2ª chamada: prazo para confirmar informações do Prouni encerra hoje

Estudantes pré-selecionados na segunda chamada precisam comprovar informações do Prouni para garantir a vaga. Prazo termina hoje!

Encerra nesta quinta-feira, dia 30 de março, o prazo para que os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos apresentem a documentação necessária para confirmar informações do Prouni e garantir a vaga. 

Os documentos precisam ser entregues conforme a orientação da instituição de ensino para a qual cada candidato foi selecionado. Portanto, é preciso se informar, diretamente na universidade, sobre horários e meios disponíveis para fazer o encaminhamento corretamente. 

A primeira edição do Prouni 2023 disponibilizou mais de 290 mil bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.   

Agora, se o seu plano é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2023 para conquistar uma bolsa de estudos nas próximas edições do Prouni, temos uma boa notícia! Você pode estudar, de graça, com o Curso Enem Gratuito.  

Acompanhe a leitura para saber mais!

Saiba como confirmar informações do Prouni 2023 

Se você é um dos estudantes pré-selecionados na segunda chamada, precisa confirmar informações do Prouni ainda hoje. Isso deve ser feito diretamente na universidade que ofereceu a sua bolsa e, sem essa comprovação, não é possível efetivar a matrícula. 

Para garantir a sua vaga, veja aqui a lista completa de documentos. É importante destacar que o coordenador do programa na instituição ainda pode solicitar outros documentos que julgar necessários para comprovar informações do Prouni, referentes ao próprio candidato ou a outros membros do grupo familiar.

O edital do Prouni proíbe a exigência de documentos autenticados em cartório. Por isso, você pode apresentar apenas originais e cópias simples de seus documentos.

Próximas etapas do Prouni 2023

O processo seletivo do Prouni tem prazos já determinados e divulgados pelo MEC. Confira: 

  • 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: de 7 a 16 de março
  • 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: de 21 a 30 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 5 e 6 de abril
  • Divulgação da lista de espera: de 10 a 19 de abril
  • Comprovação de informações da lista de espera: de 10 a 19 de abril

Lista de espera do Prouni 2023

Se você não foi selecionado nas duas chamadas regulares do Prouni, ainda tem chance de conseguir a sua bolsa de estudos com a lista de espera. Para isso, basta acessar o site oficial do programa e manifestar o seu interesse, nos dias 5 e 6 de abril. 

Confira as regras para concorrer ao curso correspondente à sua 1ª opção:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares.
  • Ter sido pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Para o curso correspondente à 2ª opção, é necessário:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
  • Ter sido pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

A divulgação da lista de espera está prevista para o dia 10 de abril. 

Outras opções de bolsas de estudos 

Além dos programas do governo federal, você também tem a opção de conseguir uma bolsa de estudos em excelentes universidades privadas, como a Uniasselvi e a Unicesumar

Os descontos variam de 30% a até 100% do valor das mensalidades, para fazer o curso que você sempre quis! 

Estude para o Enem 2023 com o Curso Enem Gratuito

Com o Curso Enem Gratuito você tem a oportunidade de se preparar para o exame com excelentes professores e conteúdos selecionados de acordo com as últimas edições do exame para potencializar o seu desempenho nas provas.

O curso é organizado por disciplina e três opções de planos de estudos, com aulas escritas, videoaulas, ebooks, simulados e muito mais. Você pode escolher o tempo de duração mais adequado à sua necessidade para acompanhar as aulas. 

O melhor de tudo é que você não precisa pagar nada para ter acesso a tudo isso!

E aí, vamos estudar juntos

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel