Edital Enem 2022: veja todas as datas e novas regras

O edital geral e a lista de cidades do Enem Digital já saíram. As inscrições acontecem de 10 a 21 de maio e a aplicação das provas em 13 e 20 de novembro.

O edital do Enem 2022 foi publicado nesta sexta-feira (29/4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento é responsável por fornecer todas as informações oficiais sobre as provas, incluindo o cronograma de inscrições e aplicação das provas.

Confira todas as datas e as regras dos editais do Enem Impresso ou Digital, saiba como fazer a inscrição, como pedir o uso do nome social e solicitar atendimento especializado. Veja no final a lista de cidades onde tem o Enem Digital.

Enem Digital ou Impresso? Veja as diferenças.

Confira no tira-dúvidas as vantagens e as desvantagens na escolha da prova do Enem Digital e do Enem Impresso:

O que é o edital do Enem 2022

O edital do Enem é um documento oficial publicado pelo Inep, órgão responsável pelo exame. É como se o edital fosse um manual do Enem. Isso significa que todas as regras do exame, as datas, diretrizes para os alunos, entre outros temas importantes constam no documento.

Para saber as principais informações sobre o edital, confira o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Inscrições do Enem 2022

De acordo com o Edital do Enem, as inscrições ocorrem entre os dias 10 e 21 de maio de 2022. Os candidatos devem fazer suas inscrições exclusivamente na Página do Participante.

Mesmo quem conseguiu a isenção da taxa precisa fazer a inscrição oficial para não ficar de fora do exame.

Cronograma do Enem de 2022

Também é no edital do Enem que é publicado o cronograma oficial do exame. Confira:

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27/05
  • Atendimento especializado: 10 a 21/05
  • Resultado do atendimento: 7/06
  • Recursos: 7 a 12/06
  • Resultado do recurso: 22/06
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Resultado da solicitação de tratamento pelo nome social: 5 de julho
  • Recurso sobre o nome social: 5 a 10 de julho
  • Provas: 13 e 20 de novembro

A primeira prova, que ocorre no dia 13 de novembro, tem as seguintes provas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões);
  • Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões).

Já no segundo domingo de prova, dia 20 de novembro. são aplicadas as seguintes provas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões);
  • Matemática e suas Tecnologias (45 questões).

Horário das provas do Enem 2022

A aplicação do Enem 2022 seguirá o horário de Brasília-DF, conforme a tabela abaixo:

Abertura dos portões12h
Fechamento dos portões13h
Início das provas13h30
Término das provas 1º dia (13/11)19h
Término das provas 2º dia (20/11)18h30

Importante lembrar que os candidatos só poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões quando faltarem 30 minutos para o fim das provas.

Como fazer a inscrição do Enem

Todas as inscrições devem ser feitas na Página do Participante entre os dias 10 e 21 de maio. É nesse mesmo site que você vai acompanhar sua inscrição, ver seu local de prova e conferir as suas notas.

Você pode entender direitinho o passo a passo da inscrição com o nosso guia de como se inscrever no Enem.

Quanto custa a inscrição do Enem

As inscrições do Enem digital e do Enem impresso custam o mesmo preço: R$ 85. Ao final da inscrição, o sistema gera um boleto que deve ser pago até dia 27 de maio.

O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal, internet banking e aplicativos de bancos. Os candidatos que conseguiram obter a isenção da taxa de inscrição não precisam realizar o pagamento.

Uso de máscaras no Enem 2022

Em virtude da pandemia, o edital do Enem 2022 torna obrigatório o uso de máscaras dependendo do município e estado onde o participante fará a prova. De acordo com o item 9.2, é

“Proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.”

Enem digital

Candidatos que estiverem no último ano do ensino médio ou que já concluíram esta etapa de estudos poderão optar por fazer o Enem impresso ou digital durante o momento da inscrição. O Enem digital nada mais é que a aplicação do Enem através de computadores, substituindo a versão impressa.

Mas isso não significa que os candidatos farão a prova em casa. Assim como a prova impressa, o Enem digital ocorre em escolas e universidades. A única diferença é que os alunos farão as provas em computadores individuais e não receberão o caderno de questões impresso.

Neste ano serão oferecidas 101.100 vagas para os participantes que optarem pela edição digital. No post abaixo você confere em quais cidades a modalidade será aplicada:

Atendimento especializado

Caso precise de algum tipo de atendimento especializado, você deve informar a sua condição durante a inscrição. De acordo com o edital do Enem 2022, as motivações para solicitar recursos especializados são as seguintes:

  • Baixa visão, cegueira ou visão monocular;
  • Deficiência física;
  • Deficiência auditiva ou surdez;
  • Surdocegueira;
  • Deficiência intelectual (mental),
  • Dislexia;
  • Déficit de atenção;
  • Transtorno do espectro autista;
  • Discalculia;
  • Gestante ou lactante;
  • Idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Nesses casos, o Enem oferece alguns tipos de recursos, como, por exemplo, prova em braile, intérprete de Libras e acompanhante para mães em fase de amamentação. Mas, vale a pena conferir no edital todos os tipos de atendimento especializado oferecidos pelo Enem.

Mas, para quem for fazer o Enem digital, apenas alguns recursos de acessibilidade estarão disponíveis. São eles: tradutor intérprete de Libras, prova com letra ampliada e superampliada, tempo adicional e sala de fácil acesso.

Também é importante saber que os participantes que solicitam atendimento para surdez, deficiência auditiva, surdocegueira, dislexia e transtorno do espectro autista têm uma correção especializada da redação.

Como fazer a solicitação de Tratamento pelo Nome Social

As pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente de acordo com sua identidade de gênero (travestis, transexuais ou transgêneros) podem solicitar o Tratamento pelo Nome Social no Enem.

Os participantes que já têm o respectivo nome cadastrado na Receita Federal serão identificados pelo nome social no momento da inscrição. Entretanto, será necessário confirmá-lo na Página do Participante entre os dias 23 e 28 de junho.

Enquanto isso, aqueles que não têm o nome social cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante. 

Além da foto da inscrição do Enem, é necessário apresentar uma cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto. O resultado será divulgado no dia 5 de julho. Caso a solicitação seja negada, é possível pedir recurso no período entre 5 e 10 de julho.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Basicão, Enem, Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel