Construção da voz passiva: “Se” – Espanhol Enem

Conheça mais uma maneira de construção da voz passiva em espanhol, agora com o uso da partícula SE. Vem com a gente e tire suas dúvidas!

A voz passiva é chamada assim porque o sujeito não pratica a ação, a sofre ou a recebe, enquanto que na construção ativa o sujeito a pratica.

Exemplo de voz passiva. Fonte: http://hispanoteca.eu/%C3%9Cbungsmaterial/Pasiva-La%20voz.htm

A voz passiva é utilizada quando não se conhece o agente da ação, ou mesmo quando não interessa identifica-lo. A utilização da partícula SE diante do verbo serve para formar dois tipos de orações em voz passiva: a voz passiva sintética (pasiva refleja, em espanhol) e as orações impessoais.

Voz passiva sintética

Nas orações passivas sintéticas a forma SE vem antes de um verbo em terceira pessoa do singular ou do plural, dependendo do sujeito. Por tratar-se de uma forma passiva, esta construção só se dá com verbos transitivos.

Normalmente o sujeito destas orações é uma COISA, mas pode ser também uma PESSOA INDETERMINADA. Exemplo: Se buscan actores para una película. (Procura-se atores para um filme)

Exemplo de passiva sintética para COISA. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/347973508688089092/

Orações impessoais

As orações impessoais são chamadas assim por carecer de sujeito gramatical. Nestas orações, a forma SE precede sempre um verbo em terceira pessoa do singular. Esta construção pode dar-se com verbos intransitivos, com verbos copulativos ou com verbos transitivos quando recebem um complemento direto de pessoa precedido da preposição A. Exemplos:

Intransitivo: Se trabaja mejor en equipo. (Se trabalha melhor em equipe)

Copulativo: Se está mejor solo, que mal acompañado. (Se está melhor sozinho, que mal acompanhado)

Transitivo: Se busca a los culpables del crimen. (Se procura aos culpados do crime)

A confusão entre as orações passiva sintética e impessoais, ocorrem somente com verbos transitivos, pois são os únicos que podem gerar os dois tipos de orações. Em caso de dúvidas, as seguintes indicações podem ser úteis:

– Se o sujeito sobre o qual recai a ação do verbo expressar COISA, usa-se a passiva sintética, portanto caso seja necessário, o verbo vai para o plural. Exemplo: Se hacen fotocopias.

– Se o sujeito expressa PESSOA e não vai precedido da preposição A, também se usa a passiva sintética. Exemplo: Se necesitan especialistas en informática.

– Caso o sujeito expresse PESSOA e tenha como precedente a preposição A, será uma construção impessoal. Sendo assim, o verbo vai no singular mesmo que o sujeito esteja no plural. Exemplo: Se entrevistó a los candidatos para el puesto.

Neste vídeo do canal do Youtube “Educatina” você tem uma breve recordação da voz passiva com SER e em seguida como funciona a voz passiva com SE 


Por fim, resolva a estas questões. Bom estudo!

TEXTO: 1 – Comum à questão: 1

El Surrealismo

1 El movimiento surrealista resume una de las tendencias 2 vanguardistas más originales del siglo XX. Fue el intelectual 3 francés André Breton quien publicó el primer Manifiesto 4 Surrealista (1924), a partir del cual se definieron algunos de 5 sus compromisos más destacables. Al evolucionar a partir de 6 ciertas nociones del Dadaísmo, el Surrealismo admitió entre sus 7 principios fundacionales el automatismo en la creación.

Internet: <www.recursos.cnice.mec.es> (adaptado).

1 – (UnB/2012) Juzgue el ítem siguiente de acuerdo con el texto I. (C para certo, E para errado):

(   ) El elemento “se” en la expresión “se definieron” (Ref.4) indica que el verbo está en voz pasiva.

TEXTO: 2 – Comum à questão: 2

Puede parecer una anécdota. Pero en Brasil el mundial 2 es mucho más que un campeonato de fútbol. “El fútbol es el 3 símbolo más importante de la identidad brasileña. Se ve 4 reflejado en casi cada aspecto de la vida brasileña, las familias, 5 la política, las calles, la lengua, la música. Y, en un país 6 enorme como Brasil, que no tiene muchas cosas para aglutinar 7 a la gente, el fútbol ha sido decisivo”, dice Alex Bellos, autor 8 de Futebol, Brasil y el deporte que le da vida (Ariel, 2014). En 9 contra los temores de estadios sin acabar y disturbios callejeros 10 de los manifestantes, el mundial resultó en un éxito, según los 11 medios internacionales. “Es el mejor Mundial al que yo he 12 asistido”, según Simon Kuper, autor de Soccernomics, libro 13 sobre las dificultades de los jugadores brasileños en Europa.

Internet: <www.hemeroteca.lavanguardia.com> (con adaptaciones).

2 – (UnB/2014) Juzgue el ítem siguiente de acuerdo con el texto. (C para certo, E para errado):

(   ) En la oración “Se ve reflejado en casi cada aspecto de la vida brasileña” (Refs. 3 e 4), la forma verbal “reflejado” si refiere al “mundial” (Ref.1).

GABARITO:

1) C

2) E

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel