Tabela Periódica: a Classificação e as Propriedades dos Elementos Químicos

Confira as principais características da Tabela Periódica. Aprenda os fundamentos para a Classificação dos Elementos Químicos a partir de suas Características e Propriedades. Vale para o Enem, o Encceja, e os Vestibulares. Vem!

Você já está se preparando para o Enem, certo? Mas, e a Tabela Períódica, ela é ‘sua amiga’ ou desperta o terror? Muita gente perde pontos só porque ‘pensa’ que não entende a Classificação dos Elementos Químicos. Vem com o Blog do Enem  para superar esse medo todo e mandar bem.

Como critérios para a classificação dos elementos químicos dentro da Tabela Periódica de Mendeleev, utilizam-se as semelhanças entre as suas propriedades físicas e químicas, que estão associadas ao número de elétrons na camada de valência. Esta é a formulação que gera os padrões da Tabela Periódica. Achou complicado? Vamos traduzir para você mandar bem no Enem e no Vestibular.

Desde o início do século XIX, várias tentativas, sem grande sucesso, foram feitas para organizar os elementos. O trabalho mais detalhado foi feito em 1869, na cidade de São Petersburgo, pelo químico russo Dmitri Mendeleev (1934 – 1907).

A origem da Tabela Periódica – Este químico classificou os elementos químicos em ordem crescente de massa atômica, respeitando as propriedades químicas.  6783.pngCom o conhecimento da estrutura atômica, ficou demonstrado que a identidade de um elemento químico está relacionada com o seu número de prótons. Isso implicou numa reformulação da Tabela Periódica. Veja na imagem acima a atual da Tabela Periódica:

A Tabela Periódica atual

Dentre os 109 elementos conhecidos, temos os naturais, que constituem a matéria do nosso mundo físico, e os artificiais, que foram obtidos em laboratórios de pesquisa nuclear. Existem cerca de 1730 elementos atualmente. Esse número compreende os isótopos de todos os átomos.

Os Períodos

Denomina-se período cada uma das linhas da tabela. O número do período corresponde ao número de camadas ocupadas pelos elétrons. No Primeiro Período, eletrons até à 1ª camada. No Segundo Período, elétros até à 2ª Camada, e assim por diante. Daí termos sete períodos. Veja: Observe na imagem acima como você pode ‘ler e interpretar’ a Tabela Periódica.

As Famílias da Tabela Periódica

As dezoito colunas da tabela são denominadas famílias ou grupos. Os elementos que pertencem a uma mesma família apresentam propriedades químicas semelhantes, pois possuem a mesma quantidade de elétrons na ultima camada.

Modernamente, as famílias são numeradas de 1 a 18, eliminando-se o uso das letras. Observamos na tabela que as famílias são designadas pelas letras A e B.

As Famílias indicadas pela letra A e a família zero recebem denominações especificas. Veja:

Família 1 (1A): metais alcalinos
Família 2 (2A): metais alcalinos terrosos
Família 13 (3A): família do Boro
Família 14 (4A): família do carbono
Família 15 (5A): família do nitrogênio
Família 16 (6A): calcogênios
Família 17 (7A): halogênios
Família 18 (0): gases nobres

Aulão Gratuito de Tabela Periódica

– Veja uma aula show para você nunca mais esquecer as Características Principais da Tabela Periódica:

Veja os Fundamentos da Tabela Periódica:

A Tabela Periódica permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes.

Os Fundamentos da Tabela Periódica:

  •  Os elementos químicos estão ordenados da esquerda para a direita, em ordem crescente de numero atômico (ex: H (z=1), He (z=2), Li (z=3), Be (z=4) …)
  •  A linha vertical ou coluna na tabela periódica corresponde a uma família ou grupo de elementos químicos que apresentam uma regularidade na variação de propriedades químicas e físicas e mesmo número de elétrons na sua camada de valência. Por exemplo: Os elementos da família 1, 2 e de 13 a 18, que eram antigamente representados pelos grupos 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, 7A, e 8A apresentam 1, 2, 3, 4, 5, 6,7 e 8 elétrons na sua camada de Valência, respectivamente.
  •  Existem dois tipos diferentes de grupos, o dos elementos representativos (representados pelos grupos 1A a 8A) e o dos elementos de transição (localizados na região central da tabela periódica). Os lantanídeos e os actinídeos são conhecidos como elementos de transição interna.
  • O desenho abaixo apresenta a tabela periódica. Agora, leia novamente os fundamentos e vá relacionando a leitura com a imagem da Tabela.

Tabela Periódica Enem

 

Gostou da explicação sobre as características da tabela periódica? Assista agora outro vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan explica mais sobre a tabela periódica e a localização dos seus elementos. Não deixe de conferir!

Hidrogênio – O elemento químico mais abundante

O hidrogênio é diferente de todos os outros elementos e deveria ser colocado isoladamente na tabela periódica, portanto deveria ser colocado isoladamente na tabela; contudo, ele aparece na família 1A por apresentar um elétron no subnível s na sua única camada. Na imagem a seguir veja aula gratuita sobre os três isótopos do Hidrogênio: Prótio, Deutério, e Trítio.

hidrogênio d
Confira aula gratuita sobre os Isótopos do Hidrogênio

Em certas tabelas o elemento hidrogênio está colocado na família 7A pois ele é um não-metal.  A família 8B corresponde a três colunas: famílias 8, 9, 10. Depois temos a 3 (3B), 4 (4B), 5 (5B), 6 (6B), 7 (7B), 11 (11B) e 12 (12B).   Veja uma aula completa sobre os Isótopos do Hidrogênio, e as características do Elemento que está na água e que pode ser o combustível ecológico do futuro.

Dica do Blog – Para gabaritar em Química no próximo Enem, relembre nesta aula os modelos atômicos e as partículas fundamentais, como o Átomo. Revisão desde o modelo de Demócrito e Leucipo, John Dalton, Thomson, Rutherford, e Niels Bohr:modelos atômicos

Subdivisão da Tabela Periódica

Uma outra classificação que pode ser atribuída aos elementos químicos é quanto as suas propriedades.

Metais: Apresentam brilho, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis, apresentam dureza e tenacidade, possuem densidade e pontos de fusão e ebulição altos.
Semimetais: São elementos que apresentam propriedades intermediárias entre os metais e os não-metais (possuem pouca tendência a perder elétrons e formar cristais como os metais, não são bons condutores de eletricidade e calor).
Não-metais: Não apresentam brilho, dão origem a substâncias moleculares, não apresentam maleabilidade e possuem na sua maioria pontos de fusão e ebulição baixos.

Configuração eletrônica da Tabela Periódica

 Se o subnível mais energético é o s ou o p da ultima camada, dizemos que o elemento é representativo; famílias do grupo A. Neste grupo podemos localizar os elementos na tabela partindo do número de elétrons que o elemento possui na última camada.

Ex: 11Na = 1s2 2s2 2p6 3s1 3 elétrons na última camada = família 3A

Se o subnível mais energético é o d da penúltima camada, dizemos que o elemento é de transição externa. Entretanto, se o subnível mais energético é o f da antepenúltima camada, dizemos que o elemento é de transição interna.

Como conseqüência da distribuição dos elementos na tabela periódica segundo o número atômico, as propriedades químicas e a configuração eletrônica, podemos caracterizá-los sob um novo aspecto.

Localização de um elemento na tabela periódicafigura_23.jpg

Conhecendo um pouco sobre distribuição eletrônica e organização da tabela periódica, é possível você localizar a maioria dos elementos químicos.

Exemplo: Um elemento X com número atômico 12:  1s2 2s2 2p6 3s2

a sua última camada de energia é a 3ª, então esse elemento está no 3º período.
possui 2 elétrons na última camada, então está na família 2A.
nos elementos de transição, o número de elétrons deverá ser visto nos subníveis d caso seja transição externa e f transição interna.

Aula Gratuita sobre Tabela Periódica

Antes de fazer os exercícios abaixo complete a sua revisão sobre as Propriedades dos Elementos Químicos e a organização da Tabela Periódica com este vídeo do professor Salman Khan. É uma excelente síntese. É conferir e nunca mais esquecer:

Nada de deixar a Tabela Periódica para a última hora dos estudos. O conteúdo cai bastante em questões do Enem e nos vestibulares também.

tabela periódica

Então, reserve uma parte do seu tempo para os estudos de Química e para as características da Tabela Periódica de Mendeleev. Cai direto. Se você não dominar os fundamentos para a classificação dos Elementos Químicos, fica difícil fazer pontos para disputar os cursos com as maiores notas de corte no Sisu, no Prouni ou no Fies.

Dicas do Blog do Enem

Dica 1: Tudo sobre a Redação no Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aulas
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

enem

Exercícios sobre Tabela Periódica:

Com a Tabela Periódica em mãos ou na tela do Blog do Enem, faça estes exercícios para treinar antes do Enem

Questão 01 – Três átomos cujos números atômicos são 8, 11 e 17 estão classificados na tabela periódica,respectivamente, como
a)um gás nobre, um metal alcalino e um metal alcalino-terroso.
b)um halogênio, um não-metal e um metal alcalino-terroso.
c)um metal alcalino, um halogênio e um calcogênio.
d)um calcogênio, um metal alcalino e um halogênio.
e)um gás nobre, um metal alcalino e um halogênio

Você consegue responder corretamente?  – Então, compartilhe a sua resposta nos comentários ao final do post ou no Facebook.

Questão 2: Com relação à tabela periódica:

I.Os elementos mais eletronegativos estão à esquerda da tabela.
II.Em um período, em geral, o tamanho do átomo aumenta da direita para a esquerda.
III.Em um período, em geral, quanto mais prótons tem um átomo, maior ele é.
IV.Os metais ficam à esquerda e os não-metais à direita da tabela.
V.Metais ganham elétrons mais facilmente que os não-metais

São corretas as afirmativas:

a)I e III
b)II e IV
c)III e V
d)I e II
e)IV e V

Compartilhe a sua resposta nos comentários ou no Facebook da Rede Enem.

Questão 3: Assinale o elemento químico classificado como alcalino-terroso.

a)K
b)Ca
c)Ti
d)Ga
e)Ar

Já acabou? Então confira o gabarito logo a seguir, e compartilhe o raciocínio que você desenvolveu!

Resposta 1: D
Resposta 2: B
Resposta 3: B

Gostou do vídeos?! Pesquise mais, procure exercícios e treine bastante para o Enem.

Vem com a gente!

Fonte: Canal Video Aulas, Scrib