Como escrever o desenvolvimento da redação do Encceja 

Os parágrafos de desenvolvimento da redação do Encceja precisam abordar os argumentos que você definiu para o texto. Entenda como fazer!

Para escrever os parágrafos de desenvolvimento da redação do Encceja, a estrutura segue a mesma premissa que você viu na aula sobre a introdução do texto. A única diferença é que agora são necessários dois parágrafos. 

Desenvolvimento da redação do Encceja

Nesta videoaula, a professora Daniela Garcia traz exemplos e todas as dicas necessárias para que o desenvolvimento da redação do Encceja cumpra os objetivos que você definiu para o seu texto dissertativo-argumentativo. Entenda melhor!   

Baixe o e-book para começar o curso

Antes de acessar as aulas é importante fazer o download do E-book gratuito do Curso Redação Encceja Começando do Zero. São 10 tópicos, um para cada aula. O E-book é o guia que acompanha os vídeos.

Com ele, você entende o conteúdo necessário para escrever o seu texto! Baixe agora!

Caso você não possa fazer o download do material, não se preocupe! Logo depois do vídeo o conteúdo da aula 1 do E-book está transcrito para você acompanhar. É assim em todas as aulas.

Como estruturar o desenvolvimento da redação do Encceja

Você já sabe que o desenvolvimento da redação do Encceja precisa ter dois parágrafos, certo? Mas, como estruturar o texto? É relativamente simples, já que o primeiro parágrafo vai tratar do seu primeiro argumento, e o segundo aborda o seu segundo objetivo. 

A estrutura, então, deve ser formada por:

  • Uma informação que exemplifique a discussão: você pode usar observações do seu cotidiano, dados, notícias, livros, filmes, séries ou qualquer outra ideia que sirva para exemplificar sua argumentação.
  • Uma reflexão que mostre como o exemplo apresentado ajuda na defesa do seu ponto de vista. 

Exemplo de desenvolvimento da redação do Encceja

Veja agora um texto de exemplo que traz um excelente modelo de desenvolvimento da redação do Encceja:

Nos dias de hoje, muitos estudantes passam horas conectados, esquecendo de qualquer outra forma de diversão e prejudicando seu desempenho acadêmico. Entretanto, não são somente os jovens que são reféns do mundo virtual, muitos adultos dedicam tanto seu tempo para as redes sociais que esquecem de dar atenção aos seus filhos, e no âmbito profissional diminuem seu rendimento. Portanto, a compulsão pelas redes sociais afeta a concentração e as relações sociais dos indivíduos.

Além disso, a saúde dos usuários também pode ser comprometida, pois o contato direto com este universo virtual, onde todos são felizes, tudo é perfeito e padrões estéticos são constantemente reforçados, pode desencadear, principalmente nos jovens, baixa autoestima, insegurança, ansiedade e até problemas mais sérios como depressão, anorexia e bulimia.

No texto acima, são apresentadas observações do cotidiano que sustentam os dois argumentos da autora (o problema nas relações sociais e as questões de saúde). 

Então, procure sempre trazer exemplos que se relacionem com o argumento que você definiu para cada um dos parágrafos de desenvolvimento e que também, claro, se relacionem com o tema. Depois de escolher esses exemplos, “costure” eles com as suas ideias para mostrar como eles te ajudam a discutir sobre o tema. 

E então? Ficou mais fácil entender como escrever o desenvolvimento da redação do Encceja? Lembre-se sempre de treinar a sua escrita! Assim, na hora da prova você vai tirar de letra! 

Para conquistar a sua certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, além das questões de múltipla escolha que você fará na prova do Encceja, também é necessário escrever uma redação de até 25 linhas, se for candidato do Ensino fundamental, ou até 30 linhas, se for candidato do Ensino Médio. A nota mínima deve ser de 5 pontos.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel