10 dias para o Encceja 2023: dicas para manter a motivação 

Preparamos cinco dicas importantes para que você consiga manter o equilíbrio e o foco na sua preparação nos últimos 10 dias para o Encceja 2023.

Faltam apenas 10 dias para o Encceja 2023! Na reta final para a prova, é muito importante manter o foco nos estudos para conquistar o seu certificado, seja para o ensino médio ou fundamental. 

É natural que a proximidade do exame traga preocupação e até alguma ansiedade. O importante é não deixar esses sentimentos atrapalharem a sua motivação, combinado? 

Para te ajudar, reunimos algumas dicas para manter a animação até o dia 27 de agosto, quando acontece a prova em todos os estados do Brasil. Acompanhe!

Deixe as dificuldades de lado

Há 10 dias para o Encceja 2023, é fundamental minimizar o peso das dificuldades. Em vez de se concentrar nas barreiras que podem surgir ao longo do caminho, concentre-se nos progressos que você está fazendo. 

Mantenha uma mentalidade positiva e encare cada obstáculo como uma chance de se superar e aprender. Concentre-se nas soluções em vez de se fixar nos problemas.

Ao reduzir o foco nas dificuldades, você poderá manter sua motivação em alta e continuar avançando em direção ao seu objetivo.

Liste o que você conseguiu aprender 

Manter uma lista diária de tudo o que você aprendeu durante seus estudos é uma ótima maneira de acompanhar seu progresso e se manter motivado. 

Por isso, ao final de cada dia, reserve um tempo para anotar as principais informações que você assimilou. Isso reforça seu aprendizado e também permite verificar o seu progresso. 

À medida que a lista cresce, a sensação de realização também aumenta e você poderá perceber o quão longe chegou. Essa prática simples ajuda a transformar seu esforço em conquistas tangíveis, fortalecendo sua determinação para a prova.

Comemore pequenas vitórias

À medida que você se esforça para se preparar para o exame, é importante reconhecer e celebrar as pequenas vitórias ao longo do percurso. Cada passo em direção ao seu objetivo é um motivo de comemoração. 

Isso pode ser tão simples quanto completar um capítulo do material de estudo, resolver um conjunto de questões ou melhorar sua pontuação em um teste prático. 

Ao reconhecer essas conquistas, você cria um ciclo positivo de motivação, recompensando-se pelo trabalho realizado e estimulando a continuidade do progresso. 

Lembre-se de que, com apenas 10 dias para o Encceja 2023, cada pequena vitória o aproxima do seu objetivo final, ou seja, o certificado!

Cuide de si mesmo

A motivação para a prova também envolve cuidar bem de você. Certifique-se de priorizar suas necessidades básicas, como uma boa noite de sono, uma dieta equilibrada, hidratação adequada e atividade física regular. 

Uma mente saudável reside em um corpo saudável, e garantir que você esteja bem física e emocionalmente contribuirá para uma motivação mais duradoura. 

Reserve um tempo para relaxar e fazer atividades que lhe tragam prazer para reduzir a carga de estresse e renovar sua energia para os estudos.

Foque no significado do seu objetivo 

Mantenha em mente o significado profundo do seu objetivo de passar no Encceja. Pense nas razões pelas quais você decidiu se preparar para o exame e como isso afetará positivamente sua vida. 

Visualize o impacto positivo que obter a certificação pode ter em sua carreira, educação ou autoconfiança. 

Sustente essa visão clara em sua mente, especialmente nos momentos de desafio. Afinal, todo o esforço e a dedicação que você está investindo agora valerão a pena no futuro. Isso é determinante para manter sua motivação firme e constante. 

Cronograma Encceja 2023

Fique de olho no calendário para não perder nenhum prazo:

  • Provas: 27 de agosto
  • Divulgação do gabarito: até o 10º dia útil após a aplicação da prova
  • Resultados: 22 de dezembro

Horários de realização da prova 

Período da Manhã

  • Abertura dos portões: 8h
  • Fechamento dos portões: 8h45
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 13h

Período da Tarde

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início das provas: 15h30
  • Término das provas: 20h30

Sobre o Encceja 2023

Com 10 dias para o Encceja 2023, é fundamental organizar as informações sobre o exame. Então, vamos checar se você já está com tudo preparado? Confira os itens essenciais e clique nos links para mais detalhes:

  1. Cartilhas do Participante do Encceja 2023
  2. Cartão de confirmação de inscrição do Encceja 2023
  3. Guia completo do Encceja – da inscrição a certificado
  4. Edital do Encceja 2023 

Curso do Encceja Gratuito

Com apenas 10 dias para o Encceja 2023, você pode encontrar o reforço que falta para aprender sobre algum conteúdo ou disciplina no Curso do Encceja Gratuito

A plataforma traz aulas escritas, resumos, videoaulas, e-books e simulados online elaborados a partir do que mais cai no exame. 

Além disso, também está disponível o Curso Redação Encceja Começando do Zero, com 10 aulas e e-book para te ensinar desde o início como escrever o seu texto dissertativo-argumentativo e obter uma boa nota. 

Estamos junto com você! Bons estudos! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel