Você conhece o processo de urbanização brasileira? Faça o nosso simulado e descubra!
A urbanização é um processo que ocorre quando a taxa da população residente nas cidades é maior que a da população rural. No Brasil e no mundo, a evolução do processo de urbanização está diretamente relacionada à industrialização. Dessa forma, a urbanização ocorreu primeiro nos países desenvolvidos e posteriormente nos países subdesenvolvidos.
Segundo o Relatório Mundial sobre População, metade da população mundial já vivia nas cidades em 2020. Esse número mostra desafios gigantescos para proporcionar aos habitantes das áreas urbanas condições de vida adequadas. Assim, buscar soluções sustentáveis, que permitam aos habitantes das cidades ter condições dignas de vida, torna-se urgente e inadiável.
Atualmente, o processo de urbanização é mais intenso nos países subdesenvolvidos. Enquanto isso, no Brasil o nível de urbanização é tão alto quanto dos países desenvolvidos. De acordo com o relatório da ONU, a população mundial está cada vez mais urbanizada.
Dessa forma, as populações urbanas ampliam o consumo de gêneros agrícolas, o que induz os produtores rurais a buscarem formas de aumentar sua produtividade para atender à crescente demanda das cidades. Ao mesmo tempo, as áreas urbanas tornam-se centros de produção de mercadorias industrializadas que abastecerão tanto os habitantes das áreas urbanas quanto os das rurais.
As cidades estão interconectadas por sistemas de transporte e comunicação. Sendo assim, estão integradas a uma rede urbana. Vale ressaltar que a intensidade dessa integração depende do nível de desenvolvimento social e econômico da área onde essa cidade está inserida.
Consequentemente, as cidades nas redes urbanas estabelecem fluxos sociais, econômicos, políticos e culturais com maior ou menor intensidade, com tamanhos e funções diversas, gerando relações entre si e com o espaço rural em seu entorno. Em cada tipo de formação de rede urbana, é detectável um grau hierárquico entre as cidades que a compõem.
O grau de influência que as cidades exercem dentro da rede urbana define as relações de hierarquia existentes entre elas. As metrópoles, por exemplo, estão no topo da hierarquia, pois são as cidades mais importantes de uma rede.
A distribuição da população urbana pelas regiões brasileiras revela uma relação entre o processo de urbanização e o nível de integração de cada região na economia do país.
Dessa maneira, a elevada parcela da população urbana na região Sudeste reflete o avançado estágio da mecanização agrícola e da concentração fundiária (latifúndios). Associados à industrialização, esses fatores passam a impor padrões econômicos ao campo, que aceleram a transferência da população para o meio urbano.
Já a região Centro-Oeste apresenta a segunda maior taxa de urbanização do país, pois predominam as grandes propriedades rurais destinadas à pecuária extensiva. Além disso, possui moderna monocultura mecanizada de grãos, especialmente soja, que contribuiu para a queda da população rural. Por essas razões, entre 1970 e 1980, a população urbana dessa região mais do que dobrou, enquanto a população rural decresceu.
A região Sul, por sua vez, a partir da década de 1970, teve seu quadro populacional transformado. Isso porque houve a substituição das pequenas propriedades familiares policultoras pela forte concentração fundiária. Além disso, houve a expansão da monocultura da soja, cujo grau de mecanização contribuiu para a saída do camponês em direção às cidades.
A região Norte apresenta o segundo menor índice de urbanização do país devido ao baixo índice de industrialização e foco nas atividades primárias.
Por fim, o Nordeste apresenta a menor taxa de urbanização do Brasil. Contudo, novas dinâmicas econômicas têm atraído trabalhadores em especial para o eixo litorâneo, como as atividades ligadas ao turismo, industrialização e avanço da agricultura mecanizada.
Videoaula sobre urbanização brasileira
Nesta aula, o professor Raphael Carrieri fala sobre o processo de urbanização brasileira.
Simulado sobre urbanização brasileira
Agora que você revisou o conteúdo, bora para o simulado? São 10 questões e o gabarito sai na hora!
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFGO/2015)
O cientista Peter Piot, que descobriu o vírus Ebola, alertou nesta segunda-feira (20/10/2014), que a crise humanitária provocada pelo vírus na África Ocidental não vai acabar até que uma vacina seja desenvolvida. A doença já matou mais de 4.000 pessoas, principalmente em Serra Leoa, Guiné e Libéria.
O vírus Ebola é altamente infeccioso e causa uma grave febre hemorrágica. Os principais sintomas da doença são: febre repentina, dores musculares, dores de cabeça, vômitos, diarreia, deficiência nas funções hepáticas e renais, coceiras e sangramento interno e externo. Possivelmente, uma das razões para ser tão mortal e resistente é que ele libera uma proteína que desabilita o sistema de defesa do organismo.
A respeito do assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Mackenzie SP/2015)
Comparando-se as doenças AIDS e Ebola, são feitas as seguintes afirmações:
I. o vírus HIV só é transmitido de uma pessoa para outra pelo contato sanguíneo, enquanto o vírus Ebola, além do sangue, pode ser transmitido também por secreções bucais e nasais.
II. Para o combate à doença Ebola, há a vacinação, enquanto para a AIDS não há esse recurso.
III. A doença Ebola constitui uma endemia, pois atingiu apenas alguns países da África, enquanto a AIDS é uma epidemia, pois sua ocorrência é mundial.
IV. Tanto o vírus HIV como o vírus Ebola podem ser adquiridos pelo homem pelo contato com o sangue de animais, como o macaco.
Estão corretas, apenas,
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UECE/2015)
“Autoridades sanitárias brasileiras investigam o primeiro caso suspeito de ebola no país. Informações preliminares indicam que o paciente, que está internado em Cascavel, veio de Conacre, capital da Guiné.”
Considerando que o ebola é um poderoso agente infeccioso, é preciso pensar medidas urgentes que impeçam o avanço da doença em todo o mundo. Escolha dentre as opções abaixo, aquela que contém uma ação possível e verdadeiramente capaz de impedir essa epidemia.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFRR/2015)
Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais. Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebem o nome dos locais onde foram identificados: Zaire, Bundibugyo, Costa do Marfim, Sudão e Reston. Este último ainda não foi identificado em humanos.
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UniCESUMAR SP/2015)
Recentemente a febre hemorrágica provocada pelo vírus ebola tornou-se uma preocupação mundial após a elevação do número de pessoas infectadas e mortas pela doença em alguns países africanos. A figura a seguir ilustra o ciclo de transmissão desse vírus.
A respeito dessa doença, assinale a alternativa INCORRETA.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIFOR CE/2015)
O enfermeiro britânico William Pooley, que contraiu o vírus ebola em Serra Leoa durante um período como enfermeiro voluntário e se recuperou, acaba de regressar ao país – um dos epicentros da epidemia no oeste da África – para retomar seu trabalho. Pooley se recuperou do ebola após ser tratado nos estágios iniciais da infecção, antes de sofrer qualquer sangramento interno ou externo, com uma droga experimental chamada ZMapp, que consiste em um “coquetel” de três anticorpos, cujos estudos para seu desenvolvimento se iniciaram a mais de uma década. Ele doou amostras de seu sangue para que cientistas busquem pistas e realizem pesquisas visando ao desenvolvimento de fármacos antivirais para cura dessa doença, que já deixou mais de 4,5 mil mortos.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/ebola/
noticia/2014/10/britanico-curado-do-ebola-voltaafrica-
e-coloca-imunidade-prova.html.
Acesso em 20out. 2014 (adaptado).
Acerca dos antivirais, analise as asserções:
I. É desafiante o desenvolvimento de antivirais que inibam a replicação viral sem causar simultaneamente alguma toxicidade para o organismo hospedeiro. PORQUE
II. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que utilizam a maquinaria bioquímica da célula hospedeira necessária para sua replicação.
É correto afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIFOR CE/2015)
Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágica transmitida por um vírus do gênero Filovirus. Se contraída, é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas. A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus. Há cinco espécies do vírus: Bundibugyo, Costa do Marfim, Reston, Sudão e Zaire, nomes dados a partir dos locais de seus locais de origem. Quatro dessas cinco cepas causaram a doença em humanos. Mesmo que o vírus Reston possa infectar humanos, nenhuma enfermidade ou morte foi relatada.
Sobre as medidas de prevenção e controle do Ebola, avalie as afirmativas abaixo:
I. Com relação aos trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento de pacientes com Ebola, devem ser adotadas as precauções adequadas para evitar a contaminação, como o uso de equipamento de proteção individual apropriado.
II. Caso uma pessoa durante um vôo comercial, ou outro meio de transporte, desenvolva sintomas típicos de infecção pelo Ebola e haja suspeita de exposição ao vírus, a tripulação deve acionar as autoridades sanitárias em solo.
III. Deve-se alertar para a população que o vírus do Ebola é transmissível através do ar, por isso a possibilidade de um viajante se contagiar é muito grande. Desta forma, durante os surtos, recomenda-se evitar as viagens “não essenciais” a países africanos.
É correto apenas o que se afirma em:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ACAFE SC/2015)
Robô matador de germes pode acabar com ebola nos hospitais usando luz UV.
O ebola vem ceifando a vida de centenas de pessoas em diversos países menos desenvolvidos da África seja por falta de cuidados necessários ou de um sistema de saúde básico. Em comparação, o caso do primeiro paciente norte-americano que chegou aos Estados Unidos com o vírus, apesar de ser grave, tem mais chances de ser resolvido graças à tecnologia. Um dos aparelhos que tem ajudado no combate contra esse mal é um compacto robô que esteriliza ambientes. O produto já é usado em mais de 250 hospitais nos EUA, inclusive no que abriga o paciente portador de ebola e custa por volta de US$ 104 mil, aproximadamente R$ 250 mil.
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNIMONTES MG/2015)
Em I, II e III são apresentadas informações a respeito de uma doença. Analise-as.
I. É causada por um vírus do gênero Alphavirus, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus os principais vetores.
II. A letalidade da doença é rara e menos frequente se comparada aos casos de dengue.
III. Do total de casos registrados pelo Ministério da Saúde até o dia 11 de outubro de 2014, trinta e oito foram confirmados em pessoas que viajaram para países como a República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.
Acerca das informações apresentadas, é CORRETO afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FGV/2015)
O vírus ebola, descoberto por microbiologistas em 1976, causa em seres humanos grave febre hemorrágica. De acordo com o sistema de classificação de Baltimore, trata-se de um vírus pertencente ao grupo V, cujos integrantes apresentam RNA de fita simples, com senso negativo, como material genético. Essa fita necessita ser convertida pela enzima RNA polimerase, em uma fita de RNA com senso positivo, a qual pode então ser traduzida para a manifestação dos genes virais.
Com relação aos processos que envolvem o material genético do vírus ebola, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.
Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade