Manifestações podem ser tema da Redação, mas não de atualidades

Questões do Enem devem passar por testes e avaliações, o que torna difícil a inclusão da temática na edição deste ano. Redação é exceção!!!

Todos os dias recebemos pedidos de dicas de temas de redação e o que pode cair no Enem. Não existe uma bola de cristal que nos diga exatamente as atualidades ou temas de redação que poderão aparecer no exame, mas o fato é que temos algumas pistas.

Dica 1: Tudo sobre a Redação no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: https://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Para ser uma questão do Enem, o assunto deve estar bem posicionado na sociedade, e as questões que são elaboradas a partir dele, devem ser testadas e aprovadas. Com isso o processo de criação e validação deve ser respeitado. Para chegar ao exame, as perguntas são desenvolvidas por especialistas recrutados e treinados pelo Inep (órgão responsável pelo exame). Esses profissionais desenvolvem uma série de questões para o Enem, que passam posteriormente por um avaliação super criteriosa, até que sejam, enfim, pré-testadas.

Com esse processo, é possível identificar uma série de possíveis falhas nas perguntas. Nesse momento elas também elas são separadas por dificuldade, e só assim passam a pertencer ao Banco Nacional de Itens, onde poderão ser usadas no Enem. Lembramos que o Inep ainda não se pronunciou diretamente sobre o assunto, mas se imagina que o exame já está pronto, com todas as suas questões escolhidas, testadas e aprovadas.

Dessa forma, devemos ter alguma questão relevante aos propostos iniciados nesse ano, somente no Enem 2014. Então não ache que você está livre do assunto, mantenhas-se informado! Leia sobre as causas, histórico e o que ocasionou essa mobilização nacional. E lembre-se: a questão é muito maior que os 20 centavos!!!

Redação pode ter sim surpresas…

Diferente das questões de múltipla escolha, onde o processo é mais burocrático, na redação a questão é mais flexível. Os textos que dão base a prova podem ser mais recentes, o que sinaliza um possível aparecimento dos atuais protestos.

Enem 2013

Confira o Simulado Enem 2013 – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: Diário do Litoral.