Dicas Enem – Entendendo melhor a Elefantíase

A série Dicas Enem mostra uma perigosa doença

Dando continuidade ao novo estilo de Dicas Enem aqui no blog, trazemos a duvida de uma leitora a respeito da Elefantíase. Acíonamos nosso professor Chico, aqui da Rede Passaporte Educacional, e ele deu uma boa explicada sobre o assunto.

Usamos imagem para melhor ilustra o assunto. Esperamos que essa Dicas Enem seja bem útil.

Vamos a explicação do querido professor de biologia, Chico:

“Bom, a elefantíase, conhecida também como filariose, é causada pelo verme (nematelminto) Wunchereria bancrofti.

O agente transmissor (vetor) dessa doença é o mosquito Culex. A picada do mosquito contamina o sangue do hospedeiro com as larvas.

As larvas migram para o sistema linfático, onde tornam-se adultos e reproduzem-se.

Dicas Enem

Esses vermes bloqueiam os vasos linfáticos, impedindo a drenagem da linfa. Essa linfa acumula-se deformando os membros, principalmente as pernas.

Filariose

Tratamento é realizado com medicamentos e cirurgias, e a prevenção é realizada contra o mosquito através do uso de cortinadosinseticidas e redução da exposição da pele ao mosquito.

Espero ter ajudado! Bons estudos e até a próxima. Abraços Professor Chico”

E se você tiver ainda mais dúvidas, mande pra gente! Coloque também em nossos espaços de comentários que passaremos adiante e quem sabe ela não vira um post também? Se preferirem, podem mandar também pelo nosso formulário de contato, é só clicar AQUI e se divertir =)

Fique por dentro do calendário Enem 2012

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel