Ácidos e Bases: veja no resumo Enem de química inorgânica

Aprenda a identificar um Ácido e uma Base. Veja as diferentes definições para essas Funções Inorgânicas, e fique ligado nas dicas. Cai sempre no Enem. Confira no resumo com aula gratuita

Veja agora como gabaritar um assunto que aparece com direto nas provas do Enem: As Funções Inorgânicas, os Ácidos e as Bases estão nas questões de Química que mais caem. Faça a sua revisão aqui neste resumo completo que tem vídeos com os macetes, aula da Khan Academy, e as explicações da professora Munique Dias.

Limão x Banana Verde – O que tem a ver com Ácido e Base? – Existem em nosso cotidiano substâncias que apresentam sabor azedo, tais como o suco de limão e o vinagre, e outras que apresentam sabor adstringente, ou seja, que “amarram, que travam a boca”, é o caso da banana quando está verde.

Na verdade esses dois tipos de sabor, caracterizam dois grupos e substâncias: Os ácidos e as bases. Limão está para Ácido assim como banana verde está para Base.

Ácidos e Bases

Calma, não saia por aí experimentando de tudo para saber o que é Ácido ou Base! – Identificar uma substância como ácida ou básica apenas pelo gosto, além de ser um método que tem muitas chances de falhar, também é altamente perigoso, pois existem muitos ácidos e bases que são fortes, tóxicos e podem até matar.

Arrhenius, você conhece?

– O químico sueco Svante Arrhenius (1859-1927), fundamentado em experiências de condutividade elétrica propôs em 1887 as seguintes definições para identificação dos ácidos e bases: Enem Khan AcademyO químico Svante Arrhenius estabeleceu os ácidos como substâncias que – em solução aquosa – liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos (OH).

Introdução aos Ácidos

Veja agora com o professor Felipe Sobis, um campeão da Química no Enem, as dicas essenciais sobre os Ácidos.

As dicas do professor Felipe:

  1. Ácidos são eletrólitos, pois sofrem ionização em água, gerando uma solução condutora de corrente elétrica! Achou essa definição complicada? Veja no vídeo que o prof. Felipe Sobis te explica com mais detalhes o que são ácidos e suas classificações!
  2. Segundo o conceito de Arrhenius, ácido é todo composto que libera H+ em meio aquoso.  Veja os exemplos no vídeo.
  3. O ácido é um composto totalmente covalente, porque tem um hidrogênio ligado a ametais.
  4. Há dois tipos de ionização: a total e a parcial. 
  5. Uma das classificações dos ácidos leva em conta o número de hidrogênios ionizáveis.
  6. Outra classificação leva em consideração a presença/ausência de oxigênio na molécula do ácido. Com oxigênio: oxiácido; sem oxigênio: hidrácido. 

 

Propriedades dos Ácidos e Bases

Os ácidos e bases apresentam algumas propriedades importantes que servem para comparar e distinguir. Cai muitas vezes no Enem e nos vestibulares. Veja as Propriedades dos Ácidos e Bases:

  • Solubilidade em água: Os ácidos costumam ser bem solúveis em água, enquanto a maior parte das bases é insolúvel.
  • Estrutura: Todos os ácidos são moleculares, enquanto as bases podem ser moleculares ou iônicas.
  • Condutividade Elétrica: Todos os ácidos só conduzem corrente elétrica quando estão dissolvidos em água.

 

O que são as Bases

Veja a explicação do professor Sobis, no canal do Curso Enem Gratuito, para você dominar as Bases e mandar bem na Química do Enem:

As dicas do prof. Sobis:

  • As substâncias químicas em geral podem ser classificadas em orgânicas e inorgânicas. As orgânicas apresentam átomos de carbono os quais, geralmente formam estruturas de átomos de carbono ligados entre si.
  • As substâncias inorgânicas, direta ou indiretamente são de origem mineral. Algumas delas contam também com átomos de carbono, como o dióxido de carbono e o carbonato de cálcio.
  • As quatro principais funções orgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos.
  • Na aula acima o professor Sobis fala sobre as bases, substâncias que, segundo Arrhenius, liberam hidroxilas (íons negativos OH–) em solução aquosa.
  • Um exemplo de base é o hidróxido de sódio, comercializado como soda cáustica.
  • A soda cáusica é utilizada  por exemplo, em uma das etapas do processo de fabricação do papel, tecidos e produtos de uso doméstico.
  • Confira agora no resumo Enem Gratuito.

 

Resumo Khan Academy sobre Ácidos e Bases

Agora, assista a vídeo da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan mostra outras definições para os ácidos e as bases.

Veja agora o Simulado Enem sobre Ácidos e Bases para testar o seu nível 
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre química inorgânica foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel