Enem 2013 – Incrições começam segunda-feira

Confirmado o Edital do Enem 2013. Programe-se e anote na agenda! As inscrições para o Enem 2013 vão de 13 a 27 de maio! Provas serão realizadas em outubro.

Atenção galera, as datas das inscrições e das provas do Enem 2013 foram divulgadas! Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, o ministro da Educação Aloizio Mercadante afirmou que o período de inscrições começa segunda-feira, dia 13 de maio, e termina duas semanas depois, no dia 27 de maio. Organize-se e procure fazer sua inscrição o quanto antes para não perder o prazo!

Os candidatos terão até dia 29 de maio para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 35. Estudantes de escolas públicas ou que sejam de famílias com renda per capta de até um salário mínimo não precisam pagar a taxa.

As provas do Enem 2013 foram agendadas para os dias 26 e 27 de outubro. Segundo Mercadante, neste ano a logística do Enem deve envolver 1.632 municípios brasileiros. O MEC espera que o número de inscritos passe de 6 milhões e que o número de provas impressas chegue a 13,5 milhões.

As regras de correção do Enem 2013 permanecem as mesmas da edição de 2012, segundo o ministro. A diferença estará no maior rigor com a redação. Um item será acrescentado no artigo do edital que determina critérios para que uma redação receba nota zero, afirmando que, a redação “que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada ‘anulada'”. Essa nova regra já estava sendo discutida pela comissão que elabora o edital do Enem, depois que candidatos na última edição do exame escreveram receita de miojo e o hino do Palmeiras em suas provas de redação ganharam notas 560 e 500, respectivamente. Fique atento, esse tipo de atitude agora será punida com nota zero.

Além disso, a primeira competência exigida pela prova de redação, que fala sobre o “domínio da norma padrão da língua escrita”, será cobrada de forma mais rígida. A partir deste ano, para tirar a nota máxima nesta competência, a redação só poderá ter erros de português considerados como uma “excepcionalidade” e quando “não caracterizem reincidência”. O objetivo é evitar que redações com poucos desvios gramaticais ou convenções de escrita recebam a nota máxima na prova.

Por fim, Mercadante afirmou que, para garantir uma correção mais rigorosa, o número de corretores do Enem 2013 vai ser maior que de outras edições. Em 2012, foram contratados 5.692 corretores, 234 supervisores de avaliação, 468 auxiliares e dez subcoordenadores pedagógicos para o processo de avaliar as redações, mas mais de 300 foram afastados por não cumprirem os requisitos de qualidade.

Todas as redações do Enem são corrigidas por duas pessoas, havendo a necessidade de um terceiro corretor para reavaliar provas com notas muito diferentes. Segundo o MEC, agora, sempre que as duas notas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, um terceiro avaliador corrigirá a prova para chegar a nota final. No ano passado, essa tolerância era de 200 pontos. Se a nota em um das cinco competências (que vai de 0 a 200) tiver discrepância de 80 pontos, a redação também vai para o terceiro corretor.

O edital com todas as informações sobre o Enem 2013 será publicado no Diário Oficial de 9 de maio de 2013. Fique ligado no Blog do Enem, logo divulgaremos mais informações, o link do edital, e uma cópia para você!

Enem 2013

Agora que você já sabe mais sobre o Enem 2013, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem