Encceja Nacional 2018 bate recorde, com mais de 1,6 milhão de inscrições

As provas do Encceja Nacional são realizadas somente em um dia e estão agendadas para 5 de agosto

Mais pessoas farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) em 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, registrou 1.695.607 inscrições.

Desse montante, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio.

Encceja Nacional 2018

O Encceja Nacional 2017, que marcou o retorno da certificação do ensino médio para o exame, teve 1.575.561 inscritos, 7,08% a menos que em 2018. As provas serão aplicadas em 5 de agosto, nos turnos matutino e vespertino. Este ano, o Encceja Nacional abrange 592 municípios, 28 a mais que em 2017.

Nome social

O participante inscrito no Encceja 2018 que desejar atendimento pelo nome social pode fazer a solicitação a partir das 10h desta segunda-feira, 30, até 23h59 de sexta-feira, 4 de maio, pela página do participante, no Portal do Inep. A oportunidade de atendimento por nome social para participantes travestis ou transexuais faz parte da política de inclusão e acessibilidade do Inep, que contempla, ainda, os atendimentos específico e especializado em suas avaliações e exames.

Para uso do nome social, o participante deve ter documentos que comprovem a condição que motiva a solicitação dessa categoria de atendimento, como: fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco, sendo que a cabeça deverá estar descoberta, sem acessórios como óculos escuros e/ou artigos de chapelarias; cópia digitalizada (frente e verso) de um dos documentos de identificação oficial com foto; e cópia assinada e digitalizada do formulário, conforme disposto na página do participante. Os documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.

As solicitações aprovadas dão direito ao participante de ser distribuído pelas salas de aplicação de acordo com seu nome social, e não pelo nome oficial. O participante com a solicitação aprovada também terá todos os documentos relacionados à aplicação identificados com o nome social. Na sequência há um período de recursos de cinco dias úteis. Também está aberto o período para solicitação de atendimento pelo nome social.

Encceja e Enem

Os participantes que almejam a certificação do ensino médio também poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, cujas inscrições custam R$ 82 e estarão abertas de 7 a 18 de maio. Isso será possível porque o Inep divulgará os resultados do Encceja 2018 a partir de outubro. Quem conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e fizer o Enem poderá concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2019.

Exterior e PPL

Além do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade (PPL) – no Brasil, em 18 e 19 de setembro; no exterior, entre 17 e 21 de setembro. Os editais dessas aplicações serão publicados em maio.

Clique aqui para saber mais sobre as inscrições do Encceja 2018. Confira o passo a passo preparado pelo Blog do Enem.

As provas e gabaritos referentes ao Encceja 2017 podem ser acessadas aqui.

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Destaques, Encceja Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel