Veja como os continentes um dia foram apenas uma superfície única, a Pangea. No entando, com a Deriva dos Continentes ela foi se dividindo e provocando o afastamento até o formato atual. Confira agora no resumo de Geologia sobre a Deriva Continental e as Placas Tectônicas. E no final, tem Simulado Enem Online de Geografia com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu!
“A Dança dos Continentes” como é conhecida esta teoria, nada mais é do que o movimento dos continentes. Sabemos que os continentes que compõem a superfície terrestre começaram a se formar a milhares de anos. Eventos foram acontecendo em nosso planeta. Esses movimentos são chamados de Deriva dos Continentes.
Mas afinal o que é deriva dos continentes. Segundo os dicionários essa palavra significa sem rumo certo, desvio de rota de navio. Enfim, ela foi utilizada para compor a expressão Deriva Continental pelo cientista Alfred Wegener.
Mas afinal quem foi Alfred Wegener? – Wegener foi um meteorologista e cientista alemão, que inquieto com esses questionamentos passou a estudar a geologia de nosso planeta. Em 1915, publicou o livro “A origem dos Continentes e Oceanos”.
A Deriva dos Continentes
Essa teoria foi difícil de compreender, pois Wegener acreditava que os continentes estariam “flutuando” sobre uma massa pastosa e quente do interior do planeta. Wegener foi desacreditado e ignorado pela comunidade cientifica. Assim sua teoria foi esquecida por muitos anos.
Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre a Deriva Continental para você dominar geral este conteúdo e mandar bem nas questões do simulado.
As dicas do professor Carrieri:
- A movimentação das massas continentais não é algo recente. Há milhares de anos, quando estas massas ainda encontravam-se em sua composição original, iniciou-se esta movimentação que percorreu as eras geológicas e ocorre até os dias de hoje.
- A teoria defende que, a milhares de anos atrás as massas continentais encontravam-se agrupadas como uma única massa, que possuía forma e localização diferentes. Com a demarcação e o mapeamento de terras, surge a desconfiança de que talvez um dia, os continentes possam ter sido um só.
- Tal desconfiança surge a partir de teorias como a de Francis Bacon em 1620, a qual dizia que a forma da costa leste da América do Sul encaixava-se perfeitamente com a costa oeste do continente africano, remetendo a uma possível separação.
- Com o aprofundamento da hipótese de separação dos continentes, posteriormente os estudos foram despertando cada vez mais a curiosidade dos cientistas e tornando-se cada vez mais aprofundados.
- Desta forma, em 1912, Alfred Wegener cria a teoria da deriva continental. O nome deriva continental vem da comparação entre o fenômeno de separação dos continentes com o desvio do caminho de uma embarcação.
Evidências da Deriva dos Continentes
Para comprovar sua teoria, Alfred Wegener se apoiou em algumas evidências que comprovava que um dia os continentes já foram unidos, portanto estão se movimentando, e afastando-se uns dos outros. As principais evidências são:
- O encaixe do litoral da África No contorno do litoral da América; (Evidência Morfológica)
- A existência de fósseis de animais nos dois continentes (África e América); (Evidência Paleontológica).
- A ocorrência dos mesmos tipos de plantas e fósseis das mesmas, nos dois continentes; (Evidência Paleoclimática)
- E a formação geológica e os tipos de rochas semelhantes também nesses dois continentes. (Evidência Litológica)
Veja um resumo detalhado sobre a Deriva Continental para conhecer a relação do movimento das Placas Tectônicas com os Maremotos,Terremotos,e as Erupções vulcânicas.
- Figura 2– Representação da movimentação que aconteceu na Deriva dos continentes.
Essa teoria foi difícil de entender afinal, na época não tinha como analisar precisamente os dados, e os mapas também não eram tão fiéis quanto hoje. Afinal havia um questionamento que Wegener não sabia responder; que força movia esses continentes?
O que seria capaz de fazer com que os continentes flutuassem e se movimentassem a ponto de se afastarem tanto como é o caso da África e América?
Veja aula gratuita sobre as Placas Tectônicas e a Deriva dos Continentes
Compreendeu agora como as linhas de contato entre as Placas Tectônicas formam as mesmas linhas de vulcanismo e de terremotos no Planeta Terra?
Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem Online de Geografia! São apenas 10 questões para você estudar:
Deriva Continental – Simulado
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UEG GO/2016)
Os movimentos orogenéticos, resultantes da deriva continental e dinâmica de placas, são os responsáveis pela formação de grandes cadeias de montanhas no planeta, que surgem em virtude do enrugamento ou soerguimento de extensas porções da crosta terrestre. A cordilheira dos Andes resulta dessa dinâmica, e sua origem está relacionada ao choque entre as placas
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEM PR/2014)
Sobre as teorias da deriva continental e da tectônica de placas, assinale o que for correto.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEM PR/2011)
Sobre a deriva continental e a tectônica de placas, assinale o que for correto.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFPE/2008)
A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectônica de Placas são os dois modelos teóricos das geociências que, no século XX, causaram uma revolução dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geológicos internos. Sobre esses assuntos, o que é correto afirmar?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFPel RS/2007)
O cientista Alfred Wegener elaborou, em 1912, a Teoria das Derivas Continentais, observando que as formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico pareciam se encaixar perfeitamente.
Ele sugeriu que os continentes estiveram unidos no passado.
Com relação às derivas continentais, é INCORRETO afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFC/2002)
A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangéia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRN/1997)
De acordo com a Teoria da Deriva Continental (ou Tectônica de Placas),
1. a massa continental está dividida em grandes placas, sendo que os limites dos continentes não coincidem com os das placas.
2. a divisão da grande massa continental resultou na formação de pequenas placas ou blocos que se movimentam sobre o substrato sedimentar.
3. a massa continental divide-se em grandes placas, cada uma correspondendo aos limites continentais.
4. o deslocamento horizontal das placas provoca a ocorrência de várias deformações e fenômenos, como dobramentos, falhas e terremotos.
Assinale a alternativa que contém o conjunto de afirmações corretas:Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UnB DF/1992)
O processo de separação dos continentes, a Deriva Continental, começou a ocorrer há cerca de 200 milhões de anos. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre estrutura geológica, julgue os itens.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFMG/2015)
O estabelecimento da teoria da Tectônica de Placas foi um importante marco para o desenvolvimento das Geociências.
Sobre essa teoria e os processos a ela relacionados, analise as afirmativas e marque a opção correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIOESTE PR/2008)
Sobre a Tectônica de Placas, assinale a alternativa INCORRETA:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.