O Enem não tira férias: aproveite o mês de julho para estudar! 

Durante as férias de julho, é importante manter uma rotina de estudos consistente para o Enem, mas sem deixar de lado o lazer e o descanso. Confira uma seleção de dicas!

O Enem 2023 vem aí! Com as provas marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, muitos estudantes buscam aproveitar ao máximo o tempo disponível para estudar e revisar os conteúdos. Com a chegada das férias de julho, abre-se uma excelente oportunidade para focar nessa preparação, mas, sem comprometer os momentos de descanso. 

É claro que nem todos gostam de estudar durante as férias. Mas, quem deseja usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade por meio dos programas do governo federal, sabe da importância de obter um bom desempenho na prova. 

Por isso, selecionamos algumas dicas especiais para você organizar o seu tempo e ritmo para se dedicar aos estudos. Aproveite! 

Como organizar a rotina de estudos para o Enem nas férias?

As férias de julho são importantes para estudar para as provas do Enem, especialmente porque as preocupações e obrigações são menores. Isso significa que você tem mais tempo livre para focar na sua preparação. 

Para fazer o seu planejamento, é importante seguir um passo a passo e organizar a rotina. Confira algumas dicas e coloque em prática o que faz sentido para você!

Verifique os assuntos cobrados na prova

A prova do Enem é composta por 90 questões e uma redação, abrangendo diversas áreas: 45 questões de ciências da natureza, 45 de ciências humanas, 45 de linguagens e 45 de matemática. Essa estrutura permite a abordagem de uma grande variedade de assuntos.

Apesar de parecer desafiador, é importante identificar os tópicos recorrentes no Enem, a fim de estudá-los de forma direcionada. 

E você não precisa fazer isso sozinho. Há diversas oportunidades de estudar online, pagas ou gratuitas, para se preparar para as provas. 

Uma delas é o Curso Enem Gratuito, que oferece Planos de Estudos que contemplam exatamente as matérias mais cobradas no exame nos últimos 10 anos. 

Basta acessar, fazer a sua inscrição sem nenhum custo e conferir aulas escritas, dicas,  aulões, resumos, videoaulas, e-books e simulados. 

Já estão rodando o Extensivo e o Semiextensivo, com aulas que acompanham você até o mês de outubro. Além disso, também está previsto para o mês de agosto o início do Curso Intensivo para o Enem, com um recorte dos conteúdos mais importantes para estudar.

Também estão disponíveis dois cursos especiais, como veremos a seguir.   

Redação Enem Começando do Zero

A redação é um dos pontos-chave para se dar bem no Enem. Por isso, é fundamental entender e praticar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

A boa notícia é que você pode aprimorar as técnicas de escrita com o Curso Redação Enem Começando do Zero, preparado pela professora e especialista em Redação Enem, Daniela Garcia. Para participar, basta acessar e fazer a sua inscrição, totalmente grátis. 

São 10 aulas escritas, com videoaulas, que abrangem tópicos relacionados à produção do texto dissertativo-argumentativo do início ao fim. Isso significa que você vai aprender desde como aproveitar os textos motivadores para compreender o tema da redação, até a estruturar e escrever cada parágrafo, da introdução à conclusão.

Além disso, a professora Daniela também preparou um e-book que funciona como um guia para acompanhar o curso e traz ainda informações sobre a forma de correção das redações do Enem, dicas para aumentar a sua nota e exemplos de textos nota mil. 

Aproveite as propostas de redação

O Curso Enem Gratuito preparou duas propostas de redação no estilo das Redações do Enem para você colocar em prática o que aprendeu. 

Proposta 1 – Os desafios da educação a distância no Brasil 

Proposta 2 – Caminhos para combater a obesidade infantil no Brasil

Depois de escrever, leve seu texto para que seu/sua professor/a de português revise e corrija, a fim de complementar o que você aprendeu.

Interpretação de Texto para o Enem

Outra novidade do Curso Enem Gratuito para as férias é o lançamento do Curso de Interpretação de Texto para o Enem

Ao contrário do que muita gente pensa, ter essa habilidade desenvolvida é fundamental em todas as disciplinas, não apenas em Linguagens. Isso porque, cada uma das questões deve ser lida e compreendida, antes de ser resolvida, certo? 

Além disso, a capacidade de captar informações, identificar argumentos, presumir sentidos implícitos e relacionar diferentes partes do texto é fundamental para responder perguntas que exijam análise crítica e reflexão.

O Curso de Interpretação de Texto para o Enem foi elaborado pela professora de Português, Mercedes Prado Bonorino. 

São 9 aulas escritas, com videoaulas e três questões do Enem, de níveis fácil, médio e difícil, resolvidas pela professora. 

Com isso, você consegue ter uma noção mais realista de como cada conteúdo é cobrado nas provas e se prepara melhor para se sair bem em todas as questões que envolvem essa capacidade no exame. 

O acesso é gratuito, basta acessar o site e preencher o formulário de cadastro

Confira a primeira aula da série, sobre Funções da Linguagem:

Elabore seu próprio cronograma

Depois de ter uma ideia acerca dos assuntos que precisa estudar, é essencial criar o seu próprio cronograma. Para isso, determine horários para o início e fim dos estudos, além de intervalos ao longo do dia.

Defina também quantos dias serão dedicados para cada área de estudo, quando fará as revisões e quais serão os dias de descanso. 

Anotar essas informações ajuda a manter a disciplina e proporciona uma visão clara do tempo disponível para estudar durante as férias de julho.

Estabeleça suas prioridades

Para que a sua rotina de estudos para o Enem durante as férias seja mais eficiente, é importante estabelecer quais serão as suas prioridades. Isso porque, é muito complicado cobrir todas as matérias em tão pouco tempo. 

Por isso, é indicado verificar em quais assuntos você tem mais dificuldade de aprendizado para se dedicar a eles. 

Faça revisões e resumos

Ao estudar uma matéria e elencar os pontos principais, o próprio exercício de revisar os conteúdos é uma ótima maneira de fixá-los. 

Fazer resumos também é indicado, já que reunir tópicos essenciais sobre cada assunto ajuda você a lembrar, com mais rapidez, de matérias mais extensas.

Realize simulados

Os simulados são ferramentas preciosas para estudar para o Enem ou vestibulares. Isso porque, além de contribuir para a compreensão dos conteúdos, são uma forma de entender como o exame é aplicado.  

No caso do Enem, você pode fazer o download das provas e gabaritos oficiais de todas as edições para ter uma noção mais exata sobre o exame. 

Além disso, o Curso Enem Gratuito disponibiliza simulados de todas as disciplinas, com 10 questões e gabarito. 

Ao responder às questões, o sistema de correção já mostra acertos e erros, indicando aulas de reforço, gratuitas, sobre o tema. 

Não seja tão rigoroso 

O período de férias é uma excelente oportunidade para estudar. No entanto, tentar cobrir uma quantidade excessiva de matérias e estudar por muitas horas pode acabar prejudicando a sua saúde física e mental. 

Lembre-se de que descansar é fundamental para recarregar as energias e permitir a recuperação do corpo e da mente. Além disso, esses momentos ajudam a fixar o conteúdo estudado e proporcionam uma sensação de renovação para o próximo ciclo de estudos.

Esperamos que essa seleção de dicas contribua para a organização da sua jornada de estudos durante as férias de julho. Estabeleça o seu próprio cronograma, conforme o tempo disponível, e aproveite o período para focar nas provas do Enem 2023. Estamos com você! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Dicas de Estudo, Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel