Elementos da Comunicação Humana: emissor, mensagem e receptor

Mandar bem no Enem exige um bom desempenho em Português: dominar os Elementos da Comunicação Humana ajuda você na interpretação de Textos na hora da Redação também.

O que você vai aprender nesta aula tem tudo a ver com um comportamento fundamental à vida em  sociedade. Veja os Elementos da Comunicação Humana e os fenômenos da liguagem.

Entenda como funciona a comunicação humana através de seus elementos.  Já na parte da Linguagem, Língua e Palavra, vamos estudar quais a diferenças entre elas e como estão relacionadas ao ato de comunicar!

Qual a diferença entre Linguagem, Língua e Fala/Palavra?

 Sabemos que a comunicação, ou o ato de comunicar, é comum a todos os animais (seres humanos, abelhas, formigas, gatos, cachorros, entre outros) e que foi por causa dela que a civilização humana pode se desenvolver, além dos outros seres vivos, até os dias atuais. Certo?  Você que é ligado no Enem, deve estar se perguntando: mas se tanto as abelhas quantos os seres humanos tem a capacidade de comunicação entre si, como o Homem se desenvolveu mais?

No processo de comunicação, trabalhamos a linguagem através do(s) código(s), da mensagem, do canal e do contexto entre o emissor e o receptor.

Mas, o que é linguagem? Linguagem é a capacidade humana formada por regras (ou leis) combinatórias e códigos diversos materializados na mensagem pelo canal. Entenderam? Já conseguem ‘arrasar’ e ser nota 1000 no Enem? Veja agora As Funções da Linguagem:

Aula Gratuita: As Funções da Linguagem

A linguagem vai muito além do que imaginamos sobre ela.  Confira com a professora Jéssica Fiorini como funcionam os Figuras de Linguagem na comunicação Humana.

A comunicação humana apresenta determinadas funções dentro do processo comunicativo que dependem de muitos fatores, como o contexto empregado, a pessoa que fala, sobre o que se fala e como se fala.

Todo ato de comunicação envolve seis componentes essenciais, que você vai ver logo em seguida quais são eles nos Elementos da Comunicação Humana. E, toda comunicação também  reúne em si uma forma de expressão que pode configurar uma Linguagem Conotativa ou uma Linguagem Denotatativa. Veja:

Os componentes da Comunicação

  1.  – o emissor (o responsável pelo discurso);
  2.  –  o receptor ou interlocutor (a quem o discurso se destina);
  3.  – a mensagem (o conteúdo do discurso);
  4.  – o código (a linguagem que permite a comunicação);
  5.  – o canal (o meio físico que conduz a mensagem); e,
  6.  – o referente (o assunto).

Os enunciados produzidos em uma situação de comunicação apresentam uma intencionalidade, que está relacionada à situação: quem e o que comunica, para quem e com que finalidade.  Se você quiser ver em detalhe, confira aula sobre cada um dos Elementos da Comunicação Humana.

O Conceito de Língua:

  • O conceito de língua é muito diversificado, mas para você se sair bem no Enem, deve-se ater às seguintes definições:
  • a)     A língua é um tipo de código;
  • b)    Também pode ser entendida como um conjunto de variedades (vamos ver isso em nossa próxima aula sobre variedades linguísticas);
  • c)     Ou, então, como a materialização individual do pensamento humano.

A Comunicação humana e a palavra

Ih, e onde entra o conceito de fala e palavra? Para você se dar bem no Enem, a fala está inserida dentro da língua, ou seja, para você entender melhor, a língua representa o sistema de um determinado tipo de linguagem – a verbal.

A fala representa a forma que essa língua é processada ou representada por um indivíduo. Mas não ache que a fala é a única forma de representação de uma língua, temos também a escrita

A fala e a escrita estão inseridas no que chamamos de linguagem verbal, isto é, um determinado conjunto de signos linguísticos que, juntamente com um conjunto de leis combinatórias, podem representar a decodificação do pensamento humano.

Essa decodificação se dá pela palavra tanto falada, quanto escrita. A fala é verbalizada através de uma sequência de sons vocais – os fonemas – e a escrita é verbalizada pela representação gráfica – as letras. E ae? Já conseguem verbalizar SUCESSO no Enem?

 

Os Elementos da Comunicação Humana:

Veja Emissor e Receptor; Mensagem, Código, Canal e Contexto:

Na aula do “Palavra Puxa Palavra”, podemos ver corretamente quais são os Elementos da Comunicação Humana e como funciona todo o processo.

Confira os Elementos da Comunicação:

  1. Emissor
  2. Receptor
  3. Mensagem
  4. Código
  5. Canal
  6. Contexto

Como funciona a comuncação humana?

Entenda como estes elementos atuam e se intercomunicam muitas vezes de forma instantânea, e provocando modificações dentro do próprio ato de comunicar.

Para você entender melhor e ser nota 1000 no Enem, assista abaixo como funciona esse processo da comunicação humana. 

 Como você viu na aula do “Palavra Puxa Palavra”, a comunicação humana possui elementos fundamentais ao ato de comunicar: Emissor, Receptor, Código, Mensagem, Canal e Contexto.

O desenvolvimento da raça humana se deu devido à melhoria do código, isto é, nós, seres humanos, conseguimos ampliar nosso leque de possibilidades: o verbal (a fala, a escrita) e o não-verbal (os gestos, a dança, os desenhos,  a LIBRAS , entre outros). Cada componente, à sua maneira, faz parte dos Elementos da Comunicação Humana.

Para o Enem, você deve entender que foi o signo verbal – mas não só ele – a principal diferenciação do ser humano entre todos os animais.

EXERCÍCIOS para detonar nos Elementos da Comunicação Humana no Enem!

Para que você se saia bem no Enem, tente resolve os seguintes exercícios:

1)    O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) o telefone
d) o código
e) o atraso

2)    Assinale a alternativa incorreta:

a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos,

formados de palavras, desenhos, números etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.

3)    Podemos afirmar que Referente, ou contexto, é:
a) quem recebe a mensagem.
b) o assunto da mensagem.
c) o que transmite a mensagem.
d) quem envia a mensagem.
e) o código usado para estabelecer comunicação.

RESPOSTAS:

 1)    C – Telefone

O Canal sempre será o meio, material ou não, em que a mensagem será transmitida.

2)    B – Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.

Para que o receptor entenda a mensagem enviada pelo emissor, isto é, para que haja comunicação é necessário que ambos usem o mesmo código, o mesmo tipo de linguagem.

3)    B – O assunto da mensagem.

O Referente, ora também conhecido como Contexto, é a que a mensagem se refere – por isso o nome REFERENTE –, isto é, seu assunto.

 Linguagem

Quem preparou esta aula de Língua Portuguesa Enem (na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) foi o professor Samoel Raulino, que dá aulas em Florianópolis.