O Continente Europeu e suas características naturais – Geografia Enem e Vestibular

Você se recorda de algumas características do continente europeu? Então vamos relembrar aspectos naturais importantes da Europa como continente! Cai no Enem e vestibulares!

Veja as Características do Continente Europeu – A região, conhecida também como “Velho mundo”, tem muita bagagem e formação cultural influenciada pelas antigas civilizações grega e romana. Veja o resumo e depois faça o Simulado Enem de Geografia.

Do ponto de vista histórico cultural há muitas diferenças. Mas e do ponto de vista natural? Vamos ver quais as semelhanças e quais as diferenças neste imenso continente?

Localizada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, primeiramente podemos perceber ao visualizar o mapa da Europa que o continente Europa e Ásia formam um território contínuo, a Eurásia, e o que separa geograficamente os dois continentes é um limite natural, os Montes Urais. Trata-se de uma cordilheira que se estende no sentido norte-sul passando pela Rússia.Europa - Montes UraisFigura 1– Mapa dos Montes Urais- Limite natural entre a Europa e a Ásia.  A Europa é  um continente bastante irregular do ponto de vista geográfico. Seu contorno é todo recortado, com diversas baías, golfos, penínsulas, enseadas, istmos, que marcam seu litoral. Destacam- se também numerosas ilhas, como a Grã-Bretanha e a Islândia.

A Delimitação do continente Europeu

Ao Leste a Europa se limita com a Ásia, e é separada pelos Montes Urais. A Oeste, suas terras fazem limite com o Oceano Atlântico, ao sul os limites são com os Mares: Negro, Egeu, Mediterrâneo, Jônico, e as montanhas do Cáucaso.

E, ao norte é delimitado pelo Oceano Glacial Ártico.Europa - Delimitação ContinentalObserve no mapa que o território da Rússia faz a transição entre a Europa e a Ásia.

O Clima na Europa

Os principais tipos de clima predominantes na Europa são: semiárido, temperado, mediterrâneo, frio e polar. E os fatores que influenciam no clima são:

Relevo– esse fator irá determinar alguns tipos de clima na Europa, como por exemplo, onde há planícies, maior parte dos terrenos da Europa, as frentes frias vindas do Ártico predominam, originando um clima mais frio. Já no sul com a presença dos Alpes, Cárpatos, Bálcãs e Cáucaso não deixam que as massas de ar quente da África entrem no continente, dando origem ao clima mediterrâneo, fazendo com que em algumas regiões da Europa seja quente e seco.

Correntes Marítimas– a principal corrente que influencia na Europa, é a do Atlântico Norte. Ela situa-se na parte ocidental e traz a corrente quente do golfo do México, fazendo com que os invernos sejam menos rigorosos.

Maritimidade– com a característica de um litoral bem recortado, o continente sofre a influencia da Maritimidade, isto é, as amplitudes térmicas diárias são maiores no litoral do que no interior. Fazendo com que o os verões sejam mais amenos e os invernos menos rigorosos.

Figura 3- Clima em Moscou (frio e neve). E clima temperado na Holanda:Europa - Clima
Imagens disponíveis em: (respectivamente) aqui e aqui;

A Vegetação Europeia:

A vegetação e o clima são interdependentes, portanto em climas com temperaturas baixas teremos vegetação do tipo: tundra; alta montanha, deserto gelado e Floresta de Coníferas. Nos locais mais amenos, predominam as florestas temperada caducifólia, estepe e pradaria e vegetação mediterrânea.

Simulado Enem de Geografia

– Teste agora seus conhecimentos sobre As Características do Continente Europeu no Simulado Online de Geografia. São apenas 10 questões online, com gabarito na hora. Clique na imagem:

Simulado Enem de Geografia - O Continente Europeu

 

Dica 2– Acompanhe esta aula sobre o Transporte marítimo no Brasil, seu litoral e economia. Não perca tempo!

Assista a um vídeo sobre a Europa Natural e Humana e suas características.

Agora vamos praticar o que aprendemos?

Londres e Varsóvia localizam-se pouco ao norte do paralelo de 50º N. Nesta faixa de latitude, as duas capitais estão submetidas, respectivamente, ao clima do tipo

a) temperado e frio.
b) frio e polar.
c) temperado oceânico e temperado continental.
d) temperado oceânico e frio.
e) temperado continental e polar.

Resposta correta – letra C.

Texto elaborado pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.