O Encceja 2023 chegou: conquiste o seu certificado! 

O Encceja 2023 chegou! Revise tópicos importantes para fazer a prova com mais tranquilidade e acredite no seu potencial. Estamos com você, boa sorte!

O dia do Encceja 2023 finalmente chegou, e é a sua chance de mostrar todo o seu potencial para conquistar o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental.

Você se preparou, estudou e se dedicou, e agora é o momento de colher os frutos desse esforço. Mas, antes de entrar na sala de prova, vamos revisar algumas dicas rápidas, mas essenciais para garantir que você arrase na avaliação!

Que hora começa a prova do Encceja 2023?

A prova do Encceja 2023 tem início às 9h, no período da manhã, e às 15h30 no período da tarde. O horário que você fará o exame depende das áreas do conhecimento para as quais se inscreveu. Confira abaixo os horários:

Manhã

  • Abertura dos portões: 8h
  • Fechamento dos portões: 8h45
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 13h

Tarde

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início das provas: 15h30
  • Término das provas: 20h30

O que esperar da prova do Encceja 2023

Lembra de todas as matérias que você estudou? É hora de mostrar que você domina cada uma delas. 

O Encceja é composto por quatro provas distintas, cada uma com 30 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação. 

Confira abaixo as áreas de conhecimento cobradas nas quatro provas de cada uma das modalidades:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais; 
  • Matemática; 
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia.

Ensino Médio

O que levar no dia da prova? 

Provavelmente, você já separou todos esses itens, certo? Mas, vamos revisar o que você precisa levar para fazer a prova do Encceja 2023 e garantir uma experiência mais tranquila. 

  • Documento de identificação com foto: é obrigatório ter em mãos um documento de identificação válido, com uma fotografia atualizada, como RG, CNH ou passaporte.
  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente: é obrigatória para o preenchimento do cartão de respostas e da folha de redação. Lembre-se de levar uma caneta extra. 
  • Cartão de confirmação de inscrição: embora não seja obrigatório, ter o cartão de confirmação de inscrição pode ser útil para conferir informações importantes.
  • Garrafa transparente e sem rótulo com água: mantenha-se hidratado ao longo do exame.
  • Refeições práticas: leve algo para comer durante o intervalo de almoço e lanches de fácil consumo, preferencialmente algo que não exija muita preparação.

Dicas para fazer a prova

Preparamos algumas dicas rápidas para você se sair bem na prova do Encceja 2023. Afinal, essa é a sua oportunidade de mostrar todo o seu potencial e conquistar o seu certificado. Vamos lá! 

Mantenha a calma

Respire fundo. Você está bem preparado para isso. Mantenha a calma durante a prova. Se encontrar uma pergunta que parece difícil, não entre em pânico. Pule para a próxima e volte a ela mais tarde. Ficar tranquilo ajuda a pensar com clareza e a responder com mais confiança.

Administre o tempo 

O tempo é valioso. Lembre-se de dividir o tempo disponível para cada etapa da prova. Evite gastar muito tempo em uma única questão. Se estiver empacado, siga em frente e retorne depois. Isso assegura que você responda ao máximo de questões possível.

Utilize todo o seu conhecimento

Resgate todos os detalhes e fatos que você estudou. Use exemplos relevantes para apoiar suas respostas. Isso demonstra o seu entendimento e também torna suas respostas mais interessantes para os avaliadores.

Confie em você 

Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada. Você tem o apoio de todos que acreditam em você. Confie no seu instinto, nas suas habilidades e no seu preparo. Acreditar em si mesmo é um passo fundamental para conquistar os seus objetivos. 

Vá em frente, você consegue! 

Você está pronto para enfrentar o Encceja 2023 com determinação e confiança. Lembre-se de que esta é apenas uma etapa na sua jornada educacional. Independente do resultado, esta experiência contribuirá para o seu crescimento. Então, respire fundo, entre na sala de prova e mostre que você é capaz.

Estamos com você!

O Curso do Encceja Gratuito chegou até aqui junto com você. A cada desafio superado, a cada conquista alcançada nos seus estudos, nós estivemos ao seu lado, torcendo pelo seu sucesso. 

A jornada rumo à vitória não é trilhada sozinha. Mais do que lições e exercícios, somos seus parceiros na busca pelo conhecimento e realização dos seus sonhos. À medida que coloca em prática tudo o que aprendeu, lembre-se de que a equipe por trás do curso está torcendo por você a cada passo do caminho.

Acreditamos no seu potencial e temos confiança de que você alcançará o sucesso que merece. Boa sorte!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel