Enem – Conteúdos mais cobrados no exame desde 2009

Levantamento feito por especialistas analisa 720 questões do Enem e aponta os conteúdos que mais aparecem nas provas.

A quantidade de conteúdo passada para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e dos cursinhos pré-vestibulares é enorme. Muitos estudantes ficam ansiosos e pensam que não conseguirão dar conta de estudar tudo até a data do Enem (como já postamos aqui). Por isso quando surge uma pesquisa apontando os conteúdos mais cobrados na prova, deve-se usá-la como um direcionamento para os estudos, buscando dar ênfase nos conteúdos que, geralmente, mais aparecem no Exame.

Dica 1: Tudo sobre a Redação no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: https://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Com o auxílio de um time de especialistas, o site da revista Veja analisou as últimas quatro edições do Enem (incluindo a prova de novembro de 2012) e elaborou um ranking dos conteúdos mais recorrentes. O levantamento analisou 720 questões e serve como guia para estudantes que irão fazer o Enem.

A análise geral da pesquisa indicou, por exemplo, que na prova de ciências da natureza, são cobradas mais questões relativas a ecologia do que botânica, ou então mais questões relativas a eletricidade do que termodinâmica. Já na prova de linguagem, o aluno deve estar mais afiado em interpretação de texto do que gramática. Em matemática, as chances do candidato se deparar com funções e geometria são maiores do que equações elementares ou matrizes.

É importante lembrar que o Enem é uma prova de caráter interdisciplinar, ou seja, uma questão pode exigir conhecimento de diversas matérias. O levantamento feito pela Veja levou em conta essa característica: quando isso ocorre, a duplicidade foi indicada.

Além desse fator, é importante lembrar que o Enem foi criado em 1998 para, em 2009, transformar-se em vestibular e selecionar estudantes para universidades federais. Ou seja, as provas mais recentes pouco se parecem com a primeira prova do exame. Por isso a pesquisa leva em consideração apenas os exames aplicados a partir de 2009. Ainda assim, segundo os professores ouvidos, o estudante que está se preparando para o Enem deve se concentrar nas edições de 2010, 2011 e 2012. A prova de 2009 é a transição do antigo para o novo modelo, a primeira com 180 questões. “A avaliação de 2009 é um ponto fora da curva. Houve questões muito irregulares”, afirma o professor Luís Ricardo Arruda, coordenador do Anglo Vestibulares. “As provas que se seguiram são mais equilibradas e servem como ferramentas mais apuradas para a preparação dos estudantes.”

Veja abaixo os gráficos com os resultados do levantamento sobre o Enem

ciências da natureza - biologia ciências da natureza - física ciências da natureza - química ciências humanas - geografia ciências humanas - história ciências humanas - humanidades linguagem EnemPost escrito por Bárbara Cardozo.

Agora que você já sabe mais sobre o Enem, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: Veja.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel