Ideia é evitar problema nesta edição. Aumento da segurança é prioridade no Enem 2013.
Ainda não é garantido, mas segundo Luiz Claúdio Costa, presidente do Inep, o órgão estuda a aquisição de lacres eletrônicos para evitar vazamento de provas e questões do Enem 2013. Os lacres eletrônicos seriam colocados já no processo inicial das provas, registrando o horário e local de fechamento e abertura dos malotes. Os lacres também são reutilisáveis, podem ser usados em até seis ocasiões.
Ao discutir os critérios de correção e os erros em redações do Enem 2013, a professora de linguística da Universidade de Brasília (UnB), Ormezinda Ribeiro, disse que erros isolados não desqualificam o texto e podem fazer parte do processo de aprendizado. “Quero entender que meu aluno pode cometer um erro, até por conta da pressão. Isso não o desqualifica como ser que pensa em escrito. Se ele for uma pessoa que sabe pensar e chegar com erros de ortografia na universidade eu vou trabalhar com ele”, disse.
O integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Francisco Soares, defendeu o rigor no processo de correção das redações. “Esse processo de correção de redação, que é muito importante, ainda não está completamente maduro”, completou.
O presidente do Inep, Cláudio Costa, disse aos participantes da audiência pública que o Ministério da Educação (MEC) aumentou a quantidade de corretores das redações, ampliou o treinamento e o valor pago por redação corrigida. “O compromisso com a norma padrão escrita está claramente exposto para quem leu editais e manuais”, disse.
As inscrições para o Enem 2013 serão abertas na próxima segunda-feira (13) e vão até o dia 27 de maio. Para essa edição do exame, o MEC anunciou mudanças no edital para tornar mais rigorosa a correção da redação. Textos com inserções indevidas serão zeradas e serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. Antes, eram permitidos “escassos” desvios.
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais. E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.
Nossas redes sociais são:
Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Enem