Aplicativo Enem: Clássicos da Literatura Brasileira – Games virtuais gratuitos.

Passou o dia todo estudando para o Enem e não aguenta mais nem olhar para os livros? Calma, arrumamos um jeito de você relaxar e rever o conteúdo ao mesmo tempo! Veja o Aplicativo Enem Clássicos da Literatura Brasileira.

Estudar literatura para o Enem e para os vestibulares pode não ser tão chato quanto você imagina!  Tenho certeza que construir casas no mesmo terreno do cortiço descrito por Aluísio Azevedo ou se aventurar com o filho de Leonardo Pataca e Maria das Hortaliças, da obra Memórias de um Sargento de Milícias não vai te deixar entediado!

O projeto Livro e Game, desenvolvido pelo gestor cultural Celso Santiago, pretende mostrar aos jovens internautas que literatura clássica pode, sim, ser sinônimo de diversão. As obras “O Cortiço” (Aluísio Azevedo), “Memórias de um Sargento de Milícias” (Manuel Antônio de Almeida) e Dom Casmurro (Machado de Assis) saíram das páginas dos livros direto para o universo dos jogos virtuais. Viraram conteúdos de Aplicativos gratuitos para o Enem.

aplicativos gratuitos

“Depois da experiência de utilizar um material multimídia em um curso para educadores sobre o livro Macunaíma, vi que a possibilidade de unir esses universos poderia ser bem interessante. E comecei aí a pensar em trabalhar com games”, explica Santiago. “Além disso, muitos jovens veem a literatura como obrigação. Pelo contrário, a literatura é prazer, é se envolver, é descobrir.”

No site, o estudante aprende sobre as obras, seus contextos históricos e seus autores apenas participando das aventuras, dramas e vida dos personagens dos livros.

A primeira adaptação de clássico para jogo eletrônico foi apresentada durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2012, e em outubro do mesmo ano foi lançada no site do projeto.  Meses depois, em janeiro de 2013, mais dois jogos passaram a fazer parte do Livro e Game. Todo o projeto contou com o apoio financeiro da Fundação Telefônica, após atender os critérios de seleção exigidos pelo edital de incentivo a projetos que unissem a arte e a tecnologia.

Segundo Santiago, mais dois projetos estão em desenvolvimento. “Estou captando recursos e até o final desse ano queremos lançar os jogos dos livros Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) e Noite na Taberna (Álvares de Azevedo)”.

Gostou? Então está esperando o que para se divertir enquanto estuda mais um pouco de literatura para o Enem e vestibulares? Acesse o site do projeto Livro e Game e divirta-se!

Enem
acesse

Agora que você já sabe mais sobre o Enem, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel