Pequenos detalhes que podem te ajudar na hora do Enem 2012
2012 foi um ano de mudanças nos processos seletivos. Seja no Enem, vestibulares ou concursos públicos, é a hora de você colocar de vez em sua cabeça as novas regras gramaticais da Reforma Ortográfica. E o Enem 2012 não será diferente. Foi pensando em você, que se preocupa muito com sua escrita, que nós do Blog do Enem trazemos uma lista completa das principais mudanças:
Trema – O simpático simbolo colocado na vogal “u”, foi abolido de vez de nosso vocabulário. E no Enem 2012, nada de usá-la, hein?
Acentos em vogais abertas – Aqui é simples, e também bem prático, já que aparece em muitas palavras de nosso cotidiano. Com a nova regra, paroxítonas terminadas em “a”, “e” e “o” não levam mais acentos. A palavra “ideia” é um dos exemplos mais citados.
Hífen – Das mudanças que aconteceram com o Novo Acordo Ortográfico, o hífen com certeza foi o mais complexo. Como foi bem dito no Portal Universidade:
“Para não errar com o hífen, Perina indica uma estratégia usada em física, que é a da atração e repulsão de cargas positivas e negativas: cargas opostas (positivo e negativo) se atraem da mesma maneira como duas palavras que terminam com letras diferentes se juntam, por exemplo, “autoajuda” e “semiextensivo”. Porém, se o prefixo (primeira palavra) termina com uma letra e o sufixo (segunda palavra) começa com a mesma letra, elas se repelem, como em “micro-ondas” e “eletro-ótica”. O mesmo serve para as palavras que começam com a letra “h”, como em “anti-hibérico” ou “sub-humano”. O professor explica, porém, que essa estratégia é um simplificação das regras, mas que na maioria das vezes pode ajudar os alunos a evitarem o erro. ”
Fique ligado também nas variações linguísticas. Para evitar surpresas, nada melhor que consultar provas antigas, percebendo o estilo de escrita das provas. O Enem 2012 pode apresentar muitos elementos de provas anteriores…
As dúvidas ainda povoam sua mente? Fica tranquilo, clicando AQUI você pode consultar o Novo Acordo Ortográfico.
Fique por dentro do calendário Enem 2012
– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;
– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;
– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.
Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.
Nossas redes sociais são:
Facebook: /RedeEnem
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Passaporte
Google+ : Rede Enem
Boa sorte e bons estudos.
Fonte: Portal Universidade.