MEC divulga editais do Sisu, Prouni e Fies: confira o cronograma completo

Os editais do Sisu, Prouni e Fies já estão disponíveis! Saiba como fazer a sua inscrição e confira o calendário completo de cada um dos programas de acesso ao ensino superior.

O Ministério da Educação já divulgou os editais do Sisu,Prouni e Fies, referentes à segunda edição de cada um dos programas de acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas. 

A classificação em todos os processos será realizada com base na nota obtida na edição do Enem de 2022. Para o Prouni, também valem as notas obtidas no Enem de 2021. Já para quem deseja se inscrever no Fies, é possível escolher a melhor nota no exame a partir de 2010. 

Acompanhe o artigo de hoje para conhecer o cronograma completo e os procedimentos para a participação em cada um dos programas do governo federal. 

Editais do Sisu, Prouni e Fies

As inscrições para os três processos seletivos são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

No seleção do Sisu e do Prouni, há duas modalidades de concorrência:

 I – Ampla concorrência;

II – Políticas afirmativas (Pessoas com deficiência / Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) 

Na hora de se inscrever no programa, é preciso selecionar a modalidade de concorrência em que se encaixa. Caso selecione opções de políticas afirmativas, é necessário comprovar as informações durante o período de matrículas. 

Para consultar outras informações, é importante ler na íntegra os editais do Sisu, Prouni e Fies.

Cronograma Sisu 2023.2

Confira o calendário da segunda edição do Sisu 2023:

  • Inscrições: de 19 a 22 de junho
  • Resultado da chamada regular: 27 de junho
  • Matrícula da chamada regular: 29 de junho a 04 de julho
  • Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 04 de julho 

Para participar do Sisu, é necessário ter feito o Enem 2022, com nota superior a zero na redação. O  programa, que garante vagas em universidades públicas de todo o Brasil, é totalmente gratuito. 

Ao se inscrever no Sisu 2023.2, é preciso especificar, em ordem de preferência, duas opções de curso (na instituição, campus e turno desejado), além da modalidade em que irá concorrer. Algumas universidades adotam um critério de nota mínima para se inscrever em alguns cursos.  

De acordo com o edital, a chamada regular e única será divulgada no dia 27 de junho. O candidato poderá consultar o resultado por meio da página oficial do Sisu ou pelos sites das instituições para as quais se candidatou. 

O período de matrículas vai de 29 de junho a 4 de julho, e é dever do candidato observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição. Aqueles que não se matricularem, perdem a vaga. 

Quem não for aprovado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso, ainda  pode participar da lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse no site oficial do Sisu, entre os dias 27 de junho e 4 de julho. 

Só é possível participar da lista de espera para uma das duas opções de curso. Essas vagas são publicadas pelas próprias universidades, conforme o preenchimento. Por isso, é preciso ficar atento!

Cronograma do Prouni 2023.2

Agora que você já sabe que os editais do Sisu, Prouni e Fies foram divulgados, é hora de conferir as datas. Programe-se para o Prouni

  • Inscrições: 27 a 30 de junho
  • Primeira chamada: 04 de julho
  • Confirmação de informações da primeira chamada: 04 a 14 de julho
  • Segunda chamada: 24 de julho
  • Confirmação de informações da segunda chamada: 24 de julho a 03 de agosto
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de agosto
  • Resultado da lista de espera: 18 de agosto
  • Confirmação de informações da lista de espera: 21 a 28 de agosto

Diferente do Sisu, que oferece vagas em universidades públicas, é necessário obedecer a critérios socioeconômicos para participar do Prouni. 

Também é obrigatório ter realizado a última ou penúltima edição do Enem com média superior a 450 nas provas e não ter zerado a redação.

As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%), conforme a renda de cada estudante. 

Para participar do Prouni, é preciso se encaixar em pelo menos um dos requisitos abaixo – além de não ter renda superior a três salários mínimos por pessoa da família:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; 
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; 
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser uma pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. 

Quem não for selecionado na chamada regular do Prouni 2023.2 pode manifestar interesse na lista de espera. A lista de aprovados sai em 18 de agosto, e os convocados terão entre 21 e 28 de agosto para comprovar as informações nas instituições de ensino. 

Cronograma do Fies 2023.2

Conheça o calendário completo para participar do Fies 2023.2: 

  • Inscrições: 04 a 07/07
  • Pré-seleção da primeira chamada: 11/07
  • Complementação das informações da primeira chamada: 12 a 14/07
  • Pré-seleção da lista de espera: 18/07 a 29/08

Ao se inscrever no Fies, o candidato deve preencher os dados requisitados e informar sua escolha de curso, turno e instituição de ensino, entre as vagas ofertadas pelo programa. O resultado da chamada única será divulgado no dia 11 de julho. 

Os candidatos pré-selecionados deverão, obrigatoriamente, complementar os dados preenchidos durante a inscrição entre os dias 12 e 14 de julho, por meio do mesmo site da inscrição, para efetivação do financiamento.

Após a complementação da inscrição, o candidato deve comparecer até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da universidade para a qual foi contemplado com uma vaga e validar suas informações em até 5 dias úteis. Após esta etapa, também será necessário validar os documentos e informações no banco responsável pelo financiamento. 

Todos os candidatos não aprovados na chamada única do Fies serão, automaticamente, inscritos na lista de espera. O período de atividade da lista será entre os dias 18 de julho e 29 de agosto. Os candidatos devem ficar atentos à caixa de e-mails e ao portal do Fies. Os convocados na lista de espera terão 3 dias úteis para complementar a inscrição de contratação de financiamento

Agora que os editais do Sisu, Prouni e Fies estão disponíveis, é hora de fazer a sua escolha e participar dos programas. A sua vaga na universidade está mais perto do que você imagina! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: FIES, Prouni, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel