Enem Digital: MEC cria provas online do Enem, direto no computador. Você concorda?

Tem novidades no Enem: as provas poderão ser feitas direto no computador. Uma experiência com 50 mil candidatos será realizada em 2020 para criar as condições para "digitalizar" o Enem totalmente nos anos seguintes. Veja!

Você sabia que existe a possibilidade do Enem se tornar um exame virtual? Isso mesmo! O atual Ministro da Educação retomou uma ideia que fora lançada em 2015, e que agora em prática: provas do Exame Nacional do Ensino Médio direto no computador.

A ideia é fazer  um piloto com 50 mil candidatos agora em 2020, e criar o Enem digital em 2026 transformar o Enem em um exame totalmente informatizado.

O novo modelo do Enem Digital (ou Enem virtual) deve ser semelhante ao utilizado hoje pelo Detran para as provas de renovação da carteira de motorista. O MEC diz que  com o novo formato poderia reduzir as tentativas de fraudes. 

Outra proposta do MEC é que o aluno poderia fazer o Exame em outras datas, por agendamento. Isso já é possível em outros países onde há um exame ao final do Ensino Médio. O bando de questões fica disponível permanentemente, e basta que o aluno faça a prova em qualquer dia.

Ok, mas como funcionariam todas essas novidades?  Confira abaixo e depois dê a sua opinião. Participe!enem informatizado

O modelo proposto pelo ministro acabaria com o final de semana exclusivo do Enem. Cada estudante pode fazer o exame quantas vezes achar necessário e quando quiser, podendo optar pela nota que achar melhor para concorrer a uma vaga na universidade pelo Sisu ou pelo Prouni.

Por exemplo, se um candidato tiver notas que ele considerar insuficientes, poderá  agendar e fazer novamente, até achar que conseguiu alcancar o seu objetivo.

apostilas_enem_gratuitas_400x500Você ainda não pode resolver o Enem pelo computador, mas já pode estudar online com Apostilas Enem Gratuitas para garantir um bom desempenho no exame! Uma boa nota no Enem abre as portas do mundo para você.  Acesse aqui nossas apostilas gratuitas para Enem e vestibulares – https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Enem Digital – Veja a proposta do MEC para criar o Enem Online

Já em 2015 o então ministro da Educação Cid Gomes fez a mesma proposta. Mas logo em seguida ele “caiu” do ministério, e a proposta foi para a gaveta.

Na época o MEC dizia que não era uma proposta para fazer o exame no conforto da sua casa, procurando as respostas no google! O Ministério da Educação (MEC) disponibilizaria terminais de computadores específicos para os candidatos do Enem responderem as questões das provas.

E cada estudante resolveria uma prova diferente, então o esquema de colar do colega do lado já está descartado! Esse esquema novo de funcionamento do Enem colocaria um ponto final no modelo de exame feito de papel (uma ideia amiga do meio ambiente, né?).

Para que existam sempre várias provas diferentes umas das outras, o banco de questões do Enem pode ser expandido. O INEP não revela quantas questões já existem, mas a meta do MEC é seguir expandindo o número de questões para que ocorram poucas repetições de exercícios.

 enem online  Enem online?

 A possibilidade dos candidatos resolverem provas diferenciadas e, mesmo assim, o mesmo critério ser adotado na correção de todos os exames só é possível devido a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é utilizada na correção do Enem.

A metodologia da TRI manteria o mesmo nível de dificuldade em todas as avaliações e permite correções iguais para exames com questões diferentes. Ou seja, em cada prova, questões diferentes são cobradas, mas o nível de dificuldade e correção se mantém o mesmo para todos os estudantes.

TRI Veja com é feito o cálculo da Nota do Enem – Teoria da Resposta ao Item.

Você não sabe o que é TRI? Nós explicamos tudo sobre ela nesse post: https://blogdoenem.com.br/nota-do-enem-uso-tri-resultado/

E com tantas novidades, a cobrança da taxa de inscrição continuaria a mesma? Sim, com uma pequena novidade: os estudantes de escolas públicas estão isentos do pagamento da taxa apenas na primeira vez em que fizerem o Enem. Se desejarem fazer as provas do exame outras vezes para melhorar a nota que tiraram, terão que pagar a taxa.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel