Escolas e Professores podem usar aulas gratuitas da Rede Enem com os alunos na crise do Coronavírus

Professores e alunos de todas as Escolas Públicas ou Privadas de todo o país podem utilizar de graça todas as aulas, vídeos e simulados da Rede Enem durante o período sem aulas por conta da Pandemia do Coronavírus. É simples para começar a utilizar agora mesmo.

O Curso Enem Gratuito e o Blog do Enem reúnem mais de cinco mil aulas, infográficos, vídeos e simulados com os conteúdos e as atividades do Ensino Médio no Brasil. Com estes recursos as escolas podem montar planos de Ensino para alunos das três séries do Ensino Médio, podem criar um Preparatório para o Enem, e também criar gratuitamente um curso para o Encceja.

Todo este acervo de aulas gratuitas, infográficos e simulados online está liberado para acesso e uso gratuito pelos estudantes, professores e escolas públicas ou privadas para que os alunos não tenham interrupção dos processos de aprendizagem ou perda de motivação em função da crise do Coronavírus Covid-19.

A Rede Enem liberou todos os cinco mil conteúdos de aulas, simulados e de atividades para livre uso pelos professores, escolas e pelos estudantes para dar continuidade ao calendário do primeiro semestre, ou para apoio didático e motivacional.

Os conteúdos liberados pela Rede Enem estão aqui:

  1. 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio
  2. Aulas Online 
  3. Curso Enem Gratuito
  4. Apostilas do Ensino Médio 
  5. Listas de Exercícios
  6. Plano de Estudos Extensivo do Enem
  7. Conteúdos por Disciplina do Ensino Médio
  8. Fanpage Rede Enem 
  9. Fanpage Curso Enem Gratuito

É bem simples para as escolas e os professores fazerem chegar as aulas online e os exercícios aos estudantes. Basta consultar no acervo do Blog do Enem ou do Curso Enem Gratuito as aulas, os Planos de Ensino e as Listas de Exercício, e indexar numa lista de tarefas diárias para os estudantes acessarem.

As listas de cada escola com os conteúdos e atividades para os alunos estudarem a cada dia podem ser encaminhados aos estudantes pelo sistema que a escola tiver em uso, ou mesmo por grupos simples de Facebook, por exemplo. A Rede Enem tem também dicas de Redação Enem. Veja dez modelos de Redação Enem nota 1000Outra forma bem simples para as Escolas de Ensino Médio conseguirem manter o engajamento dos alunos durante o recesso do Coronavírus é orientar os alunos a ingressar no Plano de Estudos Extensivo Enem 2020, gratuito também.

O Ministério da Educação já publicou as portarias que autorizam por 30 dias o uso de recursos de aprendizagem online para que as escolas, universidades e faculdades  possam dar continuidade ao calendário letivo, sem prejudicar os estudantes.

Na práticam a decisão do Ministério da Educação autoriza que durante um mês as escolas, faculdades e universidades possam a utilizar a metodologia da Educação a Distância. Os alunos recebem a orientação e a lista do que precisam fazer, e ainda têm horários agendados com os professores para tirar dúvidas.

Ensino Médio com apoio a Distância

A sua escola pode adotar um programa de estudos online para os alunos seguirem com os desafios de aprendizagem, dentro de um calendário flexível para a Educação Básica. A Rede Enem dispõe de todos os conteúdos do Ensino Médio, para uso gratuito. Os alunos Ensino Médio podem ingressar livremente em um Plano de Estudos do Curso do Enem 2020. Assim, o tempo em casa pode se transformar em aprendizagem e conhecimento:Plano de Estudos Intetnsivo do Enem

Dica para as escolas: O Google disponibilizou ferramentas gratuitas para as escolas que não têm ainda os recursos tecnológicos necessários. Basta criar turmas dentro do sistema Classroom, incluir ali os alunos, e alimentar as salas virtuais com aulas, conteúdos e atividades disponíveis no Blog do Enem ou no Curso Enem Gratuito.

Para fazer a interação com os estudantes os professores podem utilizar o Hangout, também cedido gratuitamente pelo Google, ou as comunicações do Classroom.

O Curso Enem Gratuito já está organizado com um Plano de Ensino que vai agora desde o mês de março e segue até outubro e novembro, nas datas de prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020.

Todo dia os alunos do Curso Enem Gratuito têm aulas, vídeos e simulados para ir aprendendo o que precisam para mandar bem no Enem.  Veja: Acesse o Curso Enem GratuitoAs escolas também podem adotar de graça os Planos de Ensino pré-existentes.  Há o Plano Intensivo, para alunos que têm pouco tempo disponível e que precisam “correr atrás do prejuízo”, e há o Plano Extensivo, que vai de março até novembro. As escolas podem orientar os seus alunos para fazer a matrícula ali, que é 100% gratuita.

Oferta gratuita para apoiar alunos e escolas na crise do Coronavírus

A decisão de colocar todos os conteúdos disponíveis para uso gratuito pelas escolas, professores e alunos foi do diretor da Rede Enem, professor João Vianney. Ele foi coordenador de Educação a Distância na Universidade Federal de Santa Catarina, e na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Além de dirigir o Curso Enem Gratuito e o Blog do Enem, Vianney é sócio da Hoper Educação, empresa de consultoria educacional. Para ele, a decisão foi natural, pois estamos todos em situação de emergência, e nenhum dia pode ser perdido nesta guerra para manter a educação de pé.