Enem – Dicas para você começar bem o seu ano de estudos

Que tal começar o seu ano de estudos para o Enem com o pé direito? Organização e disciplina são alguns dos segredos para o sucesso no exame!

Janeiro já está chegando ao fim, as aulas do cursinho e das escolas estão voltando e você já começa a pensar no Enem e nos vestibulares que tem que encarar no final do ano. E então, a ansiedade aumenta, você entra em pânico e não sabe nem por onde começar a planejar seus estudos, já que existe uma quantidade infinita de conteúdos para revisar. Muita calma nessa hora, amigo! Preparamos esse post especialmente para você se programar e dar a largada na sua maratona de estudos para o Enem com o pé direito.

ESTUDAR É IMPORTANTE, MAS NÃO DEVE SER SÓ O QUE VOCÊ FAZ

enem estudar

Planeje sua rotina de estudos pensando em alterar momentos de dedicação ao Enem com momentos de lazer! Estudar por horas e horas seguidas não faz bem para saúde e não é recomendado por especialistas – nós te contamos mais sobre isso em um post que você acessa pelo link https://blogdoenem.com.br/dica-enem-horas-estudo/. Com o passar do tempo, você vai ficando cada vez mais cansado de olhar para tantos livros e sua capacidade de se concentrar vai diminuindo, o que torna o tempo gasto estudando cada vez mais improdutivo.

O ideal é planejar uma rotina de estudos para o Enem que contemple todos os dias da semana e que varie as matérias e os conteúdos estudados ao longo do dias – claro, sempre dedicando mais tempo e mais energia para aqueles assuntos em que você tem mais dificuldade.

DEPOIS DE PLANEJAR SUA ROTINA DE ESTUDOS, CUMPRA COM O QUE PROMETEU A SI MESMO!

Não basta apenas montar um calendário super organizado com quatro horas de estudo por dia, dividas em matérias e conteúdos específicos e, depois, gastar todo o seu tempo livre dormindo. Cumprir com as metas que você prometeu a si mesmo é importante! Com o tempo você vai descobrir que, ao final de cada dia em que você faz aquilo que planejou, você se sente bem consigo mesmo e com a sensação de conquistar tudo aquilo que deseja! Trabalhar a auto-estima é igualmente importante nesse ano.

RESERVE TEMPO PARA ATIVIDADES FÍSICAS

enem exercício

Isso mesmo, se exercitar também é importante para garantir um bom desempenho no Enem! Atividades físicas aliviam as tensões e são responsáveis pela liberação de um hormônio que combate a dificuldade de aprendizagem e a falta de memória. Quer saber mais antes de fazer matrícula na academia? Acesse esse link https://blogdoenem.com.br/enem-exercicios-fisicos-desempenho.

VARIE SUAS TÉCNICAS DE ESTUDO

enem 2014 filme 3  enem 2014 filme 2  enem 2014 filme 5

Dedicar grande parte de um ano inteiro aos estudos pode ser bem cansativo. Por isso, se você utilizar sempre as mesmas técnicas para revisar os conteúdos cobrados no Enem, pode logo se cansar de tudo isso e fazer desse ano que só está começando um inferno! Procure deixar os livros de lado um pouco e procure outras formas mais divertidas de estudar. Que tal combinar uma sessão cinema com seus amigos na casa de alguém, por exemplo? Nós até temos dicas de filmes para você – é só acessar esse link para saber mais: https://blogdoenem.com.br/enem-2014-dicas-lista-10-filmes.

Você pode, também, passear pela sua cidade e visitar pontos turísticos e históricos. Nós já demos dicas de passeios em São Paulo que ajudam nos estudos para o Enem! Saiba mais acessando o link https://blogdoenem.com.br/site-locais-sao-paulo-enem-2013/.

FAÇA SIMULADOS OU PROVAS ANTIGAS DO ENEM E FIQUE LIGADO NAS OPORTUNIDADES!

Fazer simulados oficiais ou treinar com provas antigas do Enem ajudam você a praticar a administração do tempo e a se acostumar com a linguagem utilizada na prova. Assim, na data oficial do exame, você não fica tão perdido na hora de resolver as questões! Durante o ano, publicamos aqui no Blog do Enem dicas de simulados online e gratuitos. Que tal curtir nossa fanpage do facebook para ficar por dentro das oportunidades? Você não vai precisar nem gastar gasolina para treinar para o exame!

Fique ligado, também, em outras oportunidades gratuitas que surgem para você se preparar para o exame! Tem de tudo por aí, desde cursinhos preparatórios gratuitos até peças de teatro baseadas em obras clássicas da literatura brasileira que costumam aparecer no Enem e nos vestibulares. Aqui no Blog do Enem nós damos essas dicas de oportunidades para vocês quando elas surgem! E nós também disponibilizamos apostilas gratuitas, sabia? Você pode acessá-las pelo link https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/.

LEIA OU ASSISTA JORNAIS

Jornalismo

Fique por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. Leia também livros diferentes daqueles que são cobrados no vestibular. Veja TV, assista filmes, amplie sua bagagem cultural! Para construir sua argumentação na redação Enem, você vai precisar de conhecimentos que, nem sempre, são encontrados em apostilas e na sala de aula.

Por exemplo, você sabia que, a aluna Larissa Freisleben, uma das 250 notas 1000 na redação Enem 2014, citou o programa de TV Peppa Pig para falar sobre publicidade infantil? Ela conta que ler muito foi decisivo para garantir um bom desempeno na redação do exame! “Leio de tudo, de livros bobinhos a clássicos e filosofia”, contou a estudante a redação da Folha de S. Paulo (você pode conferir a matéria completa publicada pela Folha no link http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/01/1575893-texto-nota-mil-no-enem-cita-peppa-pig-para-falar-sobre-publicidade.shtml). Devido ao seu hábito de leitura, Larissa não se desesperou quando viu que o tema cobrado na Redação Enem 2014 era publicidade infantil, pois já tinha lido sobre o assunto.

Essas são as dicas que temos para você começar o seu ano de estudos para o Enem! Sabemos que é muita coisa, mas você tem um ano inteiro ainda para se programar e planejar uma rotina de estudos eficiente e que não tome todo o seu tempo livre.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel