Enem 2013 – Saiba tudo sobre a Elefantíase para sua prova de Ciências!

O Enem 2013 exige que o candidato saiba sobre doenças e programas de saúde, certo? Então, vamos estudar a Elefantíase para sua prova de Ciências da Natureza.

Para você se dar muito bem no Enem 2013, vamos revisar uma dica quentíssima aqui do Blog do Enem: tudo sobre a Elefantíase. Por se tratar de algo que envolva a biologia e saúde, este assunto poderá cair na prova de Ciências da Natureza. Fique atento a excelente a explicação sobre o assunto para que você não fique com dúvida e tire nota mil nessa matéria.

Segundo o professor Chico, da Rede Passaporte Educacional, a elefantíase, “conhecida também como filariose, é causada pelo verme (nematelminto) Wunchereria bancrofti. O agente transmissor (vetor) dessa doença é o mosquito Culex. A picada do mosquito contamina o sangue do hospedeiro com as larvas. As larvas migram para o sistema linfático, onde tornam-se adultos, e reproduzem-se”. Para seu Enem 2013, veja na imagem abaixo como é o ciclo dessa doença tão comum em regiões de pouca higiene, como em regiões sem saneamento básico.

Dicas EnemMas como os vermes agem para que essa doença chega nesse aspecto de elefante? Os vermes bloqueiam os vasos linfáticos, impedindo a drenagem da linfa. Essa linfa acumula-se deformando os membros, principalmente as pernas, fincando com essa forma de trompa de elefante. É por causa disso que a doença, vulgarmente, é chamada de elefantíase. Sacou como é? Já consegue se sair bem no Enem 2013 caso caia esse assunto?

Filariose

Para o tratamento da filariose, você deve saber que são usados medicamentos e cirurgias. A prevenção é realizada contra o mosquito Culex através do uso de cortinadosinseticidas e redução da exposição da pele ao mosquito, sem contar que manter a higiene dos locais de proliferação do inseto e de seus arredores evita a reprodução do transmissor. Veja abaixo o mapa da doença pelo mundo e pelo brasil. Essa informação é muito importante para você se dar bem no Enem 2013.

Elefantíase - Enem 2013
Mapa da Filariose – ou Elefantíase – pelo mundo. Dados de 2003.

Entenderam galera como essa doença é prejudicial ao ser humano e como é recorrente nas regiões tropicais de pouca higiene? Devido a isto, estudá-la não só para o Enem 2013, mas para conhecimento da vida pode ser algo muuuito importante para todos nós. Para você sair muito bem no Enem 2013, poderá ter mais informações sobre essa doença, quais são os sintomas, e referências para saber mais, clique aqui e seja expert em filariose – ou elefantíase.

Enem 2013

 

Agora que você já sabe tudo sobre Elefantíase para o Enem 2013, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel