Nem pense em perder pontos nas questões de Física. Dá sim para entender a Aplicação de Força, os Vetores, e o Impulso Total aplicado sobre um corpo. Um chute numa bola, por exemplo. Aproveite este resumo de Física Enem e relembre tudo sobre Dinâmica Impulsiva.
Muita gente perde pontos nas questões de Dinâmica Impulsiva apenas porque não presta atenção nos enunciados. O tema apenas parece complexo, mas é muito lógico. Acompanhe o que acontece quando você chuta uma bola de futebol, ou quando dá um saque no vôlei:
O que é a Dinâmica Impulsiva:
Quando se chuta uma bola de futebol, por exemplo, estamos através da aplicação de uma força (aplicada pelo pé na bola) por um tempo, aplicando sob a bola um impulso. Perceba que impulso é uma grandeza vetorial que terá a mesma direção e sentido do vetor força.
Veja na fórmula:
O que é a Quantidade de Movimento (Momento Linear)
A quantidade de movimento só é constante quando o corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU), por se tratar de uma grandeza vetorial.
Resumo sobre a Dinâmica Impulsiva
Confira agora com o professor Marcos Rossetto, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre o que é a Dinâmica Impulsiva, e sobre a Quantidade de Movimento:
As dicas do professor Rossetto:
- O impulso e a quantidade de movimento são assuntos que caem bastante no Enem e nos vestibulares.
- O impulso é um “empurrão”: uma força que atua em um corpo, em um determinado intervalo de tempo. Impulso é o produto da força pelo tempo. Newton x segundo é a unidade do impulso. A direção e o sentido do impulso são os mesmos da força.
- Só podemos utilizar a fórmula do impulso quando a força for constante. Se a força for variável, será necessário utilizar um gráfico – que o problema geralmente oferece. Em um gráfico força X tempo, basta calcular a área da forma geométrica (no exemplo da lousa, um triângulo) para obter numericamente o impulso.
- A outra grandeza física que veremos hoje é a quantidade de movimento, dada pelo produto da massa pela velocidade. A direção e o sentido serão os mesmos do vetor velocidade.
- Exemplo 1: cálculo do impulso (velocidade constante).
- Exemplo 2: cálculo da quantidade de movimento.
- Exemplo 3: cálculo do impulso (velocidade variável), com gráfico.
- Aprenda agora na aula acima, do professor Marcos Rossetto, sobre Dinâmica Impulsiva.
O Teorema Do Impulso
O impulso total de todas as forças externas atuantes em um sistema físico é medido pela variação da Quantidade de Movimento do Sistema.
Veja a representação a seguir com calma. E assim, por partes, você vai entendendo a Dinâmica Impulsiva.
Veja no Método Gráfico a Dinâmica Impulsiva
Veja o que cada letra representa no gráfico:
O Sistema Isolado
Nos sistemas isolados a Quantidade de Movimento total permanece constante. Um sistema é considerado ISOLADO quando a resultante de todas as forças externas é nula.
Veja agora a representação da Quantidade de Movimento Constante:
Exercícios sobre Dinâmica Impulsiva
Antes de resolver as questões, complete a sua revisão com o resumo sobre o Teorema do Impacto e das Colisões:
- Os teoremas servem para nos ajudar. “Ah, mas é difícil”. Não é! É de boa :). Parece difícil, mas é um recurso que ajuda você a gabaritar depois. Veja como surge o teorema do impulso com o professor Márcio.
- Você vai aprender que após o desenvolvimento, que o impulso de uma força resultante corresponde à variação da quantidade de movimento.
- E ainda tem resolução de um exercício para exemplificar a aplicação do teorema.Em sistemas livres de forças externas, a quantidade de movimento do sistema permanece constante (Qinício = Qfinal).
- A aula termina com resolução de exercício sobre quantidade de movimento.
Questão 01 – Sobre Dinâmica Impulsiva
(FGVRJ) Leonardo, de 75 kg, e sua filha Beatriz, de 25 kg, estavam patinando em uma pista horizontal de gelo, na mesma direção e em sentidos opostos, ambos com velocidade de módulo v = 1,5 m/s. Por estarem distraídos colidiram frontalmente e Beatriz passou a se mover com velocidade de módulo u = 3,0 m/s, na mesma direção, mas em sentido contrário ao de seu movimento inicial. Após a colisão, a velocidade de Leonardo é:
a) Nula.
b) 1,5 m/s no mesmo sentido de seu movimento inicial.
c) 1,5 m/s em sentido oposto ao de seu movimento inicial.
d) 3,0 m/s no mesmo sentido de seu movimento inicial.
e) 3,0 m/s em sentido oposto ao de seu movimento inicial.
Dica 1 – Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? Que tal relembrar sobre Princípio da conservação da energia nesta aula de Física Enem? – https://blogdoenem.com.br/principio-da-conservacao-da-energia-fisica-enem/
Questão 02 – Dinâmica Impulsiva
(EPCAR [AFA]) Analise as afirmativas abaixo sobre impulso e quantidade de movimento.
I. Considere dois corpos, A e B, deslocando-se com quantidades de movimento constantes e iguais. Se a massa de A for o dobro de B, então o módulo da velocidade de A será metade do de B.
II. A força de atrito sempre exerce impulso sobre os corpos em que atua.
III. A quantidade de movimento de uma luminária fixa no teto de um trem é nula para um passageiro, que permanece em seu lugar durante todo o trajeto, mas não o é para uma pessoa na plataforma que vê o trem passar.
IV. Se um jovem que está afundando na areia movediça de um pântano puxar seus cabelos para cima, ele se salvará.
São corretas
a) Apenas I e III.
b) Apenas I, II e III.
c) Apenas III e IV.
d) Todas as afirmativas.
Dica 2 – Fique preparado para gabaritar na prova de Física Enem com mais esta aula sobre Trabalho mecânico, Potência e o Teorema da Energia Cinética – https://blogdoenem.com.br/trabalho-mecanico-e-potencia-revisao-de-fisica-enem/
Questão 03
(UDESC) No dia 25 de julho o brasileiro Felipe Massa, piloto da equipe Ferrari, sofreu um grave acidente na segunda parte do treino oficial para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1.
O piloto sofreu um corte de oito centímetros na altura do supercílio esquerdo após o choque de uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello contra seu capacete. O carro de Felipe Massa estava a 280,8 km/h, a massa da mola era 0,8 kg e o tempo estimado do impacto foi 0,026 s.
Supondo que o choque tenha ocorrido na horizontal, que a velocidade inicial da mola tenha sido 93,6 km/h (na mesma direção e sentido da velocidade do carro) e a velocidade final 0,0 km/h, a força média exercida sobre o capacete foi:
a) 800 N
b) 1.600 N
c) 2.400 N
d) 260 N
e) 280 N
Dica 3 – Já estudou tudo sobre os Movimentos Circulares? Entenda o que são a Velocidade Angular, o Movimento Periódico e o Aspecto Vetorial nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/movimentos-circulares-fisica-enem/
Questão 04
(FGV) Um brinquedo muito simples de construir, e que vai ao encontro dos ideais de redução, reutilização e reciclagem de lixo, é retratado na figura a seguir.
A brincadeira, em dupla, consiste em mandar o bólido de 100 g, feito de garrafas plásticas, de um lado para o outro. Quem recebe o bólido mantém suas mãos juntas, tornando os fios paralelos, enquanto aquele que o manda abre com vigor os braços, imprimindo uma força variável, conforme o gráfico abaixo:
Considere que:
- a resistência ao movimento causada pelo ar e o atrito entre as garrafas com os fios sejam desprezíveis;
- o tempo que o bólido necessita para deslocar-se de um extremo ao outro do brinquedo seja igual ou superior a 0,60 s.
Dessa forma, iniciando a brincadeira com o bólido em um dos extremos do brinquedo, com velocidade nula, a velocidade de chegada do bólido ao outro extremo, em m/s, é de
a) 16
b) 20
c) 24
d) 28
e) 32
Questão 05
(UPE) Uma pedra de 2,0 kg está deslizando a 5 m/s da esquerda para a direita sobre uma superfície horizontal sem atrito, quando é repentinamente atingida por um objeto que exerce uma grande força horizontal sobre ela, na mesma direção e sentido da velocidade, por um curto intervalo de tempo. O gráfico a seguir representa o módulo dessa força em função do tempo.
Imediatamente após a força cessar, o módulo da velocidade da pedra vale em m/s:
a) 4
b) 5
c) 7
d) 9
e) 3
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!