Desenvolvimento Sustentável no século XXI – Aula de Ecologia para o Enem

Muito ainda falta para a preservação do Meio Ambiente, a reciclagem do lixo e a redução dos impactos da ação humana sobre a Natureza. Caso nada seja feito será praticamente impossível impedir a degradação ambiental. Para mandar bem no Enem você deve saber também as práticas de Desenvolvimento Sustentável para o século XXI.

Um dos assuntos mais recorrentes em todas as provas do Enem diz respeito à Ecologia. Por ela, pode-se estudar conceitos da química, da biologia, da geografia, da física e de vários assuntos de atualidades.

Segundo o portal Universia, Ecologia foi um dos assuntos que mais caíram na prova. É claro, você deverá estar muito atento a esse tema para o Enem. Mas como você estudará ecologia para sua prova?  Fique com a gente e saiba tudo sobre um importante assunto para o Enem: o Desenvolvimento Sustentável!

Preservar o Meio Ambiente é muito importante e o Desenvolvimento Sustentável está aí para isso: usar os recursos naturais de forma consciente! Veja abaixo, para o Enem, como se organizam os três pilares da preservação ambiental sob a lógica da política sustentável:

  1. Sustentabilidade Ambiental
  2. Sustentabilidade Sócio-Política
  3. Sustentabilidade Econômica

Ecologia Enem - Desenvolvimento SustentávelVeja um resumo online com os aspectos mais importantes sobre Sustentabilidade para as provas do Enem, do Encceja, e dos Vestibulares.

Sustentabilidade Sócio-Política 

Centra-se no equilíbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como sócio-econômica. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.

Sustentabilidade Econômica

Enquadrada no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais.

Aos conceitos tradicionais de mais valias econômicas são adicionados como fatores a ter em conta, os parâmetros ambientais e sócio-econômicos, criando assim uma interligação entre os vários setores.

Assim, o lucro não é somente medido na sua vertente financeira. Mas igualmente na vertente ambiental e social. O que potencia um uso mais correto quer das matérias primas, como dos recursos humanos.

Há ainda a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais. Sejam eles minerais, matéria prima como madeira ou ainda energéticos. De forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos.

Ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento. Sendo introduzidos elementos como nível ótimo de poluição ou as externalidades ambientais, acrescentando aos elementos naturais um valor econômico.

Sustentabilidade Ambiental 

Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos.

Tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

Aulas Gratuitas sobre Sustentabilidade

Veja abaixo duas aulas complementares para o tema da Sustentabilidade Ambiental. A primeira aula é com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito. Ela vai mostrar para você como as espécies constroem um equilíbrio ambiental.

A segunda aula complementar é do professor Charles Camillo,  que mostra direitinho o que é Desenvolvimento Sustentável, sua história e as implicações para o Brasil atual. Para o Enem, veja como isso se repercute no presente e se repercutirá nas próximas gerações caso nada seja feito.

Atente-se para a relação entre a preservação do Meio Ambiente, a recuperação de áreas degradadas e o uso consciente da Natureza para subsistência do ser humano.

 

Gostaram da explicação sobre Desenvolvimento Sustentável? Que tal treinar um pouco seus conhecimentos sobre preservação do meio ambiente para o Enem? Vamos lá?

EXERCÍCIOS

(UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:

a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.

c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

RESPOSTA: Letra D. O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo. No entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel