Enem – Conquiste sua vaga no Insper ou na FGV

Agora o Enem é uma das formas de você conseguir uma vaga no Insper ou na FGV. Saiba como essas universidades vão adotar o exame em suas seleções.

Quem vai fazer o Enem sabe que uma boa nota no exame é capaz de proporcionar ao candidato ótimas oportunidades. Com a criação do Sisu, do Sisutec, do Prouni e do Fies, o exame se tornou a principal forma de acesso ao Ensino Superior do país. E cada vez mais instituições de ensino reconhecem isso e o adotam como processo seletivo de estudantes.

Enem

O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) de São Paulo, que discutia a utilização do exame desde 2009, vai passar a usar a nota do Enem como forma de selecionar alunos já em 2015. O coordenador executivo de processos seletivos do instituto, Tadeu da Ponte, em entrevista ao Jornal do Brasil, comentou que a intenção é permitir que candidatos que não moram em São Paulo e não tem condições de viajar para prestar o vestibular, possam disputar também uma vaga na instituição. “O Insper pretende ser uma faculdade que atraia potenciais intelectuais independente da renda ou do local onde a pessoa vive”.

Dica 1: Enem 2014 – Tudo o que você precisa saber. Veja o que cai nas provas – https://blogdoenem.com.br/inscricoes-enem-2014-saiba-tudo/

O Insper oferece 450 vagas por ano. 10% dessas vagas, ou seja, 45 novos alunos serão selecionados pelo Enem. Dependendo do desempenho do estudante no exame e da sua renda familiar, a instituição oferece bolsas integrais ou parciais. Quem quiser disputar uma dessas vagas, deve se inscrever no site do Insper até dia 19 de dezembro. Não será cobrada taxa de inscrição. Inscrições pelo endereço http://www.insper.edu.br/vestibular/.

Com base nas notas obtidas no exame pelos alunos que se classificaram no vestibular da instituição e fizeram também o Enem, o Insper chegou a uma nota mínima exigida. O estudante tem que tirar pelo menos 650 pontos em cada uma das cinco áreas do Enem e ter uma média em todas de 700 pontos para ter uma chance de conquistar uma vaga na instituição. Ponte avaliou que o exame tem o rigor necessário para selecionar bons alunos. “Fizemos várias análises para chegar nessa nota de corte, que se equipara à dificuldade do nosso vestibular”, diz. A instituição oferece cursos de graduação em Administração e Economia e ambos tem nota 4 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) – a nota máxima é 5.

Dica 2: Estude com apostilas gratuitas. O Blog do Enem separou para você – https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

ENEM TAMBÉM SERÁ ADOTADO PELA FGV, EM SÃO PAULO

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, passará a utilizar o Enem como processo seletivo para dois de seus cursos a partir de 2015. O curso de Administração de Empresas terá 15 das suas 200 vagas reservadas para candidatos que fizerem o exame e o curso de Administração Pública terá 5 das 50 vagas destinadas ao Enem. No Rio de Janeiro, seis cursos da FGV já utilizam o Enem como processo seletivo – Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, História, Direito e Matemática aplicada – com reserva de 20% das vagas.

Dica 3: Enem – FGV oferece conteúdos online gratuitamente – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-fgv-conteudos-online/

PARA DISPUTAR UMA VAGA EM UM DOS CURSOS DA FGV – SÃO PAULO PELO ENEM: Inscreva-se até o dia 15 de outubro no site da instituição. Será cobrada uma taxa de R$ 10,00 que deve ser paga via boleto bancário. Atenção para os critérios de aprovação dos candidatos que disputarem uma vaga no curso de Administração de Empresas: quem obtiver nota zero na Redação ou média aritmética inferior a 750 pontos, considerando-se a nota de todas as provas do Enem, está automaticamente eliminado do processo seletivo da instituição. Já quem pretende disputar uma vaga no curso de Administração Pública não pode zerar a redação ou obter média PONDERADA das notas das provas do Enem inferior a 750, sendo que a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias tem peso 2, enquanto as demais provas tem peso 1.  Inscrições e mais informações: http://vestibular.fgv.br/enem.

PARA DISPUTAR UMA VAGA EM UM DOS CURSOS DA FGV – RIO DE JANEIRO PELO ENEM: As inscrições devem ser feitas também pelo site da instituição até o dia 5 de janeiro de 2015. Será cobrada uma taxa de R$ 10,00 que deve ser paga via boleto bancário. Para continuar na disputa por uma vaga na FGV, o candidato não pode zerar a redação do Enem e não pode obter média aritmética inferior a 650 pontos – considerando-se a nota de todas as provas do exame e da redação.Inscrições e mais informações em: http://vestibular.fgv.br/enem.