Enem – Exercícios físicos melhoram o desempenho, diz pesquisa

Deixar a academia de lado e priorizar os estudos pode ser um grande erro! Pesquisa mostra que exercício físico melhora desempenho no Enem e nos vestibulares.

Muitos candidatos, durante o ano que antecede o vestibular ou o Enem que vão prestar, deixam em segundo plano todas as atividades que consideram menos importantes que os estudos. As atividades físicas costumam ser as primeiras a serem descartadas da rotina dos vestibulandos. Para economizar tempo, deixa-se de lado a academia, o pilates, o futebol com os amigos e dedica-se todas as horas aos estudos para o Enem e para os vestibulares. Se você foi um desses candidatos que abandonou completamente os exercícios em nome do Enem, você pode ter cometido um erro!

A pesquisa “Efeitos do exercício físico sobre os níveis de estresse em vestibulandos de Teresina-PI” foi feita por especialistas da Faculdade Aliança, da Universidade Católica de Brasília, do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí e mostra que, a atividade física moderada reduz os níveis de estresse e também de cortisol, hormônio que, em grande quantidade no sangue, pode causar dificuldade de aprendizado e falta de memória.

Dica 1: Enem – 10 super dicas para você relaxar antes do exame – https://blogdoenem.com.br/enem-10-dicas/

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram o nível de estresse de 141 adolescentes na faixa etária de 17 a 18 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular em Teresina. Métodos como questionários, escalas que medem o nível de estresse e análise da saliva foram usados durante dez semanas de exercícios físicos.

Ouvido pelo portal R7, o instrutor de musculação da academia Bodytech Campinas, Thiago Tripoloni, explica que jovens que praticam atividades físicas têm melhores índices de crescimento e desenvolvimento se comparados a sedentários. “Em relação ao período dos vestibulares, o exercício traz ao adolescente mais disposição física e mental para os estudos e melhorias nos aspectos cognitivos (pensamento, percepção, memória, imaginação e linguagem), além de ser um momento de lazer numa fase estressante na vida do jovem.”

Dica 2: Enem – Não deixe a ansiedade atrapalhar seu desempenho nas provas – https://blogdoenem.com.br/enem-ansiedade-provas/

Deixar o exercício físico de lado durante os estudos para o vestibular também pode agravar muitos transtornos enfrentados pelos candidatos durante esse período, como estresse e ansiedade. O estudo feito em Teresina aponta que o exercício físico é uma das principas medidas não medicamentosas para o alívio de transtornos que relacionam a mente e o corpo, como o estresse, o humor, a ansiedade e a depressão. “Melhora as funções cognitivas (memória, atenção e raciocínio) e a qualidade do sono, fatores esses tão importantes para a otimização da capacidade de aprendizagem de crianças e adolescentes na escola”, informa a pesquisa.

Mas, antes de você sair por aí fazendo qualquer exercício pensando em melhorar seu desempenho no Enem, o instrutor Tripoloni lembra que o acompanhamento médico para praticar atividades físicas é muito importante. “Por meio dessa avaliação (médica) é possível saber qual a relação da idade cronológica e biológica da criança e do adolescente, o que permite ao instrutor selecionar as atividades mais eficazes, e também a intensidade e duração para cada caso.”

Dica 3: Enem 2013 – Estude com o plano de revisão de três semanas – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-plano-revisao-tres-semanas/

Agora, anote em um papelzinho e cole na tela do seu computador: no dia da prova do Enem ou dos vestibulares, a dica é cuidar da alimentação! Prefira alimentos leves e que não sejam muito diferentes dos que você já consome todos os dias, assim os riscos de qualquer desconforto gástrico são menores.

enem exercício físico

Curso Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel