A Rotação da Terra causa os “dias e as noites”: resumo de Geografia

Neste exato a Terra está girando. Ela gira em Rotação em torno de si mesma todo dia, e também está dando 'uma volta' ao redor do sol ao longo do ano. Veja no resumo!

O planeta Terra faz um movimento contínuo de Rotação, no qual ela gira em torno do seu próprio eixo. Os outros planetas e satélites naturais também giram assim. Esse movimento de Rotação é realizado no sentido oeste-leste. Vem daí as percepções que temos de ‘dia’ e ‘noite’. Veja como isto acontece.

A Terra realiza esse movimento de Rotação num período de 24 horas, que é o período correspondente ao que chamamos de ‘um dia’, chamado também de dia solar. Esse movimento é importantíssimo, pois ele determina a sucessão dos dias e das noites.  O outro movimento constante da Terra é o de Translação, com uma orbita elíptica da terra ao redor do Sol, e que dura ‘um ano’. Veja no final do post aula gratuita sobre a translação.O movimento de Rotação é praticamente imperceptível para nós humanos aqui na Terra. Mas, se ficarmos atentos, percebemos devido à movimentação do sol. Este astro parece movimentar-se no céu, mas na verdade é a Terra que gira!

Veja na figura a ‘rotação’. Rotação Terra - Dias e noitesA principal consequência desse movimento são os dias e as noites.

Isso é fundamental, pois regula a temperatura determinando a existência da vida de seres humanos, animais e vegetais. No caso das pessoas esse movimento regula o ritmo das atividades humanas.

Afinal as pessoas vivem o seu dia-a-dia e realizam seus compromissos em relação aos horários, e esses são determinados pela iluminação, ou seja, as horas do dia em que o planeta está recebendo mais incidência de raios solares.

À noite também a vida continua. Mas, com a rotação, agora é a vez de outros indivíduos,  do outro lado do planeta, realizarem também suas atividades. No senso comum os brasileiros dizem que é dia por aqui enquanto seria noite no Japão.

Aula Gratuita sobre a Rotação da Terra:

Vamos assistir a um vídeo aula sobre o movimento de rotação? Não perca esse resumo com o professor Rafael Carrieri!

Muito boa esta aula-show. Embarque nessa viagem com o nosso planeta, que o resumo continua.

Os Dias e as Noites: a Rotação da Terra

Caso este movimento de Rotação não acontecesse, a dinâmica dos Dias e das Noites não seria possível, pois somente um lado da Terra receberia constante iluminação do Sol.

A face da terra voltada para o sol seria sempre quente, com altas temperaturas. Do mesmo modo a face escura seria sempre fria, com baixas temperaturas. Então esse movimento é indispensável para a existência de todas as formas de vida.

Veja nesta imagem uma parte da Terra iluminada pelo Sol e outra já na escuridão, com os focos de luminosidade provocados pelas cidades maiores.Rotação Terra - Dias e noitesObserve a imagem com calma, para aprender e não esquecer.

Figura 3Você já imaginou a Terra totalmente fria e escura de um lado e quente e ensolarada do outro?Rotação Terra - Dias e noites

Veja o Movimento de Translação, da Terra ao redor do Sol

Os movimentos da Terra ao redor do Sol e em torno do próprio eixo regem a nossa vida. Você já parou para pensar nisso? Veja aula gratuita sobre o movimento de translação (ao redor do Sol). Clique na imagem: Translação Cai no Enem e vestibulares. Acompanhe esta história com Ptolomeu, Copérnico, Giordano Bruno, Johanes Kepler, e Galileu Galilei.

Agora é com você. Vamos resolver este desafio?

(UDESC) Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:

I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;
II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;
III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Resposta correta, letra “E”.

Elizabeth Geografia Enem - Latitude
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel