Enem 2012 – Fique ligado nas novas regras gramaticais

Pequenos detalhes que podem te ajudar na hora do Enem 2012

2012 foi um ano de mudanças nos processos seletivos. Seja no Enem, vestibulares ou concursos públicos, é a hora de você colocar de vez em sua cabeça as novas regras gramaticais da Reforma Ortográfica. E o Enem 2012 não será diferente. Foi pensando em você, que se preocupa muito com sua escrita, que nós do Blog do Enem trazemos uma lista completa das principais mudanças:

Trema – O simpático simbolo colocado na vogal “u”, foi abolido de vez de nosso vocabulário. E no Enem 2012, nada de usá-la, hein?

Acentos em vogais abertas – Aqui é simples, e também bem prático, já que aparece em muitas palavras de nosso cotidiano. Com a nova regra, paroxítonas terminadas em “a”, “e” e “o” não levam mais acentos. A palavra “ideia” é um dos exemplos mais citados.

Hífen – Das mudanças que aconteceram com o Novo Acordo Ortográfico, o hífen com certeza foi o mais complexo. Como foi bem dito no Portal Universidade:

Para não errar com o hífen, Perina indica uma estratégia usada em física, que é a da atração e repulsão de cargas positivas e negativas: cargas opostas (positivo e negativo) se atraem da mesma maneira como duas palavras que terminam com letras diferentes se juntam, por exemplo, “autoajuda” e “semiextensivo”. Porém, se o prefixo (primeira palavra) termina com uma letra e o sufixo (segunda palavra) começa com a mesma letra, elas se repelem, como em “micro-ondas” e “eletro-ótica”. O mesmo serve para as palavras que começam com a letra “h”, como em “anti-hibérico” ou “sub-humano”. O professor explica, porém, que essa estratégia é um simplificação das regras, mas que na maioria das vezes pode ajudar os alunos a evitarem o erro.

Fique ligado também nas variações linguísticas. Para evitar surpresas, nada melhor que consultar provas antigas, percebendo o estilo de escrita das provas. O Enem 2012 pode apresentar muitos elementos de provas anteriores…

Enem 2012

As dúvidas ainda povoam sua mente? Fica tranquilo, clicando AQUI você pode consultar o Novo Acordo Ortográfico.

Fique por dentro do calendário Enem 2012

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.

Fonte: Portal Universidade.