Veja os gráficos e os movimentos notáveis na Física do Enem

MRU; MRUV; MCU; MCUV e outras siglas com os Movimentos Retilíneos ou com os Movimentos Circulares estão sempre aparecendo nas provas do Enem. Veja como interpretar os gráficos agora!

Em algumas questões na prova do Enem podem ser apresentados gráficos que descrevem os movimentos de um corpo ou objeto. Você pode encontrar gráficos simples, com movimentos uniformes (resumo aqui de gráficos de movimentos uniformes), ou você pode encontrar gráficos mais complexos, com o Movimento Uniformemente Variado.

  • As siglas você lembra, claro:
  • MU – Movimento Uniforme
  • MUV – Movimento Uniformemente Variado
  • MRU – Movimento Retilíneo Uniforme
  • MRUV – Movimento Retilínero Uniformemente Variado
  • MC – Movimento Circular
  • MCU – Movimento Circular Uniforme
  • MCUV – Movimento Circular Uniformemente Variado.

 

Movimentos Uniformemente Variados

O movimento que mais devemos conhecer para realizar a prova do Enem é o movimento uniformemente variado.  Neste tipo de movimento, a aceleração é constante e não nula.

Logo, com aceleração constante, haverá uma mudança regular no valor da velocidade. Ou, melhor dizendo, em intervalos de tempos iguais ocorrerão variações de velocidade iguais.

Resumo sobre Movimento Uniformemente Variado

Confira agora com o professor Márcio Rossetto, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido para você lembrar deste conteúdo de Movimentos.

Como você acompanhou na aula, quando um movimento acontece com aceleração constante, então será considerada em sua formula a componente aceleração, sendo a formula igual a S=S0 + V0t + at²/2, como a velocidade se altera, a fórmula pede a velocidade inicial V0 e a aceleração a aplicada ao corpo. Sainda representa o espaço inicial e t o tempo.

Quer ver mais sobre os Movimentos? Confira aqui uma aula complementar, para aumentar suas chances de uma boa nota no Enem.

De posse dessas informações sobre o movimento, vamos descrever os gráficos que podem ser apresentados na prova do Enem.

1 – Gráfico Espaço x Tempo no movimento uniformemente variado

O grafico de espaço (S) X tempo (t) num movimento uniformemente variado é representado por um parábola.Enem 2013Enem 2013Um gráfico com a parábola com concavidade para cima representa um movimento de aceleração positiva. No movimento uniformemente variado, a aceleração é constante, mas a velocidade não.

Para encontrar a velocidade em determinado instante t, devemos traçar uma reta tangente ao gráfico, se a inclinação é para cima, a velocidade é positiva (movimento acelerado), se a inclinação é para baixo a velocidade é negativa (movimento retardado).Enem 2013

É importante dizer que na prova do Enem podem aparecer apenas segmentos destes gráficos.

2 – Gráfico Velocidade x Tempo de um movimento uniformemente variado

Um ponto importante na interpretação desse gráfico, é que no instante t =0 encontramos, no gráfico, o valor de V0, que é o ponto onde a reta toca o eixo da velocidade.

Vamos lembrar, como dito anteriormente, a inclinação do gráfico de Velocidade X tempo dá informações sobre a aceleração. No caso no movimento uniformemente variado a velocidade muda com o tempo, não é mais uma reta sem inclinação (aceleração nula).

Se a inclinação é para cima, a aceleração é positiva. Este tipo de movimento é chamado de movimento acelerado, pois a aceleração aumenta o valor da velocidade.aula 3D

Se o gráfico de velocidade X tempo apresentar uma inclinação para baixo, a aceleração é negativa. Esta aceleração negativa, significa que o objeto está sendo “freado”, e assim sua velocidade diminui de valor. E então este movimento é chamado de movimento retardado.aula 3E

3 – Gráfico Aceleração x Tempo de um movimento uniformemente variado

No movimento uniformemente variado, a aceleração é contante. Logo um gráfico de aceleração (a) X tempo (t) será uma reta sem inclinação. A posição da reta no gráfico de aceleração X tempo, nos dará informações sobre o tipo de movimento.

O movimento é acelerado quando apresenta aceleração positiva, logo a reta do gráfico estará posicionada no eixo positivo da velocidade.aula 3F

Ou se o movimento é retardado apresenta aceleração negativa, logo a reta estará posicionada no eixo negativo do eixo da aceleração.aula 3G

Resumo de MCU – Movimento Circular Uniforme

Confira agora com o professor Rossetto o que acontece quando o problema que cai nas provas para você resolver é sobre MCU – Movimento Circular Uniforme:

O movimento circular uniforme (MCU) consiste num tipo de movimento de trajetória circular em que o módulo da velocidade é constante, variando apenas a direção e o sentido do vetor velocidade, uma vez que o somatório das forças no corpo é não nulo apenas na componente normal.

Vem revisar com esta aula do professor Márcio Rossetto esse conteúdo para o Enem!

EXERCÍCIOS sobre os Movimentos Notáveis na Física:

(Enem, 1998) – Em uma prova de 100 metros rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:

aula 3H

Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a Velocidade do corredor é aproximadamente constante?

a) Entre 0 e 1 segundo
b) Entre 1 e 5 segundos
c) Entre 5 e 8 segundos
d) Entre 8 e 11 segundos
e) Entre 12 e 15 segundos.

 RESPOSTA

 Letra C. Sabemos que para um gráfico de velocidade X tempo descrever uma velocidade constante, ela deve apresentar uma reta sem inclinação. No gráfico do exercício, a região que melhor se aproxima de uma reta sem inclinação corresponde a alternativa C. 

Enem 2013

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel