Cartilhas do participante do Encceja 2023 já estão disponíveis

As cartilhas do participante do Encceja 2023 para o Ensino Fundamental e Médio estão disponíveis. Entenda o que você vai encontrar e saiba como baixar!

Já foram publicadas e estão disponíveis as cartilhas do participante do Encceja 2023, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os materiais são referentes às modalidades do exame e contemplam o ensino fundamental e o ensino médio. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontece no dia 27 de agosto e terá a participação de mais de um milhão de estudantes de todo o Brasil. 

Acompanhe a leitura para saber o que você vai encontrar nas cartilhas do participante do Encceja 2023, como fazer o download e, ainda, de que forma aproveitar os últimos dias para estudar! 

Cartilhas do participante do Encceja 2023

As cartilhas do participante do Encceja 2023 têm um papel fundamental na preparação dos candidatos, já que foram cuidadosamente revisadas e atualizadas, incorporando os mais recentes avanços nos campos de conhecimento abordados pelo exame. 

Os dois materiais apresentam, em cada capítulo, os critérios avaliativos da prova de redação do Encceja, de modo a permitir que o participante conheça o funcionamento do processo. Com isso, é possível ter uma visão abrangente quanto ao que é julgado na prova.

Os capítulos das cartilhas estão divididos em: 

  • Números do Encceja 
  • A redação do Encceja
  • Situações que levam à nota zero
  • Qual é a tarefa da prova de redação?
  • O que é preciso saber sobre a prova de redação? 
  • O que faz com que a redação seja avaliada com a nota zero?
  • Como posso evitar a nota zero?
  • Competência 1
  • Competência 2
  • Competência 3
  • Competência 4
  • Exemplos de boa redação

É importante destacar, ainda, que estes exemplos de redação apresentados nas cartilhas são comentados. Ou seja, além de ler uma redação considerada adequada e digna de uma excelente nota no exame, você vai entender como as competências foram aplicadas em cada texto. 

Conheça mais sobre o exame com o Guia completo do Encceja: da inscrição à solicitação do certificado.

Baixe as cartilhas do participante do Encceja 2023

Para acessar e fazer o download das cartilhas do participante do Encceja 2023, basta clicar nos links abaixo:

Encceja: um exame em duas etapas

Programado para o dia 27 de agosto, o Encceja será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O exame será conduzido em dois turnos, contemplando as duas etapas de ensino – Fundamental e Médio. 

Ensino Fundamental

Pela manhã, os participantes terão quatro horas de prova e serão avaliados em Ciências Naturais e Matemática. 

À tarde, a aplicação terá duração de cinco horas, com provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. 

Ensino Médio

No turno da manhã, a duração da prova é de quatro horas e abrange as disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como Matemática e suas Tecnologias.

À tarde, os participantes terão 5 horas para fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O resultado do Encceja 2023 será divulgado no dia 22 de dezembro. 

Conheça as provas do Encceja: faça o download das aplicações anteriores com gabarito

A importância do Encceja

Desde sua estreia em 2002, o Encceja vem desempenhando um papel relevante na avaliação das competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. 

O exame, realizado em colaboração entre o Inep e as secretarias estaduais e municipais de Educação, oferece uma oportunidade para a certificação educacional e, consequentemente, abrir portas para o aprimoramento acadêmico e profissional.

Curso Redação Encceja Começando do Zero

Ainda dá tempo de fazer o curso Redação Encceja Começando do Zero e se preparar para fazer o texto dissertativo-argumentativo no modelo do exame para garantir uma boa nota!

São dez aulas, com um texto escrito, um resumo e aulas complementares em vídeo. Além disso, você também pode baixar o e-book de Redação Encceja para ler antes ou depois de fazer o curso.  

Trilha de aprendizado

Ao acessar o curso Redação Encceja Começando do Zero, você vai encontrar a seguinte trilha de aprendizado:

Comece hoje mesmo! Depois de conferir as aulas e o e-book, a dica é praticar! Treine a sua escrita aplicando o que aprendeu em rascunhos e aperfeiçoe a sua redação!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel