Enem 2013 é adotado pelas 59 universidades federais do país

Exame Nacional do Ensino médio bate recorde de inscrições e pela primeira vez tem total adesão das universidades federais

Se fosse menina, este ano o Enem estaria fazendo uma super festa de debutante! Com certeza o Prouni, o Fies e o Sisu estariam lá, de pé, aplaudindo o Exame Nacional do Ensino Médio pelos seus 15 anos de existência.

E o presente por esta data tão simbólica não poderia ser melhor. Este ano, na 15ª edição do Enem, será a primeira vez em que todas as 59 universidades federais do Brasil usarão a prova como processo seletivo ou como parte do processo de seleção dos estudantes.

Esta mudança que recebe o Enem 2013 nos faz pensar na importância e credibilidade que a prova vem adquirindo deste sua criação. Quando somos crianças, escorregamos, caímos e erramos até aprender. Pois sabia que com o Enem não foi diferente. Ninguém deu muita bola para a primeira edição da prova, lá em 1998, pois até 2008 ela servia mais para “medir” o nível da educação no ensino médio no Brasil, do que para qualquer outra coisa.

Na época, a prova possuía apenas 63 questões mais a redação, e era tudo aplicado em um dia só. Foi a partir de 2009 que o Mec resolveu dar uma renovada no estilo da prova e a transformou no modelo que conhecemos hoje, com 180 questões mais a redação, e aplicada em dois dias.

 Dica 1: Curso grátis orienta você a se preparar para se dar bem no Enem – https://blogdoenem.com.br/curso-gratis-enem-fabrico/

Foi a partir de 2009 também que o Enem passou a ser comparado ao vestibular e, com o passar do tempo, até o substituindo e sendo indispensável para ingressar em programas como o Prouni, Fies e Sisu. Cada vez mais o Mec vem investindo no exame, seja em questões de segurança (lembre-se que já houve roubo de provas, gabaritos, e outras escorregadas), seja na qualidade da aplicação e correção das provas.

Este ano o Enem atingiu o recorde de 7,1 milhões de inscritos, e cada vez mais o exame vem se tornando o caminho de entrada para a formação superior. E a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio só tende a crescer, onze universidades federais que hoje utilizam o exame como parte do processo seletivo, já manifestaram interesse oficial em aderir ao Sisu em 2015.

Que tal aproveitar os 15 anos do Enem para arrasar na prova e entrar em uma universidade federal pelo Sisu? Aproveite as nossas dicas e força na cachola!

 Dica 2: Simulado Enem – prepare-se para a prova com o Geekie Games – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-simulado-geekie-games/
 Dica 3: Apostilas para Revisão Enem gratuitas. Veja para todas as matérias – https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
 Dica 4: Sisu 2013 – Vamos entender como funciona o programa? – http://blogdosisu.com.br/2013/03/02/sisu-2013-programa/

 

Enem + Sisu

 

Curso Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem