Como escrever a conclusão da redação do Encceja

Você sente dificuldade para escrever a conclusão em uma redação? Não precisa mais! Saiba como arrematar o seu texto e entenda quais são os elementos básicos!

Para finalizar o seu texto, você deverá ter um último parágrafo que feche toda a discussão apresentada. No entanto, a conclusão da redação do Encceja tem diferenças para a prova do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Hoje, você vai saber quais são e também vai aprender a arrematar o seu texto dissertativo-argumentativo. 

Conclusão da redação do Encceja

Nesta videoaula, a professora Daniela Garcia explica os elementos básicos que precisam aparecer no seu texto, as diferenças na prova do Ensino Fundamental e Médio e ainda traz exemplos de como deve ser a conclusão da redação do Encceja. Assista!

Baixe o e-book para começar o curso

Antes de acessar as aulas é importante fazer o download do E-book gratuito do Curso Redação Encceja Começando do Zero. São 10 tópicos, um para cada aula. O E-book é o guia que acompanha os vídeos.

Com ele, você entende o conteúdo necessário para escrever o seu texto! Baixe agora!

Caso você não possa fazer o download do material, não se preocupe! O texto está transcrito em todas as aulas!

Estrutura da conclusão da redação do Encceja

Como você viu na videoaula, quem faz a prova do Ensino Fundamental precisa apenas reafirmar os dois argumentos apresentados e, se quiser, pode propor algo para melhorar o problema. Já estudantes do Ensino Médio precisam fazer uma proposta de intervenção. 

Exemplo de conclusão da redação do Encceja

No exemplo a seguir, fica mais claro como deve ser elaborado o texto do parágrafo de conclusão, respeitando a exigência do elemento proposta de intervenção, obrigatório para o Ensino Médio. 

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação e Cultura, em parceria com as escolas, deve realizar campanhas e palestras que alertem sobre o perigo do uso excessivo do tempo em redes sociais. Também é de responsabilidade do governo proporcionar ambientes de lazer ao alcance de todos, visando incentivar outras formas melhores e mais saudáveis de aproveitar o tempo. Por fim, os pais devem colocar limites aos seus filhos quanto ao tempo em que eles podem utilizar as redes sociais.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel