Enem 2013 – Transexuais enfrentam situações difíceis durante as provas

Candidatos transexuais passam por momentos de constrangimento durante o final de semana de provas do Enem 2013. Inscrição não pode ser feita com nome social.

O Blog do Enem apoia a diversidade, o respeito, a igualdade e a liberdade. Por isso, hoje, trazemos uma notícia triste. Candidatos transexuais relatam ter passado por momentos de constrangimento durante o final de semana de provas do Enem 2013. Entre as situações desnecessárias estão a fiscalização rigorosa de documentos (ás vezes envolvendo mais de um fiscal) e a obrigação de usarem banheiros de gênero diferente daquele com que os candidatos se identificam.

Ouvida pelo portal de notícias UOL, a candidata Helena Brito, de 25 anos, conta que “(os fiscais) se dirigiram a mim no masculino e isso pesa no meio da prova, ser identificado com algo que você não é no meio de todo mundo causa constrangimento”. Helena fez as provas do Enem 2013 em São Paulo. “Além de todo o nervosismo de uma prova, ainda tenho que enfrentar isso”.

Para se preparar para as situações de preconceito que poderia enfrentar durante o Enem 2013, Helena tomou calmantes antes do exame. “Tive que me medicar para poder fazer uma prova, coisas que outras pessoas não precisam. Eu acredito que meu desempenho foi afetado por causa do calmante já que quase cochilei no meio da prova”, relatou ao UOL.

Além do problema com a identificação dentro da sala de aula, Helena se queixa do constrangimento que passou quando precisou ir ao banheiro no sábado de provas do Enem 2013. Segundo ela, a fiscal a levou diretamente para o banheiro masculino e explicou-se em voz alta para outro fiscal: “Esse é homem”.

Após todos os problemas que enfrentou no sábado, Helena decidiu, “em protesto”, se vestir de maneira ainda mais feminina para a prova de domingo. Foi para o exame de saia, meia-calça e sapatilha. Na hora de ir ao banheiro durante o segundo dia de prova, Helena foi diretamente ao banheiro feminino para evitar que a fiscal a conduzisse ao masculino.

O mesmo tipo de situação inaceitável aconteceu em Sete Lagoas (MG). “Na entrada, tinha uma pessoa que pegava os documentos e mandava para o lugar. Ele pegou meu documento e gritou meu nome civil no meio de todo mundo. Foi bem constrangedor”, contou Beatriz Trindade, 19, também ouvida pelo UOL. A candidata disse ter pedido para que o nome civil não fosse dito alto.

Beatriz disse ainda que enfrentou problemas na identificação dentro da sala de aula onde faria o Enem 2013. “Cheguei para fazer a prova uns 20 minutos antes. Uma das fiscais teve dúvidas e não achou que era eu pela foto. Meu documento passou pela mão de umas três pessoas para me reconhecerem.”

“Todos estavam olhando e ainda tinha vários homens na sala. É ruim. Tinha certeza que isso ia acontecer de novo, como foi no Enem do ano passado. É terrível”, lamentou a candidata.”Ninguém tem preparo para atender um transexual”.

Beatriz e Helena reclamam da invisibilidade dos transexuais na sociedade reafirmada do MEC. Na inscrição do Enem 2013, não foi aberta uma opção para que candidatos do exame pudessem utilizar o nome social, o que poderia fazer toda a diferença no modo como os transexuais foram tratados durante o final de semana do exame. Quem se inscreveu no Enem 2013, só podia utilizar o nome civil. O nome social também deveria ser usado no tratamento durante as provas para evitar constrangimentos públicos.

“Os sabatistas são respeitados, quem está no hospital também, pessoas que estão em reclusão também, mas as pessoas transexuais não são. Se você está em uma situação de vulnerabilidade e o nome pode causar constrangimento na hora da prova, isso tem que ser respeitado para que nós possamos estar em situação de igualdade no exame”, protesta Helena.

Durante a coletiva de fechamento do Enem 2013, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que o ministério não recebeu relatos de problemas com candidatos transexuais este ano, mas que, se casos forem relatados posteriormente, estudará mudanças para próximas edições.

enem 2013

Curso  Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.

Confira o Simulado Enem  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem 2013, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem