > DIR = diría, dirías, diría, diríamos, diríais, dirían
  • – QUERER > QUERR = querría, querrías, querría, querríamos, querríais, querrían
  • – HABER (haver)  > HABR = habría, habrías, habría, habríamos, habríais, habrían
  • – HACER (fazer) > HAR = haría, harías, haría, haríamos, haríais, harían
  • – CABER > CABR = cabría, cabrías, cabría, cabríamos, cabríais, cabrían
  • – VALER > VALDR = valdría, valdrías, valdría, valdríamos, valdríais, valdrían
  • – SALIR (sair) > SALDR = saldría, saldrías, saldría, saldríamos, saldríais, saldrían

 

Resumo sobre as Irregularidades no Espanhol

Confira agora com a professora Márcia uma aula especial sobre as Irregularidades vocálicas no Idioma Espanhol. Assim como em Português, em Espanhol o verbo se divide em duas partes: a raiz (expressa o significado) e a desinência (a terminação do verbo que indica a flexão de número e pessoa). Eles se dividem em regulares e irregulares.

Como você viu agora no resumo da professora Márcia, os  verbos regulares não sofrem alteração em sua raiz e a desinência se repete em todos os tempos e modos. Já os irregulares apresentam alteração na raiz, na desinência ou em ambas.

São justamente estes últimos que vamos ver agora, na aula de prof Marcia, estudando algumas irregularidades vocálicas dos verbos no Presente do Indicativo em Espanhol.

  Usos do condicional simples do indicativo

– Para convites: ¿Querríais venir a las diez y media para cenar? (Querem vir às dez e meia para jantar?);

– Para pedir algo de forma educada: ¿Podrías hacer um pastel para el postre? (Poderias fazer um bolo para a sobremesa?);

– Para expressar um desejo: ¡Me encantaría conocerlo! (Adoraria conhecê-lo!);

– Para fazer uma sugestão: Entonces deberías ir ahora a comprar los ingredientes, ¿no? (Então deverias ir agora comprar os ingredientes, não?);

– Para expressar uma hipótese ou probabilidade: Sí claro, pero a lo mejor llegaríamos un poco tarde. (Sim claro, mas chegaríamos um pouco tarde);

– Para expressar uma dúvida ou incerteza no passado: Pensé que no estarías aún en casa. (Pensei que ainda não estarias em casa);

– Para ações futuras consideradas desde um momento do passado: Sandro dijo que llegaría sobre las diez de la noche del trabajo (Sandro disse que chegaria pelas dez da noite do trabalho).

Assista a este vídeo do canal do Youtube “Ele Plus” para ficar fera no condicional simples

Por fim, resolva estas questões. Bom estudo!

1- (CONCURSO PMM-PR) De acuerdo con el siguiente trecho del texto: “Este punto de vista ha aportado un nuevo factor que las esferas gubernamentales contemplarán desde ahora con más optimismo, pero la ingerencia de este nuevo avatar ha descartado las posibilidades y la precipitación de los acontecimientos ha ocasionado incertidumbres” Si deseamos transformarlo en un texto en condicional simple, debemos reemplazar los verbos subrayados por:

a) aportaría, contemplarían, descartarían, ocasionarían.

b) aportará, contemplará, descartarán, ocasionarán.

c) aporte, contemple, descarte, ocasionen.

d) aportó, contempló, descartó, ocasionaron.

e) aportara, contemplara, descartara, ocasionaran.

 

2- (SEDUC/PI) Marca la opción correcta del tiempo y modo de los siguientes verbos: fueron – ha operado – eran – haya facilitado – tendrían

a) Pret. Imperfecto Indicativo – Pretérito Perfecto Indicativo – Pretérito Imperfecto Indicativo – Pretérito Perfecto Subjuntivo – Futuro Indicativo.

b) Pret. Indefinido Indicativo – Pretérito Perfecto Indicativo – Pretérito Imperfecto Indicativo – Pretérito Perfecto Subjuntivo – Condicional Simple.

c) Futuro Indicativo – Pretérito Indefinido Indicativo – Pretérito Imperfecto Indicativo – Pretérito Indefinido Subjuntivo – Condicional Simple.

d) Pret. Indefinido Indicativo – Pret. Perfecto Subjuntivo – Pret. Indefinido Indicativo – Pret. Perfecto Subjuntivo – Futuro Indicativo.

e) Pret. Imperfecto Indicativo – Pret. Indefinido Subjuntivo – Pret. Imperfecto Indicativo – Pret. Indefinido Subjuntivo – Futuro Indicativo.

 

GABARITO

1- A

2- B

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel