Deixar a academia de lado e priorizar os estudos pode ser um grande erro! Pesquisa mostra que exercício físico melhora desempenho no Enem e nos vestibulares.
Muitos candidatos, durante o ano que antecede o vestibular ou o Enem que vão prestar, deixam em segundo plano todas as atividades que consideram menos importantes que os estudos. As atividades físicas costumam ser as primeiras a serem descartadas da rotina dos vestibulandos. Para economizar tempo, deixa-se de lado a academia, o pilates, o futebol com os amigos e dedica-se todas as horas aos estudos para o Enem e para os vestibulares. Se você foi um desses candidatos que abandonou completamente os exercícios em nome do Enem, você pode ter cometido um erro!
A pesquisa “Efeitos do exercício físico sobre os níveis de estresse em vestibulandos de Teresina-PI” foi feita por especialistas da Faculdade Aliança, da Universidade Católica de Brasília, do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí e mostra que, a atividade física moderada reduz os níveis de estresse e também de cortisol, hormônio que, em grande quantidade no sangue, pode causar dificuldade de aprendizado e falta de memória.
Dica 1: Enem – 10 super dicas para você relaxar antes do exame – https://blogdoenem.com.br/enem-10-dicas/
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram o nível de estresse de 141 adolescentes na faixa etária de 17 a 18 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular em Teresina. Métodos como questionários, escalas que medem o nível de estresse e análise da saliva foram usados durante dez semanas de exercícios físicos.
Ouvido pelo portal R7, o instrutor de musculação da academia Bodytech Campinas, Thiago Tripoloni, explica que jovens que praticam atividades físicas têm melhores índices de crescimento e desenvolvimento se comparados a sedentários. “Em relação ao período dos vestibulares, o exercício traz ao adolescente mais disposição física e mental para os estudos e melhorias nos aspectos cognitivos (pensamento, percepção, memória, imaginação e linguagem), além de ser um momento de lazer numa fase estressante na vida do jovem.”
Dica 2: Enem – Não deixe a ansiedade atrapalhar seu desempenho nas provas – https://blogdoenem.com.br/enem-ansiedade-provas/
Deixar o exercício físico de lado durante os estudos para o vestibular também pode agravar muitos transtornos enfrentados pelos candidatos durante esse período, como estresse e ansiedade. O estudo feito em Teresina aponta que o exercício físico é uma das principas medidas não medicamentosas para o alívio de transtornos que relacionam a mente e o corpo, como o estresse, o humor, a ansiedade e a depressão. “Melhora as funções cognitivas (memória, atenção e raciocínio) e a qualidade do sono, fatores esses tão importantes para a otimização da capacidade de aprendizagem de crianças e adolescentes na escola”, informa a pesquisa.
Mas, antes de você sair por aí fazendo qualquer exercício pensando em melhorar seu desempenho no Enem, o instrutor Tripoloni lembra que o acompanhamento médico para praticar atividades físicas é muito importante. “Por meio dessa avaliação (médica) é possível saber qual a relação da idade cronológica e biológica da criança e do adolescente, o que permite ao instrutor selecionar as atividades mais eficazes, e também a intensidade e duração para cada caso.”
Dica 3: Enem 2013 – Estude com o plano de revisão de três semanas – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-plano-revisao-tres-semanas/
Agora, anote em um papelzinho e cole na tela do seu computador: no dia da prova do Enem ou dos vestibulares, a dica é cuidar da alimentação! Prefira alimentos leves e que não sejam muito diferentes dos que você já consome todos os dias, assim os riscos de qualquer desconforto gástrico são menores.
Curso Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013 – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.
Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?
Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.
Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem