Enem 2013 – Média de inscrições cai para 33.300 candidatos por hora

Nas primeiras três horas foram 300 mil candidatos. Mas, nas 21 horas seguintes, apenas mais 500 mil. Veja também como fazer a inscrição no Enem 2013.

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão vinculado ao MEC e responsável pelo ENEM 2013 divulgou o primeiro balanço de 24 horas de inscrições. O volume de cem mil inscritos por hora registado logo na abertura do sistema, às dez da manhã de segunda-feira, foi caindo ao longo do dia. Na média do primeiro dia ficou em 33.300 candidatos por hora.

Às 10 horas desta terça-feira, 14 de maio, o sistema computava cerca de 800 mil candidatos já inscritos no ENEM 2013.  A previsão do MEC é chegar a 6,1 milhão de candidatos, mas o Blog do Enem aposta em 6,4 milhões. A página de inscrições no site do INEP vai fechar no dia 27 próximo, às 23h59. E, aviso importante: Não haverá prorrogação!

O INEP chama a atenção para os seguintes pontos:

1 – Taxa de Inscrição – Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição do Enem 2013, de R$ 35, deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

2 – Calendário – As provas do Enem 2013 serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

3 – Para que serve? – O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

4 – Oportunidades pelo Enem – O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. (Fonte: Site do Inep. www.inep.gov.br)

 

Para facilitar a sua vida e reduzir a margem de erros, o Blog do Enem preparou uma bateria de orientações e dicas para você. Veja a seguir:

A – Link direto para as inscrições e orientação passo a passo de como fazer tudo certo:

https://blogdoenem.com.br/enem-2013-passo-a-passo-inscricao/

B – Como solicitar a isenção de taxa de inscrição: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-declarar-carencia/

C – O que é e para que serve o Enem: https://blogdoenem.com.br/category/o-que-e-2/

D – As questões que mais caem em todas as provas: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/

 

Enem 2013

Agora que você já sabe mais sobre o Enem 2013, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies 
– Blog do Prouni
 
– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Enem
Google+ : Rede Enem