Exercícios sobre o Simbolismo no Brasil

Faça um simulado sobre as principais características e os autores do Simbolismo no Brasil. O gabarito sai na hora!

As palavras-chave para entender o estilo do Simbolismo no Brasil são: representar, evocar, magia, misticismo, inconsciente. Contemporâneos dos parnasianos, os simbolistas reagiram fortemente contra os princípios cientificistas da época, propondo uma arte baseada na expressão de estados emocionais subjetivos, misteriosos, ilógicos, ou seja, aquilo que só admite expressão simbólica, porque não pode ser codificado racionalmente.

A razão e a lógica, instrumentos de análise de realidade, cedem lugar à intuição. As obras que iniciam o Simbolismo no Brasil são Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898).  Ele enfrentou o preconceito racial, pois era negro, filho de escravos alforriados.

No final do século XIX, a Europa estava enfrentando um período de crise, gerada pela segunda Revolução Industrial. A nova ordem econômica beneficiava somente a elite, quando a maior parte da população era constituída de proletários. Isso gerava intranquilidade e pessimismo com reflexo no mundo das artes. 

Neste mesmo momento, o Brasil passava por grande agitação política e social, devido a fatos como a abolição da escravatura (1888), a proclamação da República (1889), entre outros.

A literatura simbolista é uma das manifestações literárias mais ricas dentre todas. A poesia foi a forma privilegiada nessa escola literária, sendo o soneto a composição poética preferida entre os poetas simbolistas.

Os temas se opõem àquilo que o RealismoNaturalismo e Parnasianismo utilizavam em suas obras literárias. Assim, o Simbolismo terá uma certa relação com o Romantismo, ressignificando-o, ao ponto que pode ser considerado uma espécie de neorromantismo.

Os poemas simbolistas valorizam os temas místicos, ocultos e espirituais. Ao contrário do Parnasianismo, a descrição e a objetividade cedem espaço à sugestão e a subjetividade na estética simbolista.

A sinestesia, sensação produzida pela interpenetração de órgãos sensoriais ou pelo cruzamento entre dois ou mais dos cinco sentidos, será recorrente. “Voz aveludada” (audição+tato), “brisa negra” (tato+visão), “ápero aroma” (tato+olfato) e “mel escarlate” (paladar+visão) são alguns exemplos de sinestesias.

Outras duas características são a aliteração e a assonância, duas figuras de linguagem referentes à sonoridade. A aliteração consiste na repetição de uma consoante ao longo dos versos. Já a assonância é a repetição de uma determinada vogal. 

O Simbolismo no Brasil

O Simbolismo no Brasil tem início em 1893 com a publicação de dois livros: Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambos de Cruz e Sousa. Além desse poeta, destaca-se também a obra de Alphonsus de Guimaraens.

Quanto à sua duração, o Simbolismo brasileiro estendeu-se até o ano de 1922, quando da realização da Semana de Arte Moderna. Agora veremos um pouco a respeito da vida e da obra dos dois principais poetas simbolistas de nossa literatura.

Videoaula sobre os poetas simbolistas

Assista à videoaula abaixo, em que a professora Camila, de Literatura, apresenta as características da poesia de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.

Simulado sobre o Simbolismo no Brasil

Agora que você fez uma revisão sobre o Simbolismo no Brasil, responda às questões abaixo!

  1. (ESPM SP/2018)

    As palavras do amor expiram como os versos,
    Com que adoço a amargura e embalo o pensamento:
    Vagos clarões, vapor de perfumes dispersos,
    Vidas que não têm vida, existências que invento;
    Esplendor cedo morto, ânsia breve, universos
    De pó, que o sopro espalha ao torvelim¹ do vento,
    Raios de sol, no oceano entre as águas imersos
    − As palavras da fé vivem num só momento…

    Mas as palavras más, as do ódio e do despeito,
    O “não!” que desengana, o “nunca!” que alucina,
    E as do aleive², em baldões³, e as da mofa4, em risadas,

    Abrasam-nos o ouvido e entram-nos pelo peito:
    Ficam no coração, numa inércia assassina,
    Imóveis e imortais, como pedras geladas.
    (“Palavras”, de Olavo Bilac)

    ¹ torvelim: redemoinho
    ² aleive: traição
    ³ baldões: injúrias
    4 mofa: zombaria

    No soneto acima, o poeta explora:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  2. (UEFS BA/2018)

    Os poetas simbolistas renunciavam à tradução da forma fixa do objeto em favor do ritmo do devir, da fugacidade do momento. Buscavam a expressão de algo que escapa a uma forma definida e não é abordável por um caminho direto.
    A partir desses poetas, a poesia ocidental vive um momento em que a objetividade e o tom escultural do Parnasianismo [ou seja, o seu culto da forma e do descritivo] cedem lugar à evocação sugestiva e musical. Em lugar da exatidão, o vago.

    (Lígia Cademartori. Períodos literários, 1987. Adaptado.)

    Assinale a alternativa em que se verifica um trecho de um poema simbolista.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  3. (Unifesp SP/2016)

    O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Com esse movimento, nota-se o despontar de uma poesia nova, que ressuscitava o culto do vago em substituição ao culto da forma e do descritivo.

    (Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1994. Adaptado.)

    Considerando esta breve caracterização, assinale a alternativa em que se verifica o trecho de um poema simbolista.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  4. (Mackenzie SP/2014)

    Considere as seguintes afirmações sobre as composições de Camilo Pessanha e Claude Monet:

    I. O texto literário e a pintura impressionista concedem destaque à relação de aflição e medo existente entre o homem e a natureza.
    II. O texto literário e a pintura impressionista retratam situações compostas pela somatória de conceitos objetivos e subjetivos.
    III. O texto literário e a pintura impressionista são compostos por uma estrutura e temática que ampliam a possibilidade interpretativa dos leitores.

    Assinale a alternativa correta:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  5. (PUC RS/2015)

    Leia o poema “O mar”, de Cruz e Sousa.

    Que nostalgia vem das tuas vagas,
    Ó velho mar, ó lutador oceano!
    Tu de saudades íntimas alagas
    O mais profundo coração humano.

    Sim! Do teu choro enorme e soberano,
    Do teu gemer nas desoladas plagas,
    Sai o quer que é, rude sultão ufano,
    Que abre nos peitos verdadeiras chagas.

    Ó mar! ó mar! embora esse eletrismo,
    Tu tens em ti o gérmen do lirismo,
    És um poeta lírico demais.

    E eu para rir com bom humor das tuas
    Nevroses colossais, bastam-me as luas
    Quando fazem luzir os seus metais.

    Com base no poema e em seu contexto, preencha os parênteses com V para verdadeiro e F para falso.

    ( ) A obsessão pelo branco, uma das características de Cruz e Sousa, aparece de forma intensa neste poema.
    ( ) O soneto, através do uso da personificação, estabelece uma relação de correspondência entre o mar e o poeta.
    ( ) O mar surge, no poema, como um elemento catalizador de memórias e de inspiração.
    ( ) O soneto expressa forte musicalidade, revelada no cuidado com a linguagem, embora seja composto de versos brancos.

    O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  6. (Mackenzie SP/2014)

    Paisagens de Inverno II

    1 Passou o outono, já, já torna o frio…
    2 – Outono de seu riso magoado.
    3 Álgido inverno! Oblíquo o sol, gelado…
    4 – O sol, e as águas límpidas do rio.

    5 Águas claras do rio! Águas do rio,
    6 Fugindo sob o meu olhar cansado,
    7 Para onde me levais meu vão cuidado?
    8 Aonde vais, meu coração vazio?

    9 Ficai, cabelos dela, flutuando,
    10 E, debaixo das águas fugidias,
    11 Os seus olhos abertos e cismando…

    12 Onde ides a correr, melancolias?
    13 – E, refratadas, longamente ondeando,
    14 As suas mãos translúcidas e frias…
    Camilo Pessanha, Clepsidra, 1920

    Obs.: álgido: frio, gélido.

    Claude Monet, Impressão, nascer do sol, 1872

    Sobre o Simbolismo, movimento ao qual é vinculado o poeta Camilo Pessanha, e o Impressionismo, movimento ao qual é associado o pintor Claude Monet, é INCORRETO afirmar que:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  7. (EsPCEx SP/2011)

    Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  8. (IBMEC SP Insper/2016)

    Nasce a manhã, a luz tem cheiro… Ei-la que assoma
    Pelo ar sutil… Tem cheiro a luz, a manhã nasce…
    Oh sonora audição colorida do aroma!

    GUIMARAENS, A. “Soneto do Aroma”. Disponível em: http://www.elsonfroes.com.br/sonetario/guimaraens.htm>. Acesso em 16/04/2016.

    Na poesia simbolista, a emoção estética é despertada a partir de uma linguagem que sintetiza múltiplas sensações. Para atingir esse propósito, Alphonsus de Guimaraens, nos versos acima, recorre ao emprego da:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  9. (Unesp SP/2010)

    O Simbolismo se caracterizou, entre outros aspectos, pela exploração dos sons da língua para estabelecer nos poemas uma musicalidade característica, por meio de diferentes processos de repetição de sons ao longo dos versos e em estrofes inteiras. Na primeira estrofe do soneto de Cruz e Sousa nota-se esse procedimento de repetição, especialmente no

    I. primeiro verso.
    II. segundo verso.
    III. terceiro verso.
    IV. quarto verso.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  10. (ESPM SP/2016)

    Das definições abaixo, uma delas nos remete diretamente ao período literário conhecido como Simbolismo. Assinale-a:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Literatura
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.