Teste seus conhecimentos sobre estrutura atômica com questões do Enem e de vestibulares!
A estrutura do átomo, suas subpartículas e características são assuntos recorrentes no Enem e nos vestibulares. Além disso, esses são conceitos básicos que você deve dominar para resolver questões mais complexas, como questões sobre ligações químicas. Sendo assim, preparamos este resumo com exercícios sobre estrutura atômica para que você possa testar seus conhecimentos sobre os átomos.
O que é um átomo?
Os átomos são as menores porções de um elemento químico que ainda mantêm suas características físico-químicas. Ou seja, eles unidades básicas da matéria, estando presentes em todas as substâncias.
A palavra átomo deriva do grego e significa indivisível. Essa nomenclatura se refere à sua origem, quando se imaginava que os átomos seriam partículas tão pequenas que não poderiam ser divididas. Entretanto, hoje sabemos que os átomos são constituídos de partes menores, chamadas de subpartículas atômicas.
A estrutura do átomo
Essas subpartículas fazem parte de duas regiões do átomo: o núcleo e a eletrosfera. No núcleo encontramos duas sub-partículas: os prótons, que possuem carga positiva, e os nêutrons, que são sub-partículas neutras. Por sua vez, na eletrosfera encontramos subpartículas negativas, chamadas de elétrons.
Para identificar e caracterizar os átomos utilizamos alguns números que fazem referência especialmente à quantidade de cada tipo de partícula subatômica. Assim, temos o número atômico (Z) que corresponde à quantidade de prótons e caracteriza o elemento químico. Temos também o número de massa (A), que corresponde à soma das partículas presentes no núcleo, ou seja, a soma do número de prótons e nêutrons.
Além disso, é preciso lembrar também que os átomos podem ser encontrados em seu estado neutro, quando possuem o mesmo número de prótons e elétrons. Ou ainda, na forma de íons, quando temos diferentes quantidade de cargas negativas e positivas.
Dessa forma, quando temos um íon com um número maior de prótons que elétrons, dizemos que ele está carregado positivamente e é chamado de cátion. Já quando temos em um átomo mais elétrons que prótons, podemos afirmar que ele está carregado negativamente, sendo considerado um ânion.
Resumo sobre estrutura atômica
E aí, conseguiu lembrar da estrutura atômica com o nosso pequeno resumo? Antes de partir para os exercícios, aprofunde seus conhecimentos com o resumo sobre estrutura atômica do professor Sobis:
Agora que você já revisou rapidamente o conteúdo, chegou a hora de testar seus conhecimentos. Portanto, resolva os exercícios a seguir com diversas questões sobre atomística.
Exercícios sobre estrutura atômica
Resolva os exercícios a seguir.
Sumário do Quiz
0 de 8 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 8 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 8
1. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
No final do século XIX, muitos cientistas estavam interessados nos intrigantes fenômenos observados nas ampolas de raios catódicos, que são tubos sob vácuo em que se ligam duas placas a uma fonte de alta tensão. Os raios catódicos passam através de um orifício no ânodo e continuam o percurso até a outra extremidade do tubo, onde são detectados pela fluorescência produzida ao chocarem-se com um revestimento especial, como pode ser observado na figura. Medições da razão entre a carga e a massa dos constituintes dos raios catódicos mostram que a sua identidade independe do material do cátodo ou do gás dentro das ampolas.
CHANG, R.; GOLDSBY, K. A. Química. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Essa radiação invisível detectada nas ampolas é constituída por
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
-
Pergunta 2 de 8
2. Pergunta
(ENEM/2020)
As células fotovoltaicas (placas semicondutoras compostas de silício) são os componentes principais dos painéis solares e são capazes de converter, com certa eficiência, parte da energia dos raios solares em energia elétrica. Essa conversão é causada pelo fenômeno físico denominado “efeito fotoelétrico”, que pode ocorrer em uma variedade de materiais, incluindo metais e semicondutores.
Na superfície dos metais, a sequência de eventos que caracteriza esse efeito, de forma simplificada, é a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
-
Pergunta 3 de 8
3. Pergunta
(ENEM/2019)
Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro intitulado Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:
- A matéria é constituída de átomos indivisíveis.
- Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.
- Diferentes elementos químicos têm diferentes tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.
- Os átomos são indestrutíveis e nas reações químicas mantêm suas identidades.
- Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar compostos.
Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza elétrica da matéria, a composição e organização do átomo e a quantização da energia no modelo atômico.
OXTOBY, D. W.; GILLIS, H. P.; BUTLER, L. J. Principles of Modern Chemistry. Boston: Cengage Learning, 2012 (adaptado).
Com base no modelo atual que descreve o átomo, qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
-
Pergunta 4 de 8
4. Pergunta
(PUC Campinas SP/2021)
O elemento químico potássio, K, apresenta dois isótopos naturais estáveis: 39K e 41K. Sabendo que o número atômico do potássio é 19, esses isótopos neutros possuem, respectivamente,
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
-
Pergunta 5 de 8
5. Pergunta
(Udesc SC/2015)
Os fundamentos da estrutura da matéria e da atomística baseados em resultados experimentais tiveram sua origem com John Dalton, no início do século XIX. Desde então, no transcorrer de aproximadamente 100 anos, outros cientistas, tais como J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Bohr, deram contribuições marcantes de como possivelmente o átomo estaria estruturado. Com base nas ideias propostas por esses cientistas, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Rutherford foi o primeiro cientista a propor a ideia de que os átomos eram, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por um centro pequeno, positivo e denso com elétrons girando ao seu redor.
( ) Thomson utilizou uma analogia inusitada ao comparar um átomo com um “pudim de passas”, em que estas seriam prótons incrustados em uma massa uniforme de elétrons dando origem à atual eletrosfera.
( ) Dalton comparou os átomos a esferas maciças, perfeitas e indivisíveis, tais como “bolas de bilhar”. A partir deste estudo surgiu o termo “átomo” que significa “sem partes” ou “indivisível”.
( ) O modelo atômico de Bohr foi o primeiro a envolver conceitos de mecânica quântica, em que a eletrosfera possuía apenas algumas regiões acessíveis denominadas níveis de energia, sendo ao elétron proibido a movimentação entre estas regiões.
( ) Rutherford utilizou em seu famoso experimento uma fonte radioativa que emitia descargas elétricas em uma fina folha de ouro, além de um anteparo para detectar a direção tomada pelos elétrons.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
-
Pergunta 6 de 8
6. Pergunta
(IFSP/2015)
O átomo é composto por partículas atômicas, algumas carregadas com carga positiva, outras com carga negativa, contendo, ainda, partículas com carga neutra. São estas, respectivamente, os prótons, os elétrons e os nêutrons. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação dessas partículas com o número de massa (A) e o número atômico (Z) de um átomo.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
-
Pergunta 7 de 8
7. Pergunta
(UFGD MS/2015)
Assinale a alternativa que corresponde ao número de prótons, elétrons e nêutrons, respectivamente, do íon cálcio (Ca2+), sabendo que o elemento neutro pertence à família 2A.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.
-
Pergunta 8 de 8
8. Pergunta
(UERJ/2018)
O desastre de Chernobyl ainda custa caro para a Ucrânia. A radiação na região pode demorar mais de 24000 anos para chegar a níveis seguros.
Adaptado de Revista Superinteressante, 12/08/2016.
Após 30 anos do acidente em Chernobyl, o principal contaminante radioativo presente na região é o césio-137, que se decompõe formando o bário-137.
Esses átomos, ao serem comparados entre si, são denominados:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova.