Redação do Encceja Começando do Zero: veja os primeiros passos

Você tem medo de escrever? Não precisa! Nesta aula do curso de redação do Encceja você vai aprender os primeiros passos para vencer o medo e mandar bem na redação.

Seja bem-vindo(a) ao Curso Redação do Encceja Começando do Zero! Esta é a primeira de dez aulas com E-book gratuito para você aprender como escrever o seu texto dissertativo-argumentativo e garantir sua aprovação!

Você vai aprender como estruturar um texto dissertativo-argumentativo e conhecer os critérios que são usados para avaliar o seu texto. Você saberá exatamente como ler a proposta com o tema da redação, como iniciar seu texto e como escrever no estilo certo para conquistar seu Diploma.

Baixe o e-book para começar o curso

Antes de acessar as aulas é importante fazer o download do E-book gratuito do Curso Redação Encceja Começando do Zero. São 10 tópicos, um para cada aula. O E-book é o guia que acompanha os vídeos.

Com ele você entende o conteúdo necessário para escrever o seu texto! Baixe agora.

Caso você não possa fazer o download do material, não se preocupe! Logo depois do vídeo o conteúdo da aula 1 do E-book está transcrito para você acompanhar. É assim em todas as aulas.

Primeiros passos para fazer a sua redação do Encceja

Veja com a professora Daniela como é a prova de redação; o que é e como interpretar a proposta; e as características gerais necessárias para a construção do seu texto dissertativo-argumentativo. 

Proposta de redação e últimos temas da redação do Encceja

No seu caderno de prova, haverá uma proposta de redação de um texto dissertativo-argumentativo sobre algum tema específico, o qual você deverá escrever sobre. 

O tema é aleatório e surpresa. Ou seja, não há como saber antes sobre o que você precisará escrever e, exatamente por isso, é importante que você se prepare sabendo bem a estrutura do texto dissertativo-argumentativo para conseguir se sair bem em qualquer assunto. 

Então, para você ter uma ideia do tipo de proposta que pode aparecer na sua prova, vamos ver os últimos temas que foram cobrados no Encceja:

2022Ensino fundamentalO papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil 
2022Ensino médioDesafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente
2020Ensino fundamentalAbandono afetivo do idoso no Brasil
2020Ensino médioCombate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil
2019Ensino fundamentalNovas formas de consumo consciente
2019Ensino médioA organização do tempo e o acesso às redes sociais
2018Ensino fundamentalPossibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira 
2018Ensino médioOs riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador 
2017Ensino fundamentalA importância da vacinação para a saúde pública
2017Ensino médioA questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil

Olhando assim pode parecer difícil, certo? Mas a prova vai te ajudar: além de trazer esse comando, a proposta também apresentará textos que te farão entender melhor e que

também darão ideias sobre o que escrever. 

Vamos ver, por exemplo, como foi a proposta de redação do Encceja 2019 sobre “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”:

Perceba que a proposta é formada por duas partes: o comando e os textos motivadores. Na primeira parte – o comando – há uma frase em destaque e você deve se atentar a ela, pois ela apresenta sobre o que exatamente você deve discorrer no seu texto. Porém, caso essa frase ainda não tenha te dado segurança de como desenvolver o seu texto, os textos logo abaixo vão ajudar. 

Nessa proposta, o primeiro texto nos mostra que o Brasil é o país que consome mais tempo nas redes sociais e o segundo faz uma crítica a esse tempo gasto. Assim, eles nos ajudaram a entender melhor o enunciado, certo? 

Além disso, esses textos também podem ser usados por você no seu texto, desde que não sejam copiados. Você pode, por exemplo, falar das características do Brasil que fazem com ele seja o país que mais utiliza as redes sociais.

Então, a partir do tema e da proposta apresentada, você deverá desenvolver o seu texto argumentativo-dissertativo sobre esse tema. Mas afinal, o que é um texto dissertativo-argumentativo? É o que veremos agora.  

Por mais que esse nome pareça difícil, o texto dissertativo-argumentativo nada mais é que um texto em que você defende uma opinião a partir de informações. Isso porque dissertar quer dizer expor algum assunto e argumentar é apresentar razões para comprovar uma afirmação (que é o seu ponto de vista). Mas não basta saber a função do texto, certo? 

Para escrever com mais facilidade, você precisa saber estruturar esse texto e também o que os corretores esperam desse texto para te dar a nota necessária para sua certificação. 

A redação é obrigatória

Para conquistar a sua certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, além das questões de múltipla escolha que você fará na prova do Encceja, também é necessário escrever uma redação de até 25 linhas, se for candidato do Ensino fundamental, ou até 30 linhas, se for candidato do Ensino Médio. A nota mínima deve ser de 5 pontos.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel